O presidente do grupo Stellantis entregou ao Serviço Nacional de Saúde (SNS) 719 veículos elétricos destinados ao apoio domiciliário em todo o país, assim como os respetivos postos elétricos.
“Vamos fornecer 719 veículos elétricos a bateria – Peugeot e-Rifter e Citroën ë-Berlingo — e 600 postos de carregamento que vão ser entregues com os veículos para que possam imediatamente ser carregados no ponto de utilização”, anunciou o presidente do grupo Stellantis.
Carlos Tavares esclareceu que esta entrega, feita hoje de forma simbólica com uma chave à secretária de Estado da Saúde, Ana Povo, é fruto de um concurso realizado em 2023 de que a fábrica de Mangualde foi vencedora, depois de uma luta “muito renhida”.
Segundo o gabinete da ministra da Saúde, os 719 veículos resultam do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) para a “modernização e crescimento sustentável” para “apoio à prestação de cuidados de saúde primários”.
Segundo informação do Ministério da Saúde, “foram comunicadas pelas entidades abrangidas pelo PRR, as suas necessidades, num quadro de aproveitamento dos fundos destinados aos investimentos de modernização da frota dessas entidades”.
Assim, vão 120 veículos para a Administração Regional de Saúde (ARS) de Lisboa e Vale do Tejo, 15 para a ARS do Alentejo, 81 para a ARS do Algarve, 117 para a ARS do Centro e 350 para a ARS do Norte.
Os restantes são distribuídos pelas Unidades Locais de Saúde (ULS) da Guarda, Castelo Branco, Matosinhos, Alto Minho, Baixo Alentejo, Litoral Alentejano, Nordeste e ULS do Norte Alentejano.
“Eu tenho um orgulho enorme em participar na melhoria da Saúde do nosso país. Sei que a nossa Saúde tem desafios importantes pela frente e é um orgulho podermos ajudar a melhorar e, ao mesmo tempo, contribuirmos para a diminuição das emissões de dióxido de carbono”, admitiu Carlos Tavares.
A entrega simbólica de duas chaves foi feita em Mangualde, no distrito de Viseu, no dia em que a fábrica assinalou oficialmente o início da produção de veículos automóveis e que contou com a presença do Presidente da República.
Viana do Castelo volta a assumir um papel central no contexto autárquico nacional ao acolher, no próximo sábado e domingo, o XXVII Congresso da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), que reunirá centenas de autarcas de todo o país no Centro Cultural da cidade.
O Governo vai transferir 25 imóveis devolutos para 19 municípios, num investimento total de 13,5 milhões de euros destinado à sua requalificação. Viana do Castelo está entre os concelhos contemplados, beneficiando assim de património público que poderá vir a ser reconvertido para novos usos de interesse local.
A empreitada de colocação de barreiras para proteção à catenária na Ponte Eiffel vai ficar temporariamente parada até sábado, 13 de dezembro, anunciou a Infraestruturas de Portugal (IP). A empresa justifica a suspensão com “constrangimentos diversos” que obrigaram a reajustar o calendário da intervenção.
A vila de Ponte de Lima destacou-se na 3.ª edição dos Prémios Património Ibérico, entregues no encerramento da 8.ª Bienal Ibérica do Património Cultural, em Sintra. O município foi premiado na categoria de Melhor Projeto de Parceria pelo projeto Vínculos com (a) História – À descoberta das casas históricas da Ribeira Lima, desenvolvido em colaboração com o Instituto de História Contemporânea da FCSH-UNL.
Viana do Castelo vai receber, no próximo dia 20 de dezembro, o regresso do Circo Mágico de Natal, no Centro Cultural, com um espetáculo que promete encantar toda a família.
O jovem canoísta vianense Tiago Maciel foi distinguido com o estatuto de Esperança Olímpica de Canoagem, tornando-se o primeiro atleta de Viana do Castelo a alcançar este reconhecimento pelo Comité Olímpico Português.
O executivo municipal de Viana do Castelo aprovou, na terça-feira, em reunião ordinária, o projeto de execução para a requalificação e ampliação da Escola EB1 e Jardim-de-Infância do Cabedelo, na freguesia de Darque, com um investimento previsto de 2,061 milhões de euros.