Logo
Regional

Guia gastronómico destaca três restaurantes e dois doces de Viana do Castelo dos melhores do País

11 Janeiro, 2024 | 11:20
Partilhar
Pedro Xavier
1 min. leitura

A Tasquinha da Linda, o restaurante Camelo e o In Francesinhas, foram considerados os três melhores restaurantes de Viana do Castelo pelo popular guia gastronómico de viagens Taste Atlas, que elegeu a gastronomia portuguesa como a 4.ª melhor do mundo.

Na publicação o guia recomenda a Tasquinha da Linda, restaurante situado na zona ribeirinha de Viana do Castelo, pelo Bacalhau, a Cataplana e o Arroz de Tamboril, o Camelo, em Santa Marta de Portuzelo, pelos Rojões à moda do Minho, as Papas de sarrabulho e a Cabidela, e o In Francesinhas, no Centro histórico da capital do Alto Minho, pela sua Francesinha.

No site do Taste Atlas pode também, para além de restaurantes, consultar uma lista de pastelarias e cafés onde se inclui a Pastelaria Zé Natário pelas suas famosas Bolas de Berlim.

A publicação descreve, que se trata de “donuts portugueses cortados ao meio e depois recheados com creme à base de ovo. Fofos por fora e grossos e cremosos por dentro, esses donuts são normalmente enrolados em açúcar granulado antes de serem recheados com o creme”.

O popular guia gastronómico de viagens Taste Atlas sugere ainda a Torta de Viana como a melhor sobremesa.

A publicação destaca ainda, o Presunto, Salpicão, Chouriça de Carne e de Sangue de Melgaço como os melhores produtos regionais e a Carne Cachena de Arcos de Valdevez.

O TasteAtlas, um projeto lançado em 2018 pelo jornalista e empresário croata Matija Babić, é descrito como um “atlas mundial de pratos tradicionais, ingredientes locais e restaurantes autênticos”, analisando mais de 10 mil pratos, bebidas e ingredientes em milhares de restaurantes de todo o mundo.

Para as avaliações são utilizados pareceres e recomendações de profissionais gastronómicos e não as opiniões dos utilizadores dos estabelecimentos visados, conferindo assim, segundo a empresa, fiabilidade e imparcialidade à análise.

Foto: Arménio Belo

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Nacional 25 Dezembro, 2025

Jovem de Viana do Castelo que lançou apelo nas redes sociais morre no Dia de Natal

Ângela Pereira, jovem de 23 anos natural de Viana do Castelo, faleceu na manhã desta quinta-feira, Dia de Natal, no Instituto Português de Oncologia (IPO) do Porto. A sua história tinha comovido milhares de pessoas nos últimos dias, após um apelo urgente por apoio médico partilhado nas redes sociais.

Regional 25 Dezembro, 2025

Luís Nobre participa no “Bananeiro” e serve moscatel a vianenses na véspera de Natal

O presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, marcou presença na tradição do “Viana Moscatel e Banana”, mais conhecido como Bananeiro, e não hesitou em servir alguns copos de moscatel aos milhares de vianenses e visitantes que encheram a Praça da República na tarde desta quarta-feira, véspera de Natal.

Internacional 25 Dezembro, 2025

Tradições de Natal: Presépio

Para a grande maioria dos cristãos, o natal significa o nascimento de Jesus. Assim sendo, colocar o presépio por debaixo da árvore de natal é uma das tradições de natal mais comuns. O mesmo recria o nascimento do menino jesus num estábulo.

Regional 25 Dezembro, 2025

Viana do Castelo assinala 25 anos do encalhe do navio Coral Bulker

Hoje assinalam-se 25 anos desde o encalhe do navio de carga Coral Bulker à entrada do porto de Viana do Castelo, um dos maiores acidentes marítimos da costa norte portuguesa.

Internacional 25 Dezembro, 2025

Tradições de Natal: Meias na chaminé

Reza a lenda, que há muitos muitos anos, um homem da nobreza, muito desgostoso pela morte da sua mulher, terá gasto todo o seu dinheiro, deixando as suas 3 filhas sem nada.

Internacional 24 Dezembro, 2025

Feliz Natal

A poucas horas do Natal e a escassos dias do final de mais um ano, agradecemos a todos pela confiança na Viana TV. Continuamos a ter "Uma nova forma de ver Viana do Castelo".

Internacional 24 Dezembro, 2025

Tradições de Natal: Missa do Galo

Embora não seja muito comum nas grandes cidades as famílias com filhos pequenos saírem à rua depois da meia noite, em muitas aldeias de norte a sul do país, a missa do galo continua a ser uma tradição inquebrável.