O vídeo musical “Havemos de ir a Viana”, realizado pelo vianense Flávio Cruz, acaba de vencer o Prémio Especial do júri, na 10ª edição do “Finisterra Arrábida Film Art & Tourism Festival”, a decorrer em Sesimbra.
Oriundos de 12 países, os 15 membros do júri do Festival consideram que a qualidade dos filmes a concurso (138 de 57 países) torna as suas decisões muito difíceis.
Quem assiste aos filmes tem o privilégio de fazer uma viagem à volta do mundo, uma vez que o principal propósito dos diversos trabalhos é promover turisticamente as várias localidades, ou países, de onde os filmes são oriundos.
O vídeo da canção “Havemos de ir a Viana” de Alain Oulman, com letra de Pedro Homem de Melo e cantado por Amália Rodrigues, que reuniu, em 2020, contributos de 48 artistas e músicos locais, das mais variadas áreas musicais, continua, assim, a dar um enorme contributo para a promoção de Viana do Castelo e da Romaria da Sra. d’Agonia.
Este Festival, organizado pela Arrábida Film Commission em colaboração com a Câmara Municipal de Sesimbra, ajuda a afirmar a região da Arrábida como um destino privilegiado para diretores e produtores de cinema e todos os participantes são desafiados a produzir um pequeno vídeo que promova o próprio festival, a região, ou o país.
A prova do seu sucesso tem sido o aumento do número de pedidos para filmar na região tanto da parte de grandes empresas de produção, como de campanhas publicitárias, tornando-a num exemplo de sucesso enquanto região cine-turística, sem descurar a responsabilidade social e o desenvolvimento sustentável.
A região procura também encorajar as novas gerações a dirigir e a produzir filmes de viagens, aproveitando o facto da Arrábida ser “detentora do título” de região com mais horas de luz para filmar na Europa.
O Festival é já uma referência a nível internacional como se comprova pelos convites que recebe para ser parceiro de prestigiados festivais internacionais, pela atenção que desperta na imprensa internacional e, também, pelo crescente número de trabalhos a concurso.
Cerca de 3500 atletas encheram Viana do Castelo para a 12ª Edição da Corrida São Silvestre. O atleta Alex Figueiredo, do Sport Lisboa e Benfica, venceu a prova masculina (28.43), e Monica Silva do Clube Atlético de Macedo de Cavaleiros, ganhou a prova feminina (34:46).
É já este sábado, 27 de dezembro, que a comunidade courense se reúne para uma das iniciativas mais aguardadas das festividades natalícias: o tradicional Concerto de Natal, que este ano acontece na belíssima Igreja Ecce Homo, em Padornelo, Paredes de Coura, a partir das 21h00.
A passagem para o Ano Novo deverá ser marcada por tempo tendencialmente seco e temperaturas dentro do normal para a época, de acordo com as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
O Centro Cultural de Viana do Castelo recebe, de 30 de janeiro a 1 de fevereiro, mais uma edição do Festival de Dança de Viana do Castelo, um evento que promete três dias intensos dedicados à arte do movimento, à formação e ao espetáculo.
Viana do Castelo recebe este sábado, às 17h30, o candidato presidencial João Cotrim de Figueiredo, apoiado pela Iniciativa Liberal (IL), que marcará presença na tradicional corrida de São Silvestre, integrada na sua agenda de campanha para as eleições presidenciais de 2026.
O funeral de Ângela Pereira, jovem natural de Viana do Castelo que lutava contra uma doença grave, realiza-se este sábado, na Igreja Paroquial de Afife, no concelho de Viana do Castelo.
Viana do Castelo acolhe, a partir de hoje, a 14.ª edição do Viana Volley Cup, um dos maiores torneios de voleibol da região. O evento, organizado pelo Clube de Voleibol de Viana, reúne centenas de atletas, treinadores e adeptos, combinando competição e convívio.