Ponte da Barca recebeu, na segunda-feira, o Ministro das Infraestruturas e Habitação, Miguel Pinto Luz, para uma visita inserida no âmbito do programa 1.º Direito, financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
A ocasião incluiu um encontro com beneficiários deste programa, a quem foram entregues porta-chaves num gesto simbólico representativo das futuras casas, e uma visita às obras em curso na Urbanização de Agrelos, atualmente alvo de uma requalificação profunda com um investimento superior a dois milhões de euros.
O Ministro foi recebido pelo Presidente da Câmara, Augusto Marinho, que destacou a importância deste projeto para a comunidade local: “Esta intervenção representa um marco na melhoria das condições de vida das famílias que aqui residem.”
Miguel Pinto Luz, por sua vez, enalteceu o impacto do programa 1.º Direito: “Este programa não se limita a resolver carências habitacionais; ele devolve dignidade, segurança e esperança a quem mais precisa, pois por detrás dos problemas habitacionais estão pessoas e é para elas que trabalhamos.”

Durante o encontro, Augusto Marinho aproveitou para apelar ao Governo pela inclusão de Ponte da Barca em dois eixos de melhoria nas infraestruturas rodoviárias. Destacou a necessidade de uma intervenção na ligação do IC28 à fronteira da Madalena e à Galiza, via Celanova, uma reivindicação com mais de uma década, e na melhoria da ligação a Braga, essencial devido à proximidade e ao volume de deslocações relacionadas com trabalho. O autarca sublinhou: “São intervenções estratégicas para fortalecer as nossas ligações e alavancar o desenvolvimento económico e social da região.”
Em resposta, Miguel Pinto Luz garantiu que será avaliada a possibilidade de incluir os 16 quilómetros que ligam Ponte da Barca a Vila Verde no estudo de acessibilidades de Vila Verde a Braga, já em curso, e que também estará na agenda de discussão a ligação à Fronteira da Madalena. “Esta é uma oportunidade para integrar as necessidades desta região num plano mais amplo de melhoria das acessibilidades”, assegurou o governante.
A visita terminou em Lindoso, junto à fronteira da Madalena, onde o Ministro foi recebido por autarcas portugueses e galegos, que entregaram ao governante a Declaração Conjunta de 2022, reivindicando a requalificação da infraestrutura transfronteiriça.
Uma criança de 9 anos, de nacionalidade venezuelana, que se encontrava desaparecida desde quinta-feira à tarde em Arcos de Valdevez, foi localizada em segurança durante a madrugada desta sexta-feira.
O distrito de Viana do Castelo está esta sexta-feira sob aviso laranja do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), passando a aviso vermelho a partir das 21h00 e até às 03h00 de sábado, devido à forte agitação marítima.
A Festa da Dança regressa a Viana do Castelo nos dias 28 de fevereiro e 28 de março, afirmando-se como um dos eventos dedicados às Danças Tradicionais e do Mundo mais relevantes do concelho. A iniciativa é promovida pela Câmara Municipal de Viana do Castelo (CMVC), pela Associação de Grupos Folclóricos do Alto Minho (AGFAM) e pelo Casino Afifense.
Vila Nova de Cerveira volta a encher as ruas de cor, criatividade e alegria com o tradicional Desfile de Carnaval das Escolas, que se realiza na sexta-feira, 13 de fevereiro, a partir das 14h30. Este ano, a iniciativa é dedicada ao tema “Culturas pelo Mundo” e envolve cerca de 1000 participantes, entre crianças, jovens e seniores dos estabelecimentos de ensino do concelho.
A tradição do vira minhoto volta a animar Paredes de Coura já no próximo domingo, 1 de fevereiro, a partir das 15h00, no Largo Visconde de Mozelos. A iniciativa, organizada pelo Município, convida todos os interessados a dançar, cantar, tocar concertina ou simplesmente assistir a esta manifestação cultural genuína do folclore minhoto.
Viana do Castelo recebe esta sexta-feira, no Pavilhão José Natário, um duelo entre vizinhos que pode ter fortes impactos na classificação da Liga Feminina Placard. O Santa Luzia FC defronta a Casa do Povo de Freixo, em jogo da 15.ª jornada, marcado para as 20h30, com transmissão televisiva no Canal 11.
O troço da Ecopista do Rio Minho que liga Moutorros, na União de Freguesias de Campos e Vila Meã, a Valença encontra-se temporariamente intransitável, na sequência dos danos provocados pelo mau tempo nos últimos dias.