A Tasquinha da Linda, o restaurante Camelo e o In Francesinhas, foram considerados os três melhores restaurantes de Viana do Castelo pelo popular guia gastronómico de viagens Taste Atlas, que elegeu a gastronomia portuguesa como a 4.ª melhor do mundo.
Na publicação o guia recomenda a Tasquinha da Linda, restaurante situado na zona ribeirinha de Viana do Castelo, pelo Bacalhau, a Cataplana e o Arroz de Tamboril, o Camelo, em Santa Marta de Portuzelo, pelos Rojões à moda do Minho, as Papas de sarrabulho e a Cabidela, e o In Francesinhas, no Centro histórico da capital do Alto Minho, pela sua Francesinha.
No site do Taste Atlas pode também, para além de restaurantes, consultar uma lista de pastelarias e cafés onde se inclui a Pastelaria Zé Natário pelas suas famosas Bolas de Berlim.
A publicação descreve, que se trata de “donuts portugueses cortados ao meio e depois recheados com creme à base de ovo. Fofos por fora e grossos e cremosos por dentro, esses donuts são normalmente enrolados em açúcar granulado antes de serem recheados com o creme”.
O popular guia gastronómico de viagens Taste Atlas sugere ainda a Torta de Viana como a melhor sobremesa.
A publicação destaca ainda, o Presunto, Salpicão, Chouriça de Carne e de Sangue de Melgaço como os melhores produtos regionais e a Carne Cachena de Arcos de Valdevez.
O TasteAtlas, um projeto lançado em 2018 pelo jornalista e empresário croata Matija Babić, é descrito como um “atlas mundial de pratos tradicionais, ingredientes locais e restaurantes autênticos”, analisando mais de 10 mil pratos, bebidas e ingredientes em milhares de restaurantes de todo o mundo.
Para as avaliações são utilizados pareceres e recomendações de profissionais gastronómicos e não as opiniões dos utilizadores dos estabelecimentos visados, conferindo assim, segundo a empresa, fiabilidade e imparcialidade à análise.
Foto: Arménio Belo
A Câmara Municipal de Viana do Castelo, através da sua Companhia de Bombeiros Sapadores, vai reforçar a resposta de proteção e socorro na zona Centro do país, na sequência da situação excecional que tem vindo a afetar aquela região.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou a abertura de concurso público para a requalificação de três piscinas municipais do concelho, num investimento global superior a 1,58 milhões de euros, com o objetivo de melhorar as condições de utilização, eficiência energética e conforto dos utentes.
Arcos de Valdevez prepara-se para viver quatro dias de pura folia com o regresso do Maior Carnaval do Norte de Portugal, entre 13 e 17 de fevereiro de 2026. O evento promete animação para todas as idades, com desfiles, bailes e concursos de máscaras que já se tornaram tradição na região.
Ponte de Lima vai acolher, nos dias 6 e 7 de fevereiro de 2026, o I Congresso Internacional sobre o Brinquedo, no Auditório dos Paços do Concelho. O evento insere-se nas comemorações dos 900 anos do concelho e promete reunir investigadores, colecionadores e especialistas nacionais e internacionais.
A PLATEA – Plataforma do Teatro Amador do Alto Minho inicia, no próximo dia 31 de janeiro, o seu Ciclo Teatral 2026, com um espetáculo no Auditório Gabriel Gonçalves, em Lanheses.
A Comissão Municipal de Trânsito reuniu-se no Centro Municipal da Proteção Civil, com o objetivo de promover a articulação e cooperação entre diversas entidades na resolução das questões relacionadas com o trânsito no concelho.
A Câmara Municipal de Caminha, em parceria com as Juntas de Freguesia do concelho, lançou a campanha solidária Operação Nariz Vermelho, com o objetivo de mobilizar a comunidade em torno de gestos de solidariedade.