Durante as Festas em Honra de Nossa Senhora da Agonia, uma equipa de 12 pessoas, devidamente identificadas, vão orientar e esclarecer os visitantes consoante as suas necessidades. A equipa funcionará como walking-guide / guia-andante durante os dias da Romaria.
Os resultados do ano anterior possibilitaram a melhoria de vários aspetos este ano, pelo que se apela à participação dos vianenses e dos visitantes. O inquérito está também disponível online, em português, inglês e castelhano, contando ainda com inquérito personalizado para residentes em Viana do Castelo, em: https://linktr.ee/inq_satisfacao_senhoradagonia.
Recorde-se que, em finais de maio, foi apresentado o Estudo de satisfação da Romaria d’Agonia e, de acordo com o Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, “o trabalho mostra que grande parte da sociedade, das instituições e das empresas estão e devem estar envolvidas na Romaria para que esta possa atingir uma dimensão internacional”.
Realçou a satisfação da avaliação do evento, a rondar os 80%, e sublinhou que os turistas “são agentes de dinamização da festa”, evidenciando a fé, a cultura, a alegria, o elemento feminino e a relação das gentes da ribeira com a sua comunidade piscatória.
“Há ainda um espaço de progressão significativo e uma dimensão que só pode ser mais intensa e que é a responsabilidade social de todas as empresas porque juntos podemos fazer mais e melhor”, frisou.
Em 2022, um milhão e 250 mil de pessoas visitaram Viana do Castelo durante os cinco dias da Romaria d’Agonia. No que toca à avaliação do envolvimento do visitante, 88,53% dos visitantes consideraram a Romaria melhor ou muito melhor do que esperavam, sendo que a avaliação da experiência global, numa escala de 1 a 5, atingiu uma média de 4,19 pontos, que subiu para 4,25 no que toca à avaliação da organização do evento.
No que toca à avaliação dos eventos da romaria, a preferência recaiu no Desfile da Mordomia (com média 4,50), seguido da confeção dos Tapetes Floridos nas Ruas da Ribeira (4,35), Procissão ao Mar e Bênção dos Barcos dos Pescadores (4,28) e o Cortejo Histórico-Etnográfico (4,24).

O cantor e compositor Miguel Araújo encerrou no sábado a comemoração dos 20 anos da sua carreira com um concerto memorável no Centro Cultural de Viana do Castelo. A noite contou com a participação especial do baterista vianense Mário Costa, que acrescentou ritmo e intensidade a cada canção.
A Igreja Paroquial de S. Romão de Neiva, em Viana do Castelo, vai finalmente avançar para uma intervenção profunda de conservação e valorização. A empreitada, no valor global de 480 mil euros, foi consignada esta terça-feira numa cerimónia que contou com a presença do presidente da Câmara Municipal, Luís Nobre, e do pároco local, Renato Oliveira.
A Juventude Viana prestou, esta sábado, uma homenagem especial ao atleta Joaquín Fernandez, reconhecendo a sua prestação de excelência no Campeonato Pan-Americano de Hóquei em Patins 2025, onde representou a Seleção do Chile e alcançou uma conquista histórica para o país.
A Câmara Municipal de Ponte de Lima aprovou, por unanimidade, a abertura da discussão pública da segunda revisão do Plano Diretor Municipal (PDM), cuja versão atual data de 2005.
Nos primeiros 11 meses deste ano, 72 pessoas perderam a vida em acidentes de viação, mais duas do que no mesmo período de 2024, segundo dados provisórios da Polícia de Segurança Pública (PSP). Das vítimas mortais, 32 morreram em colisões, 25 em despistes e 15 em atropelamentos.
O Távora somou mais uma vitória expressiva na 2.ª divisão distrital da Associação de Futebol de Viana do Castelo, ao triunfar por 1-5 no reduto do Anais FC, este fim de semana, em jogo da 12.ª jornada. A equipa arcoense mantém-se firme no topo da tabela, agora com 30 pontos, reforçando o estatuto de líder isolado.
O ciclista vianense Iúri Leitão voltou a destacar-se no panorama internacional ao conquistar a vitória na prova de Madison dos 6 Dias de Roterdão, uma das competições mais emblemáticas e exigentes do ciclismo de pista. O atleta de Santa Marta de Portuzelo, Viana do Castelo, fez dupla com o neerlandês Yoeri Havik, atleta da casa, numa parceria que se revelou dominante ao longo de toda a prova.