Ponte da Barca recebeu, na segunda-feira, o Ministro das Infraestruturas e Habitação, Miguel Pinto Luz, para uma visita inserida no âmbito do programa 1.º Direito, financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
A ocasião incluiu um encontro com beneficiários deste programa, a quem foram entregues porta-chaves num gesto simbólico representativo das futuras casas, e uma visita às obras em curso na Urbanização de Agrelos, atualmente alvo de uma requalificação profunda com um investimento superior a dois milhões de euros.
O Ministro foi recebido pelo Presidente da Câmara, Augusto Marinho, que destacou a importância deste projeto para a comunidade local: “Esta intervenção representa um marco na melhoria das condições de vida das famílias que aqui residem.”
Miguel Pinto Luz, por sua vez, enalteceu o impacto do programa 1.º Direito: “Este programa não se limita a resolver carências habitacionais; ele devolve dignidade, segurança e esperança a quem mais precisa, pois por detrás dos problemas habitacionais estão pessoas e é para elas que trabalhamos.”

Durante o encontro, Augusto Marinho aproveitou para apelar ao Governo pela inclusão de Ponte da Barca em dois eixos de melhoria nas infraestruturas rodoviárias. Destacou a necessidade de uma intervenção na ligação do IC28 à fronteira da Madalena e à Galiza, via Celanova, uma reivindicação com mais de uma década, e na melhoria da ligação a Braga, essencial devido à proximidade e ao volume de deslocações relacionadas com trabalho. O autarca sublinhou: “São intervenções estratégicas para fortalecer as nossas ligações e alavancar o desenvolvimento económico e social da região.”
Em resposta, Miguel Pinto Luz garantiu que será avaliada a possibilidade de incluir os 16 quilómetros que ligam Ponte da Barca a Vila Verde no estudo de acessibilidades de Vila Verde a Braga, já em curso, e que também estará na agenda de discussão a ligação à Fronteira da Madalena. “Esta é uma oportunidade para integrar as necessidades desta região num plano mais amplo de melhoria das acessibilidades”, assegurou o governante.
A visita terminou em Lindoso, junto à fronteira da Madalena, onde o Ministro foi recebido por autarcas portugueses e galegos, que entregaram ao governante a Declaração Conjunta de 2022, reivindicando a requalificação da infraestrutura transfronteiriça.
O tradicional evento “Viana, Moscatel e Banana” regressa ao centro histórico de Viana do Castelo este Natal, trazendo novidades para os vianenses e visitantes. Para além da habitual realização a 24 de dezembro, o evento terá este ano também uma edição na véspera de Ano Novo.
A empresa Joca Fotógrafo, celebra hoje 30 anos de atividade dedicados à fotografia e ao serviço da comunidade de Viana do Castelo.
A Juventude Viana desloca-se esta terça-feira, 16 de dezembro, a Oliveira de Azeméis para medir forças com a UD Oliveirense B, em jogo da 10.ª jornada do Campeonato Nacional da 2.ª Divisão de Hóquei em Patins, com início marcado para as 21h30, no Pavilhão Dr. Salvador Machado.
Viana do Castelo passa a integrar a rede europeia do projeto ALLOCATE, liderado pelo Concello da Coruña e aprovado no âmbito da European Urban Initiative, que visa aplicar inteligência artificial verde e ética como motor de transformação urbana.
Uma embarcação de pesca de Vila Praia de Âncora naufragou esta manhã ao largo de Aveiro, deixando quatro tripulantes desaparecidos. A Marinha Portuguesa, através do Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa (MRCC Lisboa), coordena atualmente as operações de resgate.
Viana do Castelo dá mais um passo no apoio ao comércio local com o lançamento do VianaPocket, uma iniciativa que pretende promover e incentivar o consumo no comércio do concelho.
Um homem de 38 anos perdeu a vida esta terça-feira na sequência de um atropelamento ferroviário na Linha do Minho, na freguesia de Areosa, em Viana do Castelo.