Ponte da Barca celebrou, o Dia do Município com uma cerimónia solene marcada pela entrega de medalhas de mérito a personalidades e entidades que se destacaram pelo seu contributo à comunidade.
O momento mais emotivo da sessão foi a atribuição da Medalha de Altruísmo a bombeiros, sapadores florestais e agentes florestais que atuaram com coragem durante os incêndios que assolaram o concelho. Entre os homenageados estão o comandante e o segundo comandante dos Bombeiros Voluntários de Ponte da Barca, Carlos Daniel Veloso e João Vieira, bem como Pedro Machado, adjunto do comando, e equipas de várias associações e baldios locais.
“Este reconhecimento é mais do que merecido. Vocês arriscaram tudo para proteger vidas, bens e o nosso património natural”, destacou um responsável municipal durante a sessão.
A Medalha de Mérito Municipal Cultural foi entregue a José Rodrigo Fernandes, pelo trabalho de promoção da cultura barquense junto das comunidades portuguesas emigrantes em França.
A cerimónia contou ainda com a entrega de Medalhas de Bons Serviços a 13 funcionários da autarquia, reconhecendo o seu empenho e dedicação ao serviço público.
A sessão foi abrilhantada com momentos musicais do Coro dos Alunos do Ensino Articulado de Música e da Academia de Música de Ponte da Barca, proporcionando emoção e animação à celebração.
O evento reforçou a importância de valorizar quem contribui para a comunidade e de preservar a memória coletiva do concelho, numa data que celebra a identidade e a história de Ponte da Barca.
A Câmara Municipal de Caminha investiu na modernização de dois equipamentos culturais de referência: o Auditório Municipal Ramos Pereira, em Vila Praia de Âncora, e o Valadares, Teatro Municipal de Caminha.
Os eleitos do Partido Socialista (PS) à Assembleia da União de Freguesias de Viana do Castelo (Santa Maria Maior e Monserrate) e Meadela lamentaram esta terça-feira a “incapacidade” da CDU em constituir o executivo da Junta de Freguesia, acusando a presidente eleita de conduzir o processo de forma “antidemocrática e unilateral”.
O Partido Socialista de Monção confirmou a eleição de dois vereadores, Sandra Caldas e David Domingues, na sequência das eleições realizadas no passado dia 26 de outubro, na freguesia de Lara.
O Município de Ponte de Lima vai promover, no dia 8 de novembro de 2025, às 15h00, no auditório da Biblioteca Municipal, a sessão de apresentação do livro “D. Teresa, a Rainha que fez Vila o lugar de Ponte”, da autoria de Adélia da Silva Lima Araújo. A entrada é gratuita.
Ponte da Barca celebrou, o Dia do Município com uma cerimónia solene marcada pela entrega de medalhas de mérito a personalidades e entidades que se destacaram pelo seu contributo à comunidade.
A presidente eleita da União das Freguesias de Viana do Castelo (Santa Maria Maior e Monserrate) e Meadela, Cláudia Marinho (CDU), não conseguiu aprovar o executivo da Junta após duas listas apresentadas terem sido chumbadas na primeira Assembleia de Freguesia.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo participou no 44.º Festival Nacional de Gastronomia de Santarém, realizado este fim de semana, para promover o concelho no âmbito da Região Europeia da Gastronomia e Vinhos 2025 e da Região dos Vinhos Verdes.