Com os temas “Meu Fado”, de Mariza, e “Havemos de ir a Viana”, de Amália Rodrigues, a Hinoportuna – Tuna Académica do Politécnico de Viana do Castelo – sobe ao palco do programa “Estrelas ao Sábado”, este sábado à tarde, e tenta conquistar um lugar na final do programa da RTP1.
“Meu Fado”, de Mariza, e “Havemos de ir a Viana”, de Amália Rodrigues, são os temas que a Hinoportuna – Tuna Académica do Politécnico de Viana do Castelo – irá interpretar este sábado à tarde, nas semifinais do programa “Estrelas ao Sábado”, da RTP1.
“Na primeira fase, tivemos uma grande aceitação do público, e esperamos que o mesmo aconteça amanhã”, afirmou Gabriel Soares, presidente da Hinoportuna. Na estreia, a Tuna brilhou com dois temas originais – “Amor de Perdição” e “Entre o Samba e o Fado”, da autoria do veterano Tiago Vieira.
Pode assistir-se à primeira atuação AQUI e acompanhar a semifinal na RTP1 este sábado à tarde. “Apesar de desta vez não apresentarmos temas próprios, acreditamos que a nossa atuação, repleta de entusiasmo e paixão pelo que nos une – o amor à música, às tradições e ao que é tão nosso, o fado – será essencial para conquistar os jurados e o público”, destacou Gabriel Soares.
Com músicas e ritmos variados, a Tuna promete, uma vez mais, um espetáculo focado no Alto Minho, com o objetivo de levar o que é de Viana do Castelo a todos os cantos do país. “Sendo um concurso com televoto, apelamos a que todos votem e nos ajudem a levar a cidade de Viana do Castelo à final”, concluiu o presidente.
Natal Solidário
A Hinoportuna, em parceria com as Escolas Superiores do Politécnico de Viana do Castelo, promove, nesta época natalícia, um evento que alia convívio, música e solidariedade. No próximo dia 18, a cidade será palco de momentos de alegria e partilha com o Piquenique Solidário, marcado para as 13h nos jardins da Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG-IPVC).
“Contamos com a presença de toda a comunidade académica e da população em geral, trazendo um petisco para partilhar e promovendo um momento de união e convívio”, explicou Gabriel Soares.
A partir das 15h, o evento continua no auditório da ESTG-IPVC, com mais música e animação. Paralelamente, está a decorrer uma campanha de recolha de bens de higiene pessoal e alimentos, promovida pela Escola Superior de Saúde (ESS-IPVC) e à qual a Hinoportuna se associa, reforçando o espírito solidário deste Natal.
O humorista Joel Ricardo Santos sobe ao palco do Auditório Municipal de Esposende no próximo dia 20 de novembro para apresentar o seu novo espetáculo de stand-up comedy, “OVERBOOKING”, uma iniciativa promovida pela CLAP.
Alunos do 1.º ciclo de várias escolas do distrito de Viana do Castelo vão participar no programa “Já Chegámos”, uma iniciativa do Grupo Brisa que pretende ensinar, de forma divertida, as principais regras de segurança rodoviária e mobilidade sustentável.
A árbitra internacional Filipa Cunha, da Associação de Futebol de Viana do Castelo (AFVC), foi nomeada pela UEFA para dirigir dois encontros da fase de grupos da Ronda 1 de qualificação do Campeonato da Europa Sub-17 Feminino 2025/26.
A ministra da Cultura, Juventude e Desporto, Margarida Balseiro Lopes, anunciou a criação de um grupo de trabalho sobre a exibição de cinema, depois do encerramento de várias salas em todo o país, incluindo em Viana do Castelo.
O Benfica somou esta terça-feira a quarta derrota consecutiva na presente edição da Liga dos Campeões, ao perder por 1-0 frente ao Bayer Leverkusen, no Estádio da Luz.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo deu início a mais um ano letivo das Aulas de Português para Migrantes, uma iniciativa que volta a promover a integração linguística e cultural de cidadãos estrangeiros residentes no concelho.
O Campo de Jogos do Âncora Praia Futebol Clube (APFC) está a ganhar uma nova vida. As obras de requalificação e instalação do relvado sintético encontram-se na fase final, representando um investimento de cerca de meio milhão de euros suportado pela Câmara Municipal de Caminha.