O Grupo Etnofolclórico RENASCER de Areosa, Viana do Castelo, foi selecionado para representar Portugal e o concelho de Viana do Castelo no prestigiado festival internacional "Beskidy Highlanders' Week of Culture", que se realiza entre os dias 24 de julho e 4 de agosto de 2025, na Polónia e Chéquia.
Este é um dos mais antigos e respeitados festivais de folclore da Europa Central, contando com a presença de mais de 17 países e cerca de 70 grupos locais, e representa um momento de “grande orgulho para a cultura popular portuguesa e para a região de Viana do Castelo”.
Fundado em 1964, este festival é um dos maiores e mais respeitados encontros internacionais de folclore da Europa Central. Conta com a participação de mais de 17 países e cerca de 70 grupos locais reunindo milhares de visitantes e entusiastas da cultura tradicional em várias cidades da região dos Montes Beskidy, decorrendo durante 9 dias em cinco cidades principais — Wisła, Szczyrk, Żywiec, Maków Podhalański e Oświęcim — complementado por eventos em quatro outros locais: Ujsoły, Jabłonków, Istebna e Bielsko‑Biała.
O festival, acreditado sob a chancela do CIOFF – Conselho Internacional de Organização de Festivais Folclóricos, inclui ainda uma competição internacional, reunindo grupos de todo o mundo com um espetáculo de aproximadamente 40 minutos cada, avaliados por um júri especializado.
A seleção do grupo para este festival foi recebida com enorme orgulho por todos os seus elementos. “É com profundo sentimento de responsabilidade e honra que aceitámos este convite. Representar Portugal num festival com esta história e dimensão é um marco na vida do grupo e um tributo à nossa terra e às nossas gentes”, afirma a direção do Grupo Etnofolclórico RENASCER de Areosa.
Este tipo de participação internacional reforça o papel do grupo como verdadeiro embaixador cultural de Portugal, elevando o nome de Viana do Castelo, num contexto de valorização do património imaterial europeu, participando num evento que valoriza as tradições populares como património vivo da Europa, reforçando ainda o reconhecimento da cultura portuguesa no circuito internacional de folclore.
Este Festival proporciona um espaço singular de intercâmbio cultural, através da expressão musical, da dança e da etnografia, pelo que o GERA contribuirá para mostrar ao mundo a riqueza e autenticidade do folclore português e do traje á Vianesa.
A comitiva parte para a Polónia no dia 24 de julho e ao longo de quase duas semanas irá integrar um conjunto de atuações, desfiles e encontros culturais com grupos de diversos países, num ambiente de intercâmbio e fraternidade entre povos.
Portugal volta a marcar presença no prestigiado Concurso Internacional de Fogo-de-Artifício de Macau, um dos mais conceituados festivais do mundo na área da pirotecnia. Este ano, o destaque vai para duas empresas do distrito de Viana do Castelo associadas: Pirotecnia Minhota e Pirotecnia de Barbeita, ambas reconhecidas pelo seu profissionalismo e inovação artística.
A emoção da Taça de Portugal está de regresso e o distrito de Viana do Castelo será bem representado na 1ª eliminatória da edição 2025/2026. Quatro equipas da região — ADC Correlhã, Desportivo de Monção, SC Valenciano e SC Vianense — entram em campo este domingo, 31 de agosto, com ambição de seguir em frente na prova rainha do futebol nacional.
Integrado na programação do evento “Músicas à Senhora”, que marca a Romaria de Nossa Senhora da Peneda, o concerto de Áurea promete ser um dos momentos altos das celebrações em Arcos de Valdevez. A artista sobe ao palco no dia 5 de setembro, num cenário único: o Santuário de Nossa Senhora da Peneda, recentemente classificado como Monumento Nacional.
O Darque Kayak Clube anunciou o fim do seu projeto de paracanoagem, uma iniciativa pioneira que, durante oito anos, integrou atletas com deficiência motora e intelectual na alta competição. A decisão, comunicada esta semana, foi motivada pela falta de recursos técnicos, humanos e financeiros que inviabilizam a continuidade do acompanhamento exigido por esta vertente do desporto adaptado.
A freguesia de Vila Praia de Âncora prepara-se para receber, entre os dias 10 e 14 de setembro, as tradicionais Festas em Honra de Nossa Senhora da Bonança, uma das celebrações religiosas e culturais mais emblemáticas do concelho de Caminha e da região do Alto Minho.
O Município de Viana do Castelo marca presença na edição deste ano da FATACIL – Feira de Artesanato, Turismo, Agricultura, Comércio e Indústria de Lagoa –, que decorre até domingo no Algarve. A participação insere-se na iniciativa “Região Europeia de Gastronomia e Vinho”, com o objetivo de promover os produtos regionais e as potencialidades turísticas do concelho.
O Largo de Santa Catarina, na Ribeira de Viana do Castelo, volta a receber a Mostra Gastronómica este fim de semana, num evento que alia gastronomia, cultura popular e música ao vivo. Integrada na programação de Viana do Castelo – Capital da Cultura do Eixo Atlântico 2025, a iniciativa decorre entre as 18h00 e as 24h00, com entrada livre.