O Grupo Folclórico e Cultural Danças e Cantares de Carreço (GFCDCC) celebra 50 anos de história. Esta associação cultural foi fundada a 6 de Agosto de 1974 por um grupo de jovens que assumiu a missão de fazer chegar longe as tradições, os usos e os costumes de Carreço. Desta forma, o mês de Agosto será dedicado a vários momentos de celebração abertos a toda a comunidade envolvente.
Após 50 anos e com uma direção e respetivos componentes renovados, o Grupo Folclórico e Cultural Danças e Cantares de Carreço (GFCDCC) afirma que “a missão tem vindo a ser cumprida e este espírito de missão, em prol do folclore, é o legado que tem sido transmitido de geração em geração”.
Assim, e no ano em que celebram 0 50º aniversário, o GFCDCC preparou vários momentos comemorativos para o mês de Agosto abertos à comunidade:
Esta terça-feira, dia 6 de Agosto às 21h00, na sede da Junta de Freguesia de Carreço vai ser inaugurada uma exposição fotográfica com respetivo discurso de abertura e apresentação, sendo servido ainda um Porto de Honra.
No dia 10 de Agosto, sábado, no largo da Igreja de Carreço às 21h30 irá decorrer o XXXVII Festival de Folclore de Carreço com a participação dos grupos: Rancho Folclórico Danças e Cantares de Afife (Viana do Castelo); Grupo Folclórico e Etnográfico S. Pedro de Paus (Resende); Grupo Folclórico Cultural e Recreativo de Albergaria-a-Velha (Aveiro); Rancho Folclórico Merceneiros de Rebordosa (Paredes) e o grupo anfitrião, Grupo Folclórico e Cultural Danças e Cantares de Carreço (Viana do Castelo).
Já no domingo, dia 11 de Agosto às 15h00 será celebrada uma Eucaristia em memória de todos os componentes do Grupo Folclórico e Cultural Danças e Cantares de Carreço.
Fazendo desta missão uma partilha cultural, o GFCDCC reforça o convite a toda a comunidade para que assim se criem novas memórias.
Ficou em prisão preventiva um dos cinco suspeitos de um assalto, com armas de fogo, a uma ourivesaria, em Valença, factos que ocorreram no passado dia 14 de novembro.
Esta segunda-feira, dia 25 de novembro, irá realizar-se uma concentração, que decorrerá na Praça da Liberdade em Viana do Castelo, pelas 18h00, para assinalar o Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres.
A Guarda Nacional Republicana (GNR), na sua área de responsabilidade, durante o período compreendido entre os dias 25 de novembro e 31 de dezembro de 2024, realiza a operação "Comércio Seguro 2024", promovendo ações de sensibilização e reforço de patrulhamento nas zonas de comércio, com o objetivo de relembrar os procedimentos de autoproteção em situações de furto, roubo, ameaça grave ou vandalismo, a fim de garantir o sentimento de segurança dos comerciantes e clientes.
O Observatório das Mulheres Assassinadas (OMA) da União de Mulheres Alternativa e Resposta (UMAR) contabilizou 25 mulheres assassinadas em Portugal, entre o início do ano e 15 de novembro, das quais 20 femicídios, segundo dados preliminares.
Este domingo, realizaram-se as partidas dos Oitavos-de-final da Taça da Associação de Futebol de Viana do Castelo. Das 5 equipas do concelho de Viana do Castelo presentes nesta fase, apenas 4 seguem para a próxima eliminatória. Castelense, Cardielense, Lanheses e Deucriste SC, ganharam os seu jogos e estão apurados para os Quartos-de-final da competição.
O FC Porto, vencedor das três últimas edições da Taça de Portugal em futebol, foi hoje afastado dos oitavos de final da competição, ao perder por 2-1 no terreno do Moreirense, somando a terceira derrota consecutiva.
Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica (DPOC) é caraterizada pela obstrução e/ou bloqueio persistente das vias aéreas. Esta obstrução pode ocorrer através de um enfisema, de bronquite crónica ou de ambos causando dificuldade respiratória. A obstrução brônquica pode ser irreversível ou parcialmente reversível através de tratamento.Andreia Gomes - Diretora Técnica e de Investigação e Desenvolvimento e Inovação da BebéVida