Logo
Nacional

Guardas prisionais exigem reunião com nova ministra até final de abril

30 Março, 2024 | 15:20
Partilhar
Viana TV
1 min. leitura

O Sindicato Nacional do Corpo da Guarda Prisional exigiu, esta sexta-feira, uma reunião com a nova ministra da Justiça até ao final de abril, considerando ser urgente discutir a atual situação dos serviços prisionais "antes que aconteça uma catástrofe".

“Temos que falar seriamente dos serviços prisionais antes que uma catástrofe aconteça e nós depositamos confiança para já neste novo Executivo e na senhora ministra”, disse à Lusa Frederico Morais, dirigente do sindicato que representa os guardas prisionais, a propósito da nomeação da ministra da Justiça, Rita Júdice.

O sindicalista avançou que a reunião com a nova ministra tem que ocorrer “com maior brevidade possível”, estabelecendo como prazo o fim de abril, uma vez que é importante expor “os graves problemas” do sistema prisional, nomeadamente falta de segurança, de efetivos, valorização salarial e a atribuição de um suplemento de missão equivalente ao da Polícia Judiciária.

Segundo Frederico Morais, criar atratividade na carreira de guarda prisional é o problema que necessita de ser resolvido com maior urgência, tendo em conta que há “uma enorme falta de guardas”.

“Faltam cerca de 1.500 guardas prisionais e se não criarmos atratividade, podem abrir os concursos que quiserem, que ninguém vem para a carreira”, disse, relembrando as agressões que os guardas prisionais têm sido alvo nos últimos meses por parte dos reclusos.

Estas agressões têm a ver, segundo o dirigente do sindicato, com a falta de pessoal que origina “falta de segurança” nas cadeias.

“Temos urgência em resolver os problemas”, precisou, ameaçando com “greves de maneira a parar as cadeias e como nunca foi visto em Portugal” caso a nova ministra não receba o sindicato para resolver os problemas.

A advogada Rita Alarcão Júdice, filha do antigo bastonário da Ordem dos Advogados e antigo dirigente social-democrata da distrital de Lisboa do PSD, José Miguel Júdice, vai ser a nova ministra da Justiça do Governo liderado por Luís Montenegro, tendo sido sócia da sociedade de advogados PLMJ entre 2013 e 2023.

O primeiro-ministro indigitado, Luís Montenegro, e os ministros do XXIV Governo Constitucional tomam posse na terça-feira e os secretários de Estado dois dias depois, estando o debate do programa de Governo marcado para 11 e 12 de abril.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Desporto 22 Outubro, 2025

Sporting opera reviravolta frente ao Marselha e soma segunda vitória na Liga dos Campeões

O Sporting venceu esta quarta-feira o Marselha por 2-1, na terceira jornada da fase de liga da Liga dos Campeões, num encontro disputado no Estádio José Alvalade, em Lisboa, e em que os leões conseguiram inverter o marcador.

Nacional 22 Outubro, 2025

Depressão Benjamin coloca Viana do Castelo em alerta

A depressão Benjamin vai provocar chuva persistente e vento intenso no Norte e Centro do país, com Viana do Castelo entre os distritos mais afetados, alertou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Regional 22 Outubro, 2025

Viana do Castelo: Ponte Eiffel encerrada à noite até dezembro para obras

A Ponte Eiffel, em Viana do Castelo, vai estar encerrada ao trânsito entre as 23h00 e as 06h00, até 19 de dezembro, para a instalação das barreiras de proteção à catenária da Linha do Minho. O corte será aplicado apenas em dias úteis, informou a Infraestruturas de Portugal (IP).

Regional 22 Outubro, 2025

Câmara de Viana do Castelo elogia desempenho do Gabinete Eleitoral Municipal

O executivo da Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou, esta quarta-feira, por unanimidade, um voto de louvor ao Gabinete Eleitoral Municipal, reconhecendo o “empenho, a competência e o profissionalismo” demonstrados durante o processo eleitoral das autárquicas de 12 de outubro.

Desporto 22 Outubro, 2025

Viana do Castelo recebe a Semana do Atlântico de Optimist com 140 jovens velejadores

Viana do Castelo será, de 24 a 26 de outubro, palco da Semana do Atlântico de Optimist, competição que reúne 140 jovens velejadores de Portugal e Espanha.

Nacional 22 Outubro, 2025

Estudantes do Politécnico de Viana do Castelo criam paragem sustentável e vencem concurso nacional

Quatro estudantes do curso de Engenharia Mecatrónica da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico de Viana do Castelo (ESTG-IPVC) transformaram uma ideia inovadora em realidade: a paragem sustentável e interativa “Energia com Propósito”, que conquistou o primeiro lugar no concurso nacional Escola da Energia | Universitários, promovido pela Fundação EDP.

Regional 22 Outubro, 2025

Viana do Castelo: Ação de controlo de espécies invasoras reforça preservação em Santa Luzia

O Monumento Natural Local das Chãs de Santa Luzia, em Viana do Castelo, foi recentemente alvo de uma nova intervenção ecológica no âmbito do Protocolo de Cooperação para a Reabilitação Ecológica das Áreas Classificadas do concelho.