O Grupo Folclórico e Cultural Danças e Cantares de Carreço (GFCDCC) celebra 50 anos de história. Esta associação cultural foi fundada a 6 de Agosto de 1974 por um grupo de jovens que assumiu a missão de fazer chegar longe as tradições, os usos e os costumes de Carreço. Desta forma, o mês de Agosto será dedicado a vários momentos de celebração abertos a toda a comunidade envolvente.
Após 50 anos e com uma direção e respetivos componentes renovados, o Grupo Folclórico e Cultural Danças e Cantares de Carreço (GFCDCC) afirma que “a missão tem vindo a ser cumprida e este espírito de missão, em prol do folclore, é o legado que tem sido transmitido de geração em geração”.
Assim, e no ano em que celebram 0 50º aniversário, o GFCDCC preparou vários momentos comemorativos para o mês de Agosto abertos à comunidade:
Esta terça-feira, dia 6 de Agosto às 21h00, na sede da Junta de Freguesia de Carreço vai ser inaugurada uma exposição fotográfica com respetivo discurso de abertura e apresentação, sendo servido ainda um Porto de Honra.

No dia 10 de Agosto, sábado, no largo da Igreja de Carreço às 21h30 irá decorrer o XXXVII Festival de Folclore de Carreço com a participação dos grupos: Rancho Folclórico Danças e Cantares de Afife (Viana do Castelo); Grupo Folclórico e Etnográfico S. Pedro de Paus (Resende); Grupo Folclórico Cultural e Recreativo de Albergaria-a-Velha (Aveiro); Rancho Folclórico Merceneiros de Rebordosa (Paredes) e o grupo anfitrião, Grupo Folclórico e Cultural Danças e Cantares de Carreço (Viana do Castelo).

Já no domingo, dia 11 de Agosto às 15h00 será celebrada uma Eucaristia em memória de todos os componentes do Grupo Folclórico e Cultural Danças e Cantares de Carreço.
Fazendo desta missão uma partilha cultural, o GFCDCC reforça o convite a toda a comunidade para que assim se criem novas memórias.
As buscas pelos três pescadores de nacionalidade indonésia desaparecidos no mar, após o naufrágio de uma embarcação de pesca local ao largo de Caminha, foram suspensas ao final da tarde deste domingo e serão retomadas na manhã de segunda-feira, informou a Autoridade Marítima Nacional (AMN).
A 13.ª jornada da 1.ª Divisão Distrital da Associação de Futebol de Viana do Castelo veio relançar a luta pelo primeiro lugar. O SC Valenciano, apesar de manter a liderança da classificação, viu a margem reduzir-se para o mínimo após a derrota em casa frente ao UD Lanheses, por 3-1.
A 13.ª jornada da 2.ª Divisão Distrital da Associação de Futebol de Viana do Castelo, disputada este domingo, ficou marcada por goleadas expressivas e pela consolidação da luta pelos primeiros lugares da tabela.
O SC Vianense não foi além de um empate a uma bola frente ao Desportivo de Monção, em jogo realizado este domingo no Estádio Dr. José de Matos, em Viana do Castelo, a contar para a 12.ª jornada da Série A do Campeonato de Portugal.
Na passada sexta-feira, dia 12 de dezembro de 2025, a União de Freguesias de S. Salvador, Vila Fonche e Parada, em Arcos de Valdevez, celebrou a inauguração da iluminação de Natal no Penedo do Castelo, num evento que marcou o início da época festiva na região.
O antigo presidente da Câmara de Viana do Castelo, Defensor Moura, vai lançar o seu mais recente livro, “Caramuru – Diogo Álvares, de Viana!”, numa sessão marcada para quarta-feira, 17 de dezembro, às 17h30, na Biblioteca Municipal.
Viana do Castelo voltou a projetar a sua tradição além-fronteiras com a estreia do vídeo-intro de “Lusa: Ato II”, o novo capítulo do projeto musical de Bárbara Bandeira, divulgado esta semana no YouTube. A produção colocou vários grupos folclóricos do concelho em evidência, reforçando o papel do património cultural vianense no panorama artístico nacional.