O treinador João Vieira da Box Crossfit Viana foi, inesperadamente homenageado. Os factos remontam a 2 de janeiro, um dia que teria tudo para ser normal, se o vianense não tivesse “invadido” uma propriedade privada para salvar a vida a um casal que teria a casa em chamas.
Nas publicações feitas nas redes sociais da Box CrossFit Viana, que registou o momento pode ler-se:
“No dia 2 de janeiro, o nosso treinador João Vieira protagonizou um ato de coragem que merece ser reconhecido. Enquanto conduzia em Carreço, viu uma casa em chamas.
Sem hesitar, fez inversão de marcha, parou o carro e entrou imediatamente, onde encontrou um casal, já com dificuldades em perceber a gravidade da situação.
Ajudou-os a sair em segurança e, sem pensar duas vezes, pegou numa mangueira do quintal e apagou o fogo antes da chegada dos bombeiros.
Num mundo onde muitas vezes nos fechamos nos ecrãs e na indiferença face aos outros, o João deu um exemplo de coragem.
Ele seguiu com a sua vida, sem fazer alarde do que aconteceu, mas ontem teve uma surpresa. Quem foi salvo, fez questão de o homenagear e dar valor a este ato que salvou pessoas e uma casa de ser consumida pelas chamas.
Hoje, perante os teus colegas, atletas e amigos, queremos agradecer-te publicamente por este gesto heróico.
Para além de seres um dos melhores treinadores de CrossFit em Portugal foste herói por um dia”.

As condições meteorológicas adversas estão a dificultar a captura de lampreia nos rios Minho e Lima, afetando a atividade de cerca de duas centenas de embarcações e colocando em risco o rendimento anual de muitos pescadores da região.
Um deslizamento de terras ocorrido esta terça-feira, na União de Freguesias de Castro, Ruivos e Grovelas, em Ponte da Barca, destruiu parcialmente uma habitação e obrigou à retirada de sete pessoas, informou a Proteção Civil.
Viana do Castelo recebeu, entre os dias 6 e 8 de fevereiro, a VII Convenção do Mercado das Viagens, reunindo a maioria das agências da rede, parceiros estratégicos e diversos representantes de relevo do setor do turismo. O evento decorreu sob o lema “Rumo ao Futuro”, refletindo o foco na evolução e nos desafios do setor.
Um residente da freguesia de Chafé, no concelho de Viana do Castelo, doou cerca de 500 telhas destinadas a apoiar as zonas mais afetadas pelo recente mau tempo, informou a Junta de Freguesia.
O Comando Territorial de Viana do Castelo da Guarda Nacional Republicana (GNR) realizou, entre os dias 2 e 8 de fevereiro, um conjunto de operações em todo o distrito, com o objetivo de prevenir e combater a criminalidade violenta, reforçar a fiscalização rodoviária e promover ações de sensibilização junto da população.
Trinta e quatro pessoas, entre as quais 18 crianças, foram realojadas preventivamente na zona ribeirinha de Valença devido ao risco de cheia do rio Minho, informou a Proteção Civil. A medida deverá manter-se pelo menos até esta terça-feira, dependendo das descargas da barragem da Frieira, em Espanha.
Portugal continental está hoje, terça-feira, sob forte instabilidade meteorológica, com previsão de chuva persistente e por vezes intensa, sobretudo nas regiões Norte e Centro, onde vigoram avisos laranja devido ao risco de acumulados elevados de precipitação.