O grupo SDK – Sandokan inaugurou ontem, na Zona Industrial do Neiva, as instalações da SDK Pneus, num momento que contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre. O novo espaço dedica-se ao comércio e montagem de pneus, quer de viaturas ligeiras quer pesadas e dispõe de três linhas de alinhamento de direção de ligeiros e um de pesados.
Na cerimónia de inauguração, o administrador da Sandokan, Filipe Carvalho, referiu que a transferência da empresa para Viana do Castelo teve como “grande impulso” as isenções de IMT conferidas pela autarquia. Desde a aquisição das instalações na Zona Industrial de Neiva, a empresa quase triplicou o número de colaboradores, contando com um crescimento médio do volume de negócios de cerca de 35% desde 2017. O investimento global da empresa, com a aquisição do espaço, obras e equipamentos, já supera os 6 milhões de euros.

Já o autarca vianense agradeceu a aposta da empresa no concelho e disse esperar que este investimento seja um exemplo para todos. “Entre os objetivos definidos pelo Município está o desenvolvimento económico e a criação de redes de acompanhamento e colaboração que criem um ambiente para o crescimento”, indicou
Luís Nobre, assumindo que o Regime de Incentivos que a autarquia tem em vigor “é uma ferramenta de trabalho fundamental para criar condições de atratividade e mecanismos para a atividade empresarial e ver que esta empresa acreditou no nosso concelho e está a crescer com esta escolha, é excelente”. “Este é um bom exemplo de um processo de colaboração”, frisou.

Viana do Castelo volta a assumir um papel central no contexto autárquico nacional ao acolher, no próximo sábado e domingo, o XXVII Congresso da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), que reunirá centenas de autarcas de todo o país no Centro Cultural da cidade.
O Governo vai transferir 25 imóveis devolutos para 19 municípios, num investimento total de 13,5 milhões de euros destinado à sua requalificação. Viana do Castelo está entre os concelhos contemplados, beneficiando assim de património público que poderá vir a ser reconvertido para novos usos de interesse local.
A empreitada de colocação de barreiras para proteção à catenária na Ponte Eiffel vai ficar temporariamente parada até sábado, 13 de dezembro, anunciou a Infraestruturas de Portugal (IP). A empresa justifica a suspensão com “constrangimentos diversos” que obrigaram a reajustar o calendário da intervenção.
A vila de Ponte de Lima destacou-se na 3.ª edição dos Prémios Património Ibérico, entregues no encerramento da 8.ª Bienal Ibérica do Património Cultural, em Sintra. O município foi premiado na categoria de Melhor Projeto de Parceria pelo projeto Vínculos com (a) História – À descoberta das casas históricas da Ribeira Lima, desenvolvido em colaboração com o Instituto de História Contemporânea da FCSH-UNL.
Viana do Castelo vai receber, no próximo dia 20 de dezembro, o regresso do Circo Mágico de Natal, no Centro Cultural, com um espetáculo que promete encantar toda a família.
O jovem canoísta vianense Tiago Maciel foi distinguido com o estatuto de Esperança Olímpica de Canoagem, tornando-se o primeiro atleta de Viana do Castelo a alcançar este reconhecimento pelo Comité Olímpico Português.
O executivo municipal de Viana do Castelo aprovou, na terça-feira, em reunião ordinária, o projeto de execução para a requalificação e ampliação da Escola EB1 e Jardim-de-Infância do Cabedelo, na freguesia de Darque, com um investimento previsto de 2,061 milhões de euros.