A Associação de Grupos Folclóricos do Alto Minho (AGFAM) preparou dois momentos especiais para apresentar junto da comunidade portuguesa em Toronto, Canadá, durante a visita à referida cidade, que decorreu entre 1 a 5 de maio de 2025.
Para estas exibições, nos meses de ensaio que antecederam a viagem, membros de 9 grupos partilharam músicas, letras, passos e coreografias, numa experiência única, que também lhes permitiu aprofundar os seus conhecimentos sobre as danças e os cantares populares da região.
O primeiro momento, em jeito de tertúlia, foi pensado para partilhar, com os membros dos grupos folclóricos locais, as particularidades dos Trajes à Vianesa, com especial enfoque no Traje à Lavradeira (Traje de Festa). Este, incluiu, igualmente, um momento dedicado a 3 instrumentos tradicionais (Cavaquinho, Bandolim e Gaita de Fole) e o ensino de uma das danças de roda, referidas por Abel Viana na sua obra etnográfica.
O segundo momento, foi um espetáculo criado de raiz para o “Encontro Vianense”, no Mississauga Convention Center, que iniciou, simbolicamente, com a cantiga Luisinha e com referências ao imenso mar que une Portugal e o Canadá, tanto pelas alusões aos navegadores portugueses e aos pescadores da Terra Nova, como ao mar de cultura que, na atualidade, ajuda a unir as referidas comunidades.
Vira Trespassado, Vira da Meadela, Vira das Palmas, Vira de Viana e Vira da Boa Viagem, Rosinha, Chula de Roda, Gota de Carreço, Chula de Viana, mas também Verde Gaio e Vira Geral, estas últimas, dançadas com o público, foram as danças apresentadas aos mais de 700 portugueses presentes, pelos 21 bailarinos e músicos dos grupos de Viana do Castelo.
Para além das visitas à Torre CN, ao centro da cidade, ou às Cataratas de Niágara, esta verdadeira embaixada cultural pôde viver, de forma muito emocionada, vários momentos de convívio, proporcionados pela referida comunidade.
Os grupos associados da AGFAM que integraram esta comitiva foram: Grupo Etnográfico de Areosa, Grupo Folclórico Cultural Danças e Cantares de Carreço, Rancho Regional das Lavradeiras de Carreço, Grupo Etnográfico de Castelo do Neiva, GRECANE – Grupo Recreativo e Cultural de Castelo do Neiva, Rancho Folclórico das Terras de Geraz do Lima, Grupo Folclórico das Lavradeiras da Meadela, Grupo de Danças e Cantares de Perre e Grupo Folclórico de Viana do Castelo.
A AGFAM agradece à Câmara Municipal de Viana do Castelo e a todos os “Amigos de Viana” que trabalharam, incansavelmente, para a concretização do sonho de internacionalização das atividades desta associação, em prol da divulgação da nossa herança cultural.
A 9.ª jornada da Primeira Divisão da Associação de Futebol de Viana do Castelo, disputada este domingo, trouxe várias alterações na tabela classificativa e confirmou o bom momento de Courense e Valenciano, que seguem lado a lado na liderança com 19 pontos.
A 9.ª jornada da Segunda Divisão da AF Viana do Castelo, disputada este domingo, voltou a mostrar um campeonato vibrante, competitivo e com vários protagonistas em destaque. No topo, o Távora continua a dar cartas e somou mais uma vitória importante, desta vez diante do Campos, por 1-0, reforçando a liderança isolada com 24 pontos.
A seleção portuguesa de futebol confirmou este domingo a nona presença num Campeonato do Mundo, depois de vencer de forma categórica a Arménia por 9-1, no Estádio do Dragão, no derradeiro jogo do Grupo F da qualificação europeia.
Está em curso a rodagem de “Playback”, filme biográfico sobre o cantor e compositor Carlos Paião, realizado por Sérgio Graciano e com estreia marcada para o verão de 2026. A produção é da Caos Calmo e conta com o ator Rafael Ferreira no papel principal, escolhido entre mais de duas centenas de candidatos.
A Juventude Viana somou este sábado, 15 de novembro, mais uma vitória expressiva no Campeonato Nacional da II Divisão de Hóquei em Patins, ao derrotar o Sobreira por 6-1 no Pavilhão José Natário, em jogo da 7.ª jornada. A partida foi transmitida em direto pela Viana TV.
A Câmara Municipal de Arcos de Valdevez vai investir mais de 306 mil euros na requalificação da antiga casa florestal de São Bento do Cando, que será convertida num espaço polivalente e de divulgação das Brandas do Parque Nacional da Peneda-Gerês (PNPG).
O segundo dia do Festival de Teatro de Viana do Castelo, este domingo, 16 de novembro, será dedicado a públicos diversificados. Às 11h00 e às 16h00, o Teatro do Noroeste apresenta “Outra Vez Peixe?!”, criação infantojuvenil que explora, com humor e delicadeza, as mudanças de gostos alimentares ao longo da vida.