A Tasquinha da Linda, o restaurante Camelo e o In Francesinhas, foram considerados os três melhores restaurantes de Viana do Castelo pelo popular guia gastronómico de viagens Taste Atlas, que elegeu a gastronomia portuguesa como a 4.ª melhor do mundo.
Na publicação o guia recomenda a Tasquinha da Linda, restaurante situado na zona ribeirinha de Viana do Castelo, pelo Bacalhau, a Cataplana e o Arroz de Tamboril, o Camelo, em Santa Marta de Portuzelo, pelos Rojões à moda do Minho, as Papas de sarrabulho e a Cabidela, e o In Francesinhas, no Centro histórico da capital do Alto Minho, pela sua Francesinha.
No site do Taste Atlas pode também, para além de restaurantes, consultar uma lista de pastelarias e cafés onde se inclui a Pastelaria Zé Natário pelas suas famosas Bolas de Berlim.
A publicação descreve, que se trata de “donuts portugueses cortados ao meio e depois recheados com creme à base de ovo. Fofos por fora e grossos e cremosos por dentro, esses donuts são normalmente enrolados em açúcar granulado antes de serem recheados com o creme”.
O popular guia gastronómico de viagens Taste Atlas sugere ainda a Torta de Viana como a melhor sobremesa.
A publicação destaca ainda, o Presunto, Salpicão, Chouriça de Carne e de Sangue de Melgaço como os melhores produtos regionais e a Carne Cachena de Arcos de Valdevez.
O TasteAtlas, um projeto lançado em 2018 pelo jornalista e empresário croata Matija Babić, é descrito como um “atlas mundial de pratos tradicionais, ingredientes locais e restaurantes autênticos”, analisando mais de 10 mil pratos, bebidas e ingredientes em milhares de restaurantes de todo o mundo.
Para as avaliações são utilizados pareceres e recomendações de profissionais gastronómicos e não as opiniões dos utilizadores dos estabelecimentos visados, conferindo assim, segundo a empresa, fiabilidade e imparcialidade à análise.
Foto: Arménio Belo
Uma derrocada de grandes dimensões cortou esta terça-feira o acesso da aldeia de Sistelo à sede do concelho de Arcos de Valdevez, deixando cerca de metade da freguesia isolada. O deslizamento de terras ocorreu entre Sistelo e a freguesia de Cabreiro, na sequência da chuva intensa que caiu durante a noite.
O mau tempo registado na noite de segunda-feira provocou diversos constrangimentos no Alto Minho, com cortes de vias, inundações em habitações e aumento significativo dos caudais dos rios, afetando vários concelhos do distrito de Viana do Castelo.
Tui e Valença vão ser, no final deste mês, o centro de debate sobre os desafios atuais da educação. Nos dias 30 e 31 de janeiro, a Eurocidade acolhe o II Congresso Internacional de Educação da Eurocidade, um evento destinado a professores, educadores, dirigentes escolares e profissionais da área.
A Câmara Municipal de Ponte da Barca entregou cerca de 2.000 kg de alimento para abelhas aos apicultores das freguesias atingidas pelos incêndios de julho e agosto de 2025. Cada colmeia recebeu 2 kg de suplemento alimentar, numa iniciativa que visa garantir a sobrevivência das colónias afetadas e apoiar a recuperação da atividade apícola no concelho.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou apoios financeiros às Juntas e Uniões de Freguesia no valor total de 334.200 euros. Os investimentos vão abranger mobilidade, segurança rodoviária, equipamentos e requalificação urbana.
A Webincode, parceira certificada do software de gestão Cegid PHC, promoveu uma sessão de formação no FeelViana Sport Hotel, reunindo empresas da região num encontro dedicado à inovação e à transformação digital.
O Santa Luzia FC saiu derrotado por 4-0 na deslocação ao terreno do Leões de Porto Salvo, em jogo da Liga Feminina Placard, num encontro cujo desfecho final acaba por ser excessivo face ao que se passou, sobretudo, na primeira metade.