A Tasquinha da Linda, o restaurante Camelo e o In Francesinhas, foram considerados os três melhores restaurantes de Viana do Castelo pelo popular guia gastronómico de viagens Taste Atlas, que elegeu a gastronomia portuguesa como a 4.ª melhor do mundo.
Na publicação o guia recomenda a Tasquinha da Linda, restaurante situado na zona ribeirinha de Viana do Castelo, pelo Bacalhau, a Cataplana e o Arroz de Tamboril, o Camelo, em Santa Marta de Portuzelo, pelos Rojões à moda do Minho, as Papas de sarrabulho e a Cabidela, e o In Francesinhas, no Centro histórico da capital do Alto Minho, pela sua Francesinha.
No site do Taste Atlas pode também, para além de restaurantes, consultar uma lista de pastelarias e cafés onde se inclui a Pastelaria Zé Natário pelas suas famosas Bolas de Berlim.
A publicação descreve, que se trata de “donuts portugueses cortados ao meio e depois recheados com creme à base de ovo. Fofos por fora e grossos e cremosos por dentro, esses donuts são normalmente enrolados em açúcar granulado antes de serem recheados com o creme”.
O popular guia gastronómico de viagens Taste Atlas sugere ainda a Torta de Viana como a melhor sobremesa.
A publicação destaca ainda, o Presunto, Salpicão, Chouriça de Carne e de Sangue de Melgaço como os melhores produtos regionais e a Carne Cachena de Arcos de Valdevez.
O TasteAtlas, um projeto lançado em 2018 pelo jornalista e empresário croata Matija Babić, é descrito como um “atlas mundial de pratos tradicionais, ingredientes locais e restaurantes autênticos”, analisando mais de 10 mil pratos, bebidas e ingredientes em milhares de restaurantes de todo o mundo.
Para as avaliações são utilizados pareceres e recomendações de profissionais gastronómicos e não as opiniões dos utilizadores dos estabelecimentos visados, conferindo assim, segundo a empresa, fiabilidade e imparcialidade à análise.
Foto: Arménio Belo
O Távora somou mais uma vitória expressiva na 2.ª divisão distrital da Associação de Futebol de Viana do Castelo, ao triunfar por 1-5 no reduto do Anais FC, este fim de semana, em jogo da 12.ª jornada. A equipa arcoense mantém-se firme no topo da tabela, agora com 30 pontos, reforçando o estatuto de líder isolado.
O ciclista vianense Iúri Leitão voltou a destacar-se no panorama internacional ao conquistar a vitória na prova de Madison dos 6 Dias de Roterdão, uma das competições mais emblemáticas e exigentes do ciclismo de pista. O atleta de Santa Marta de Portuzelo, Viana do Castelo, fez dupla com o neerlandês Yoeri Havik, atleta da casa, numa parceria que se revelou dominante ao longo de toda a prova.
A Câmara Municipal de Valença vai realizar no próximo sábado, 13 de dezembro, a partir das 9h30, o retiro micológico “Entre Fungos e Monges”, na Quinta do Mosteiro de Sanfins.
A Câmara de Ponte de Lima abriu concurso público, no valor de 820 mil euros mais IVA, para transformar um edifício no centro da vila em oito apartamentos de habitação colaborativa. O projeto, financiado pelo PRR, terá um prazo de execução de 180 dias.
O Politécnico de Viana do Castelo marcou presença esta semana em Veneza, Itália, no primeiro workshop europeu dedicado à criação de orientações para novos graus conjuntos transnacionais. O encontro reuniu mais de 500 participantes, entre presenciais e online, e deu início a um ciclo de trabalho que se prolongará até 2028, envolvendo 73 alianças universitárias em toda a Europa.
A Câmara de Viana do Castelo lançou um concurso público de 324.740 euros para serviços de arqueologia durante a construção do novo mercado municipal e a requalificação da sua envolvente. O prazo de execução do contrato é de 150 dias, e a entrega de propostas termina a 2 de janeiro de 2016.
Trabalhadores de Viana do Castelo, de 15 distritos, Açores e Madeira vão participar na greve geral marcada para quinta-feira, 11 de dezembro, convocada pela CGTP e UGT contra a reforma da legislação laboral proposta pelo Governo.