Sara Barros Leitão estreia "Guião para um País Possível", dia 7 de dezembro, às 21h00, na Sala Principal do Teatro Municipal Sá de Miranda, em Viana do Castelo.
No parlamento português, entre as bancadas dos deputados e a tribuna com membros do Governo, existe, exatamente a meio da sala, uma secretária sem nada à volta onde trabalham dois funcionários que têm a missão de transcrever tudo o que ali é dito.
Através dos seus dedos, registam-se os discursos, as intervenções, os apartes, as insubordinações e até os gestos. São centenas de milhares de páginas que registam debates, assembleias constituintes, votações, avanços e recuos nos direitos sociais, laborais e humanos. Guião para um país possível é um espetáculo criado a partir destes registos, para contar os últimos cinquenta anos da nossa democracia.
O espetáculo é interpretado por João Melo e Margarida Carvalho. O desenho de luz de Cárin Geada, composição musical de Pedro João, desenho de som de Mariana Guedelha, figurinos de Cristina Cunha e conceção de cenografia por António Quaresma e Susete Rebelo. A coordenação da pesquisa é de João Mineiro e apoio à dramaturgia e coordenação de Parlapatório de Carlos Malvarez.
O Teatro do Noroeste – Centro Dramático de Viana acolhe esta comédia em contexto de Residência de Estreia, sendo também coprodutor do espetáculo, que fará mais três récitas no Teatro Municipal Sá de Miranda, dia 8, sexta-feira, às 21h00, sábado, dia 9, às 19h00 e domingo dia 10, às 16h00.
O Serviço Educativo da companhia vianense vai promover as atividades de acessibilidade e mediação com Reconhecimento de Palco e Legendas em Inglês em todas as sessões, bem como uma Conversa Pós Espetáculo na sessão do dia 8 de dezembro e Audiodescrição e Tradução Simultânea em Língua Gestual Portuguesa dia 10 de dezembro.
O preço dos bilhetes varia entre os 4,00€ e os 10,00€ e podem ser adquiridos na BOL – Bilheteira Online e na Bilheteira do Teatro Municipal Sá de Miranda.
O antigo presidente da Câmara de Viana do Castelo, Defensor Moura, vai lançar o seu mais recente livro, “Caramuru – Diogo Álvares, de Viana!”, numa sessão marcada para quarta-feira, 17 de dezembro, às 17h30, na Biblioteca Municipal.
Viana do Castelo voltou a projetar a sua tradição além-fronteiras com a estreia do vídeo-intro de “Lusa: Ato II”, o novo capítulo do projeto musical de Bárbara Bandeira, divulgado esta semana no YouTube. A produção colocou vários grupos folclóricos do concelho em evidência, reforçando o papel do património cultural vianense no panorama artístico nacional.
A construção da nova ponte que vai ligar a Estrada Nacional 203, em Deocriste, à EN 202, em Nogueira, Viana do Castelo, entrou numa fase decisiva com o início da betonagem da estrutura. O avanço dos trabalhos assinala mais um marco numa obra considerada estratégica para a mobilidade e o desenvolvimento da região.
O Sport Clube Vianense volta a entrar em campo este domingo para defrontar o Desportivo de Monção, em jogo referente à 12.ª jornada do Campeonato de Portugal, série A. A partida tem início marcado para as 15h00, no Estádio Dr. José de Matos.
O Santa Luzia FC não conseguiu evitar a derrota no regresso à fase regular da Liga Placard de Futsal Feminino, mas deixou uma exibição positiva frente a um adversário de elevado nível. Em jogo da 10.ª jornada, realizado este sábado no Pavilhão José Natário, a equipa de Viana do Castelo perdeu (0-6) diante do Nun’Álvares, formação de Fafe que apresentou um plantel recheado de experiência internacional.
O XXVII Congresso da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), que decorre este fim de semana em Viana do Castelo, elegeu Pedro Pimpão, presidente da Câmara Municipal de Pombal, como novo presidente da associação, sucedendo a Luísa Salgueiro.
Ângela Pereira, 23 anos, natural de Afife, Viana do Castelo, ganhou nova esperança no combate à leucemia após o seu apelo nas redes sociais se tornar viral. A jovem, que enfrenta um prognóstico reservado devido a um aspergiloma — infeção fúngica rara e de difícil tratamento — recebeu agora atenção de especialistas internacionais.