Durante as Festas em Honra de Nossa Senhora da Agonia, uma equipa de 12 pessoas, devidamente identificadas, vão orientar e esclarecer os visitantes consoante as suas necessidades. A equipa funcionará como walking-guide / guia-andante durante os dias da Romaria.
Os resultados do ano anterior possibilitaram a melhoria de vários aspetos este ano, pelo que se apela à participação dos vianenses e dos visitantes. O inquérito está também disponível online, em português, inglês e castelhano, contando ainda com inquérito personalizado para residentes em Viana do Castelo, em: https://linktr.ee/inq_satisfacao_senhoradagonia.
Recorde-se que, em finais de maio, foi apresentado o Estudo de satisfação da Romaria d’Agonia e, de acordo com o Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, “o trabalho mostra que grande parte da sociedade, das instituições e das empresas estão e devem estar envolvidas na Romaria para que esta possa atingir uma dimensão internacional”.
Realçou a satisfação da avaliação do evento, a rondar os 80%, e sublinhou que os turistas “são agentes de dinamização da festa”, evidenciando a fé, a cultura, a alegria, o elemento feminino e a relação das gentes da ribeira com a sua comunidade piscatória.
“Há ainda um espaço de progressão significativo e uma dimensão que só pode ser mais intensa e que é a responsabilidade social de todas as empresas porque juntos podemos fazer mais e melhor”, frisou.
Em 2022, um milhão e 250 mil de pessoas visitaram Viana do Castelo durante os cinco dias da Romaria d’Agonia. No que toca à avaliação do envolvimento do visitante, 88,53% dos visitantes consideraram a Romaria melhor ou muito melhor do que esperavam, sendo que a avaliação da experiência global, numa escala de 1 a 5, atingiu uma média de 4,19 pontos, que subiu para 4,25 no que toca à avaliação da organização do evento.
No que toca à avaliação dos eventos da romaria, a preferência recaiu no Desfile da Mordomia (com média 4,50), seguido da confeção dos Tapetes Floridos nas Ruas da Ribeira (4,35), Procissão ao Mar e Bênção dos Barcos dos Pescadores (4,28) e o Cortejo Histórico-Etnográfico (4,24).

Portugal continental registou, até às 22h00 desta terça-feira, 1.586 ocorrências associadas ao mau tempo, sobretudo inundações, quedas de árvores e estruturas e deslizamentos de terras, de acordo com dados da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).
Viana do Castelo ganhou uma nova associação dedicada à mobilidade ativa e sustentável. A Viana Ciclável – Associação pela Mobilidade Ativa e Sustentável foi formalmente constituída no dia 8 de janeiro, com mais de 50 associados fundadores.
Um homem de 44 anos foi detido na madrugada de 24 de janeiro, em Viana do Castelo, por condução de veículo automóvel sob o efeito do álcool, informou o Comando Distrital da PSP.
A Câmara Municipal de Monção aprovou a abertura de candidaturas para a venda de nove lotes na Zona Empresarial de Messegães (ZEM). O processo tem início amanhã, 28 de janeiro, prolongando-se até 27 de fevereiro, conforme edital publicado no portal do município e afixado nos locais habituais.
A freguesia de Vila Praia de Âncora, no concelho de Caminha, passa a dispor novamente de um posto dos CTT a partir da próxima segunda-feira, instalado no Centro Coordenador de Transportes, colmatando uma lacuna existente desde o passado dia 16 de janeiro.
Viana do Castelo marcou presença na FITUR – Feira Internacional de Turismo de Madrid, uma das mais importantes feiras ibéricas do setor turístico, reforçando a promoção do concelho junto de profissionais e do público espanhol.
Cerca de dez mil clientes estavam sem fornecimento de energia elétrica às 11h30 desta terça-feira, com especial incidência no Norte litoral, incluindo o distrito de Viana do Castelo, na sequência das condições meteorológicas adversas provocadas pela passagem da depressão Joseph.