O vídeo musical “Havemos de ir a Viana”, realizado pelo vianense Flávio Cruz, acaba de vencer o Prémio Especial do júri, na 10ª edição do “Finisterra Arrábida Film Art & Tourism Festival”, a decorrer em Sesimbra.
Oriundos de 12 países, os 15 membros do júri do Festival consideram que a qualidade dos filmes a concurso (138 de 57 países) torna as suas decisões muito difíceis.
Quem assiste aos filmes tem o privilégio de fazer uma viagem à volta do mundo, uma vez que o principal propósito dos diversos trabalhos é promover turisticamente as várias localidades, ou países, de onde os filmes são oriundos.
O vídeo da canção “Havemos de ir a Viana” de Alain Oulman, com letra de Pedro Homem de Melo e cantado por Amália Rodrigues, que reuniu, em 2020, contributos de 48 artistas e músicos locais, das mais variadas áreas musicais, continua, assim, a dar um enorme contributo para a promoção de Viana do Castelo e da Romaria da Sra. d’Agonia.
Este Festival, organizado pela Arrábida Film Commission em colaboração com a Câmara Municipal de Sesimbra, ajuda a afirmar a região da Arrábida como um destino privilegiado para diretores e produtores de cinema e todos os participantes são desafiados a produzir um pequeno vídeo que promova o próprio festival, a região, ou o país.
A prova do seu sucesso tem sido o aumento do número de pedidos para filmar na região tanto da parte de grandes empresas de produção, como de campanhas publicitárias, tornando-a num exemplo de sucesso enquanto região cine-turística, sem descurar a responsabilidade social e o desenvolvimento sustentável.
A região procura também encorajar as novas gerações a dirigir e a produzir filmes de viagens, aproveitando o facto da Arrábida ser “detentora do título” de região com mais horas de luz para filmar na Europa.
O Festival é já uma referência a nível internacional como se comprova pelos convites que recebe para ser parceiro de prestigiados festivais internacionais, pela atenção que desperta na imprensa internacional e, também, pelo crescente número de trabalhos a concurso.
A CP – Comboios de Portugal vai distribuir 10 mil vouchers para viagens gratuitas na Linha da Beira Alta, recentemente reaberta na totalidade após obras de modernização concluídas em setembro. A iniciativa pretende incentivar a utilização do comboio, promover a mobilidade sustentável e atrair novos passageiros, assim como reconquistar os clientes habituais.
O presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, assegurou esta terça-feira que o projeto “Bairro Comercial Digital – Bairro do Coração”, integrado no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), estará totalmente concluído até março de 2026. A garantia foi dada durante a apresentação da nova aplicação móvel Viana Pocket – A Cidade no Teu Bolso, que recompensa consumidores que realizam compras no comércio local.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo vai marcar presença, até domingo (20 a 23 de novembro), na 26ª edição do XANTAR – Salão Internacional de Turismo Gastronómico, que decorre em Ourense, na Galiza. O município volta a apostar neste certame, considerado o maior evento ibérico de turismo gastronómico, reforçando a promoção da sua oferta turística num mercado galego que continua a ser estratégico para a região.
Valença volta a promover, no próximo sábado, 22 de novembro, às 10h30, uma ação de plogging nas margens do Rio Minho, iniciativa que junta desporto ao compromisso ambiental. A atividade integra a Semana Europeia da Prevenção de Resíduos e é organizada pela Câmara Municipal de Valença.
Esta quarta-feira, 19 de novembro, o Teatro Municipal Sá de Miranda acolhe às 21h00, “Rei Lear”, da Companhia do Chapitô, no Festival de Teatro da capital do Alto Minho.
A Marinha Portuguesa anunciou a abertura do concurso de admissão ao Curso de Formação de Oficiais Médicos Navais (CFO-MN), uma oportunidade destinada a médicos que pretendam integrar os Quadros Permanentes da instituição.
Viana do Castelo deu mais um passo na digitalização dos serviços de proximidade com o lançamento de “Viana Pocket – A Cidade no Teu Bolso”, uma aplicação que pretende incentivar o comércio tradicional através de um sistema de recompensas.