Ponte da Barca celebrou, o Dia do Município com uma cerimónia solene marcada pela entrega de medalhas de mérito a personalidades e entidades que se destacaram pelo seu contributo à comunidade.
O momento mais emotivo da sessão foi a atribuição da Medalha de Altruísmo a bombeiros, sapadores florestais e agentes florestais que atuaram com coragem durante os incêndios que assolaram o concelho. Entre os homenageados estão o comandante e o segundo comandante dos Bombeiros Voluntários de Ponte da Barca, Carlos Daniel Veloso e João Vieira, bem como Pedro Machado, adjunto do comando, e equipas de várias associações e baldios locais.
“Este reconhecimento é mais do que merecido. Vocês arriscaram tudo para proteger vidas, bens e o nosso património natural”, destacou um responsável municipal durante a sessão.
A Medalha de Mérito Municipal Cultural foi entregue a José Rodrigo Fernandes, pelo trabalho de promoção da cultura barquense junto das comunidades portuguesas emigrantes em França.
A cerimónia contou ainda com a entrega de Medalhas de Bons Serviços a 13 funcionários da autarquia, reconhecendo o seu empenho e dedicação ao serviço público.
A sessão foi abrilhantada com momentos musicais do Coro dos Alunos do Ensino Articulado de Música e da Academia de Música de Ponte da Barca, proporcionando emoção e animação à celebração.
O evento reforçou a importância de valorizar quem contribui para a comunidade e de preservar a memória coletiva do concelho, numa data que celebra a identidade e a história de Ponte da Barca.
A Federação Portuguesa de Ciclismo (FPC) anunciou esta segunda-feira ter terminado, com efeitos imediatos, o contrato de concessão da Volta a Portugal em bicicleta com a empresa Podium Events, alegando incumprimento contratual e falta de pagamentos.
O Castelo de Lindoso, em Ponte da Barca, tem vindo a registar um aumento significativo de visitantes desde a inauguração do novo Centro Interpretativo, no passado dia 24 de julho. Desde então, o monumento nacional já recebeu 3.648 visitantes, confirmando o sucesso da requalificação e da nova proposta museológica.
A operação “Portugal Sempre Seguro”, coordenada pelo Sistema de Segurança Interna (SSI), resultou na detenção de 46 pessoas nos primeiros dez dias e na fiscalização de centenas de cidadãos, veículos e estabelecimentos em todo o país, incluindo Viana do Castelo.
Viana do Castelo enfrenta um aumento significativo nos custos da iluminação pública, levando o presidente da Câmara, Luís Nobre, a apelar ao Governo para a redução do IVA da eletricidade de 23% para 6%, classificando a atual taxa como “imoral e inaceitável”.
A E-REDES – Distribuição de Eletricidade anunciou que, em 2026, vai realizar trabalhos de gestão de faixas de combustível em várias freguesias de Vila Nova de Cerveira, incluindo Cornes, Sopo, Covas, União das Freguesias de Candemil e Gondar, Sapardos e Mentrestido.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou, por unanimidade, a adjudicação da empreitada de reabilitação da Igreja de São Domingos, no valor de 522.649 euros, mais IVA.
Paredes de Coura volta a ser, esta quarta e quinta-feira, 12 e 13 de novembro, palco de música experimental e improvisada com a realização de mais uma edição do Space Festival. A Capela do Espírito Santo, o Centro Cultural e o Quartel das Artes serão os espaços que recebem os eventos deste festival dedicado à inovação musical.