O Grupo Etnográfico de Areosa (GEA) participou no Festival Lent, em Maribor, na Eslovénia, o maior festival multicultural ao ar livre do país e um dos maiores da Europa.
Este Festival, que se estende durante mais de duas semanas, inclui concertos, oficinas de exploração artística, espetáculos para crianças, momentos de leitura, concertos de Jazz, Pop, Música Erudita e Músicas do Mundo, Ópera, Ballet, atuações de Teatro e Dança, e um Festival de Folclore chamado FOLKART.
Segundo os organizadores, o FOLKART foi o ponto de partida do Festival Lent e conta já com 36 edições e a participação de mais de 200 grupos de folclore, de 68 nações. Em 2024, o Grupo Etnográfico de Areosa teve a honra de representar Portugal, ao lado de grupos congéneres, de elevada qualidade cultural e artística, da Coreia do Sul, Eslovénia, Índia, Montenegro, Nova Zelândia e Panamá.

O grupo Esloveno coorganizador do Festival, Akademska Folklorna Skupina Študent, a comemorar 60 anos de existência, fechou o Festival com um espetáculo inédito e de muita beleza, criado a partir de uma reflexão conjunta entre músicos e bailarinos sobre “O que é o Folclore?”.
Os elementos do GEA encontraram um país muito bonito, ordenado, limpo e verde, onde a agricultura define a paisagem, com ótima gastronomia, cheio de história e onde os habitantes, para além de extremamente afáveis, são muito interessados pela cultura em geral.
Foram muitos os elogios aos trajes, danças e cantares do Etnográfico de Areosa e os momentos de partilha entre os grupos e com a população, o que fez com que a hora da despedida se tornasse um pouco mais difícil do que o habitual.
A Seleção Nacional Sub-17 tornou-se, esta quinta-feira, campeã do mundo pela primeira vez na história, ao vencer a Áustria por 1-0 na final disputada no Catar. O golo decisivo, que garantiu o título inédito a Portugal, surgiu aos 32 minutos, após uma assistência perfeita do cerveirense Duarte Cunha, que colocou Anísio Cabral na cara do golo.
A Seleção Nacional sagrou-se, esta quinta-feira, Campeã do Mundo de Sub-17, após vencer a Áustria por 1-0 na final disputada no Estádio Internacional Khalifa, em Doha. O triunfo, inédito para o futebol português neste escalão, ficará eternizado como um dos momentos mais marcantes da história desportiva nacional.
O tradicional “Viana, Moscatel e Banana” regressa este Natal ao centro histórico de Viana do Castelo e chega este ano com uma novidade: além da habitual realização a 24 de dezembro, o evento terá também uma edição na véspera de Ano Novo.
A Liga dos Amigos do Hospital de Viana do Castelo celebrou, no último sábado, 44 anos de atividade, numa cerimónia que destacou o papel essencial de dadores de sangue, voluntários e instituições beneméritas no apoio à melhoria dos serviços hospitalares.
Viana do Castelo quer afirmar-se através do mar. Esta quarta-feira, no Teatro Municipal Sá de Miranda, decorreu a conferência “Cidades Portuárias e a Economia Azul”, organizada pela Câmara Municipal e pelo Centro de Excelência Jean Monnet - OCEANID +, da Universidade Nova de Lisboa.
Nos próximos dias 28 e 29 de novembro, Viana do Castelo vai receber duas iniciativas dedicadas à mobilidade sustentável e à promoção da bicicleta como meio de transporte e lazer. Os eventos são organizados pela associação em constituição Viana Ciclável, com atividades para todas as idades.
A Câmara Municipal de Ponte de Lima recebe amanhã, 28 de novembro, às 18h00, no Salão Nobre, a Cerimónia de Entrega do Prémio A. de Almeida Fernandes 2025, distinção que homenageia o historiador Armando de Almeida Fernandes e visa incentivar a investigação em História Medieval Portuguesa.