A Associação de Grupos Folclóricos do Alto Minho (AGFAM) preparou dois momentos especiais para apresentar junto da comunidade portuguesa em Toronto, Canadá, durante a visita à referida cidade, que decorreu entre 1 a 5 de maio de 2025.
Para estas exibições, nos meses de ensaio que antecederam a viagem, membros de 9 grupos partilharam músicas, letras, passos e coreografias, numa experiência única, que também lhes permitiu aprofundar os seus conhecimentos sobre as danças e os cantares populares da região.
O primeiro momento, em jeito de tertúlia, foi pensado para partilhar, com os membros dos grupos folclóricos locais, as particularidades dos Trajes à Vianesa, com especial enfoque no Traje à Lavradeira (Traje de Festa). Este, incluiu, igualmente, um momento dedicado a 3 instrumentos tradicionais (Cavaquinho, Bandolim e Gaita de Fole) e o ensino de uma das danças de roda, referidas por Abel Viana na sua obra etnográfica.
O segundo momento, foi um espetáculo criado de raiz para o “Encontro Vianense”, no Mississauga Convention Center, que iniciou, simbolicamente, com a cantiga Luisinha e com referências ao imenso mar que une Portugal e o Canadá, tanto pelas alusões aos navegadores portugueses e aos pescadores da Terra Nova, como ao mar de cultura que, na atualidade, ajuda a unir as referidas comunidades.
Vira Trespassado, Vira da Meadela, Vira das Palmas, Vira de Viana e Vira da Boa Viagem, Rosinha, Chula de Roda, Gota de Carreço, Chula de Viana, mas também Verde Gaio e Vira Geral, estas últimas, dançadas com o público, foram as danças apresentadas aos mais de 700 portugueses presentes, pelos 21 bailarinos e músicos dos grupos de Viana do Castelo.
Para além das visitas à Torre CN, ao centro da cidade, ou às Cataratas de Niágara, esta verdadeira embaixada cultural pôde viver, de forma muito emocionada, vários momentos de convívio, proporcionados pela referida comunidade.
Os grupos associados da AGFAM que integraram esta comitiva foram: Grupo Etnográfico de Areosa, Grupo Folclórico Cultural Danças e Cantares de Carreço, Rancho Regional das Lavradeiras de Carreço, Grupo Etnográfico de Castelo do Neiva, GRECANE – Grupo Recreativo e Cultural de Castelo do Neiva, Rancho Folclórico das Terras de Geraz do Lima, Grupo Folclórico das Lavradeiras da Meadela, Grupo de Danças e Cantares de Perre e Grupo Folclórico de Viana do Castelo.
A AGFAM agradece à Câmara Municipal de Viana do Castelo e a todos os “Amigos de Viana” que trabalharam, incansavelmente, para a concretização do sonho de internacionalização das atividades desta associação, em prol da divulgação da nossa herança cultural.
Caminha vai retomar a travessia fluvial do rio Minho para a Galiza já no próximo verão, anunciou a presidente da Câmara, Liliana Silva. A solução prevê uma embarcação de baixo calado, com capacidade para 50 a 60 pessoas.
A Juventude Viana regressa aos jogos em casa este sábado, recebendo o Valongo B, num duelo marcado para as 21h30, no Pavilhão José Natário. A partida integra a 11.ª jornada do Campeonato Nacional da II Divisão de Hóquei em Patins.
A Orquestra Juvenil do Alto Minho (AMYO) abriu inscrições para o seu estágio de 2026, que terá como destaque a 2.ª Sinfonia de Gustav Mahler.
O átrio do Hospital de Santa Luzia, em Viana do Castelo, acolhe este ano um presépio original, montado pelos colaboradores dos diferentes serviços da Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM).
O Santa Luzia FC enfrenta este sábado, 20 de dezembro, o FC Águias de Santa Marta num dos jogos mais aguardados da 11.ª jornada da Liga Feminina Placard. A partida, marcada para as 20h00, realiza-se no Pavilhão Municipal de Novelas, em Penafiel.
Viana do Castelo celebra o reconhecimento do seu festival de jazz mais emblemático. O Festival VIANA JAZZ, que há 35 anos promove a música jazz na cidade, foi nomeado em três categorias na 10.ª edição dos Iberian Festival Awards, prémios que distinguem os melhores festivais de música de Portugal e Espanha.
O inverno começa oficialmente este domingo em Portugal continental, trazendo consigo céu muito nublado, aguaceiros — por vezes acompanhados de granizo e trovoada —, especialmente nas regiões Norte e Centro, anunciou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).