A Associação de Grupos Folclóricos do Alto Minho (AGFAM) preparou dois momentos especiais para apresentar junto da comunidade portuguesa em Toronto, Canadá, durante a visita à referida cidade, que decorreu entre 1 a 5 de maio de 2025.
Para estas exibições, nos meses de ensaio que antecederam a viagem, membros de 9 grupos partilharam músicas, letras, passos e coreografias, numa experiência única, que também lhes permitiu aprofundar os seus conhecimentos sobre as danças e os cantares populares da região.
O primeiro momento, em jeito de tertúlia, foi pensado para partilhar, com os membros dos grupos folclóricos locais, as particularidades dos Trajes à Vianesa, com especial enfoque no Traje à Lavradeira (Traje de Festa). Este, incluiu, igualmente, um momento dedicado a 3 instrumentos tradicionais (Cavaquinho, Bandolim e Gaita de Fole) e o ensino de uma das danças de roda, referidas por Abel Viana na sua obra etnográfica.
O segundo momento, foi um espetáculo criado de raiz para o “Encontro Vianense”, no Mississauga Convention Center, que iniciou, simbolicamente, com a cantiga Luisinha e com referências ao imenso mar que une Portugal e o Canadá, tanto pelas alusões aos navegadores portugueses e aos pescadores da Terra Nova, como ao mar de cultura que, na atualidade, ajuda a unir as referidas comunidades.
Vira Trespassado, Vira da Meadela, Vira das Palmas, Vira de Viana e Vira da Boa Viagem, Rosinha, Chula de Roda, Gota de Carreço, Chula de Viana, mas também Verde Gaio e Vira Geral, estas últimas, dançadas com o público, foram as danças apresentadas aos mais de 700 portugueses presentes, pelos 21 bailarinos e músicos dos grupos de Viana do Castelo.
Para além das visitas à Torre CN, ao centro da cidade, ou às Cataratas de Niágara, esta verdadeira embaixada cultural pôde viver, de forma muito emocionada, vários momentos de convívio, proporcionados pela referida comunidade.
Os grupos associados da AGFAM que integraram esta comitiva foram: Grupo Etnográfico de Areosa, Grupo Folclórico Cultural Danças e Cantares de Carreço, Rancho Regional das Lavradeiras de Carreço, Grupo Etnográfico de Castelo do Neiva, GRECANE – Grupo Recreativo e Cultural de Castelo do Neiva, Rancho Folclórico das Terras de Geraz do Lima, Grupo Folclórico das Lavradeiras da Meadela, Grupo de Danças e Cantares de Perre e Grupo Folclórico de Viana do Castelo.
A AGFAM agradece à Câmara Municipal de Viana do Castelo e a todos os “Amigos de Viana” que trabalharam, incansavelmente, para a concretização do sonho de internacionalização das atividades desta associação, em prol da divulgação da nossa herança cultural.
Viana do Castelo fechou 2025 em grande destaque no panorama regional e nacional, com a realização do XXVII Congresso da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) e o avanço da construção da nova ponte entre Deocriste e Nogueira, marcando um ano de dinamismo político, cultural e económico.
O mês de novembro ficou marcado, em Viana do Castelo e no Alto Minho, por uma forte atividade política, social, ambiental, cultural e desportiva, com destaque para o anúncio da Cidade Desportiva, que prevê a construção de dois novos campos sintéticos e a criação de um Performance Hub da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), afirmando o concelho como polo estratégico do desporto nacional.
Viana do Castelo prepara-se para viver a passagem de ano mais aguardada da região. O New Year 2026, organizado pelo Santa Luzia Futebol Clube em parceria com a Collective, regressa pelo segundo ano consecutivo ao Centro Cultural de Viana do Castelo, prometendo uma noite de música, glamour e experiências exclusivas.
Luís Nobre, candidato do Partido Socialista, garantiu a reeleição para a presidência da Câmara Municipal de Viana do Castelo, alcançando 42,76% dos votos e mantendo cinco lugares no executivo. O resultado assegura a continuidade da equipa do mandato anterior e reforça a presença do PS na governação local.
A Câmara Municipal de Arcos de Valdevez está a reutilizar a madeira dos passadiços danificados da ecovia do rio Vez para substituir as casas abrigo das colónias de gatos do concelho, numa iniciativa que cruza sustentabilidade ambiental e bem-estar animal.
Setembro ficou marcado pelo início de dois grandes projetos que vão transformar a cidade: o novo Mercado Municipal, com obras a arrancar no terreno do antigo prédio Coutinho, e o TuViana, o novo sistema de transportes urbanos 100% elétrico que começou a operar, melhorando a mobilidade no centro histórico, periferia e freguesias.
Os pensionistas vão receber, já em janeiro, o aumento das pensões previsto por lei, anunciou o Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social. A maioria verá as suas pensões subir 2,8%, com os valores refletidos diretamente no pagamento do mês de janeiro.