O Grupo Folclórico e Cultural Danças e Cantares de Carreço (GFCDCC) celebra 50 anos de história. Esta associação cultural foi fundada a 6 de Agosto de 1974 por um grupo de jovens que assumiu a missão de fazer chegar longe as tradições, os usos e os costumes de Carreço. Desta forma, o mês de Agosto será dedicado a vários momentos de celebração abertos a toda a comunidade envolvente.
Após 50 anos e com uma direção e respetivos componentes renovados, o Grupo Folclórico e Cultural Danças e Cantares de Carreço (GFCDCC) afirma que “a missão tem vindo a ser cumprida e este espírito de missão, em prol do folclore, é o legado que tem sido transmitido de geração em geração”.
Assim, e no ano em que celebram 0 50º aniversário, o GFCDCC preparou vários momentos comemorativos para o mês de Agosto abertos à comunidade:
Esta terça-feira, dia 6 de Agosto às 21h00, na sede da Junta de Freguesia de Carreço vai ser inaugurada uma exposição fotográfica com respetivo discurso de abertura e apresentação, sendo servido ainda um Porto de Honra.

No dia 10 de Agosto, sábado, no largo da Igreja de Carreço às 21h30 irá decorrer o XXXVII Festival de Folclore de Carreço com a participação dos grupos: Rancho Folclórico Danças e Cantares de Afife (Viana do Castelo); Grupo Folclórico e Etnográfico S. Pedro de Paus (Resende); Grupo Folclórico Cultural e Recreativo de Albergaria-a-Velha (Aveiro); Rancho Folclórico Merceneiros de Rebordosa (Paredes) e o grupo anfitrião, Grupo Folclórico e Cultural Danças e Cantares de Carreço (Viana do Castelo).

Já no domingo, dia 11 de Agosto às 15h00 será celebrada uma Eucaristia em memória de todos os componentes do Grupo Folclórico e Cultural Danças e Cantares de Carreço.
Fazendo desta missão uma partilha cultural, o GFCDCC reforça o convite a toda a comunidade para que assim se criem novas memórias.
Cerca de 80 estudantes internacionais que permanecerão em Viana do Castelo durante a quadra natalícia recebem cabazes de Natal oferecidos pelos Serviços de Ação Social do Politécnico de Viana do Castelo, numa iniciativa que visa promover inclusão, solidariedade e sentimento de pertença.
A Ceia de Natal envolve muitas tradições populares. Em Portugal, a ceia de natal recebe o nome de consoada sendo celebrada na noite do dia 24 de Dezembro, a véspera de Natal. Esta tradição leva as famílias a reunirem-se à volta da mesa de jantar, comendo uma refeição reforçada. Por ser uma festa de família, muitas pessoas percorrem longas distâncias para se juntarem aos seus familiares.
O Serviço de Pediatria da Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM) proporcionou às crianças internadas momentos especiais de celebração natalícia.
O Papa Leão XIV manifestou “grande tristeza” pela rejeição, por parte da Rússia, do pedido de trégua de Natal e apelou a que os conflitos armados sejam interrompidos em todo o mundo durante pelo menos 24 horas no dia de Natal.
O centro histórico de Viana do Castelo está hoje a viver um ambiente de festa e confraternização com a realização do tradicional evento “Viana, Moscatel e Banana”, que já está a decorrer na Praça da República.
A Associação Portuguesa de Intervenção Cardiovascular (APIC) lançou um novo alerta à população para a importância de manter os cuidados com a saúde do coração durante a época natalícia, um período em que os excessos alimentares e a diminuição da atividade física tendem a aumentar.
Embora a figura do Pai Natal como o “conhecemos” atualmente tenha sido criado pela Coca Cola, esta continua a ser uma das figuras mais míticas do natal.