Sara Barros Leitão estreia "Guião para um País Possível", dia 7 de dezembro, às 21h00, na Sala Principal do Teatro Municipal Sá de Miranda, em Viana do Castelo.
No parlamento português, entre as bancadas dos deputados e a tribuna com membros do Governo, existe, exatamente a meio da sala, uma secretária sem nada à volta onde trabalham dois funcionários que têm a missão de transcrever tudo o que ali é dito.
Através dos seus dedos, registam-se os discursos, as intervenções, os apartes, as insubordinações e até os gestos. São centenas de milhares de páginas que registam debates, assembleias constituintes, votações, avanços e recuos nos direitos sociais, laborais e humanos. Guião para um país possível é um espetáculo criado a partir destes registos, para contar os últimos cinquenta anos da nossa democracia.
O espetáculo é interpretado por João Melo e Margarida Carvalho. O desenho de luz de Cárin Geada, composição musical de Pedro João, desenho de som de Mariana Guedelha, figurinos de Cristina Cunha e conceção de cenografia por António Quaresma e Susete Rebelo. A coordenação da pesquisa é de João Mineiro e apoio à dramaturgia e coordenação de Parlapatório de Carlos Malvarez.
O Teatro do Noroeste – Centro Dramático de Viana acolhe esta comédia em contexto de Residência de Estreia, sendo também coprodutor do espetáculo, que fará mais três récitas no Teatro Municipal Sá de Miranda, dia 8, sexta-feira, às 21h00, sábado, dia 9, às 19h00 e domingo dia 10, às 16h00.
O Serviço Educativo da companhia vianense vai promover as atividades de acessibilidade e mediação com Reconhecimento de Palco e Legendas em Inglês em todas as sessões, bem como uma Conversa Pós Espetáculo na sessão do dia 8 de dezembro e Audiodescrição e Tradução Simultânea em Língua Gestual Portuguesa dia 10 de dezembro.
O preço dos bilhetes varia entre os 4,00€ e os 10,00€ e podem ser adquiridos na BOL – Bilheteira Online e na Bilheteira do Teatro Municipal Sá de Miranda.
O presidente da Câmara de Viana do Castelo, Luís Nobre, lançou um alerta sério sobre o aumento “galopante e insustentável” dos custos de depósito de resíduos, defendendo que a situação já ultrapassa a capacidade de resposta dos municípios e exige uma intervenção urgente do Governo.
Viana do Castelo foi palco da 4ª edição do RE.VER, evento dedicado à fotografia contemporânea, realizado na Sala Experimental do Teatro Sá de Miranda. Organizado pela Oficina de Fotografia e coordenado por João Gigante da AO NORTE, o encontro reuniu fotógrafos, artistas e público em torno de debates, exposições e projeções que exploram a imagem como forma de arte e comunicação.
Valença voltou a brilhar no panorama empresarial nacional. Dez empresas do concelho foram distinguidas com o Estatuto PME Excelência 2024, um dos mais importantes reconhecimentos atribuídos ao tecido empresarial português.
Uma operação da Polícia Judiciária, conduzida pela Diretoria do Norte, resultou na detenção de sete suspeitos e na constituição de 45 arguidos, no âmbito de uma investigação sobre associação criminosa, branqueamento de capitais, fraude fiscal e falsificação de documentos.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo entregou as primeiras 17 escrituras relativas a habitações situadas no Lugar da Costeira, em Alvarães, dando início ao processo de legalização de uma Área Urbana de Génese Ilegal (AUGI) com mais de 50 anos.
O Município de Silves distinguiu o atleta do Clube de Atletismo Olímpico Vianense (CAOV), Ussumani Djumo, na cerimónia "Estrelas do Desporto, da Serra ao Mar". A homenagem reconhece o percurso exemplar do jovem luso-guineense e a sua representação digna da Guiné-Bissau nos Campeonatos Mundiais de Atletismo em Tóquio 2025.
A Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal de Braga, deteve um homem de 30 anos suspeito de provocar um incêndio numa habitação na freguesia de Vila Meã, em Vila Nova de Cerveira, no contexto de violência doméstica.