O vídeo musical “Havemos de ir a Viana”, realizado pelo vianense Flávio Cruz, acaba de vencer o Prémio Especial do júri, na 10ª edição do “Finisterra Arrábida Film Art & Tourism Festival”, a decorrer em Sesimbra.
Oriundos de 12 países, os 15 membros do júri do Festival consideram que a qualidade dos filmes a concurso (138 de 57 países) torna as suas decisões muito difíceis.
Quem assiste aos filmes tem o privilégio de fazer uma viagem à volta do mundo, uma vez que o principal propósito dos diversos trabalhos é promover turisticamente as várias localidades, ou países, de onde os filmes são oriundos.
O vídeo da canção “Havemos de ir a Viana” de Alain Oulman, com letra de Pedro Homem de Melo e cantado por Amália Rodrigues, que reuniu, em 2020, contributos de 48 artistas e músicos locais, das mais variadas áreas musicais, continua, assim, a dar um enorme contributo para a promoção de Viana do Castelo e da Romaria da Sra. d’Agonia.
Este Festival, organizado pela Arrábida Film Commission em colaboração com a Câmara Municipal de Sesimbra, ajuda a afirmar a região da Arrábida como um destino privilegiado para diretores e produtores de cinema e todos os participantes são desafiados a produzir um pequeno vídeo que promova o próprio festival, a região, ou o país.
A prova do seu sucesso tem sido o aumento do número de pedidos para filmar na região tanto da parte de grandes empresas de produção, como de campanhas publicitárias, tornando-a num exemplo de sucesso enquanto região cine-turística, sem descurar a responsabilidade social e o desenvolvimento sustentável.
A região procura também encorajar as novas gerações a dirigir e a produzir filmes de viagens, aproveitando o facto da Arrábida ser “detentora do título” de região com mais horas de luz para filmar na Europa.
O Festival é já uma referência a nível internacional como se comprova pelos convites que recebe para ser parceiro de prestigiados festivais internacionais, pela atenção que desperta na imprensa internacional e, também, pelo crescente número de trabalhos a concurso.
Viana do Castelo recebe até 31 de dezembro a exposição gratuita “Ah Amália – Living Experience on tour”, dedicada à vida e obra de Amália Rodrigues. Instalado no Espaço Linha Norte, o evento está aberto ao público de terça a domingo, das 13h00 às 18h00.
Pelo segundo ano consecutivo, o Município de Monção promove a valorização do comércio tradicional através da iniciativa “Tômbola de Natal”, que decorre até 24 de dezembro. Os clientes que realizarem compras nos estabelecimentos aderentes poderão habilitar-se a prémios variados.
Portugal entrou com pé direito na qualificação para o Mundial de 2027, vencendo Montenegro por 83-62, no Moraca Sports Centre, em Podgorica. Foi a primeira vitória da seleção portuguesa sobre os montenegrinos, atualmente 18.º no ranking FIBA.
O executivo municipal de Viana do Castelo aprovou a declaração de Interesse Municipal para um projeto de reabilitação e reconversão de uma moradia unifamiliar e anexos em Portuzelo, transformando-a num empreendimento turístico vocacionado para famílias com animais de estimação.
Ponte da Barca acolheu uma sessão dos Encontros Transfronteiriços e Workshops Formativos do projeto Red CIFT – Rede de Cruzeiros Ibéricos Fluviais Transfronteiriços, promovida pela CIM Alto Minho e pela Associação Galega de Actividades Náuticas (Agan+).
A Amnistia Internacional divulgou esta semana uma série de denúncias que revelam um agravamento preocupante da situação dos direitos humanos em várias regiões do mundo, da Europa ao Médio Oriente e ao continente africano.
A Juventude Viana defronta hoje, às 18h00, a Biblioteca Instrução e Recreio (BIR), no Pavilhão Amável dos Santos Pereira, em Valado dos Frades, em jogo dos 32 avos de final da Taça de Portugal. A deslocação ao distrito de Leiria representa o primeiro passo dos vianenses na edição desta época da prova-rainha.