O Grupo Etnográfico de Areosa (GEA) participou no Festival Lent, em Maribor, na Eslovénia, o maior festival multicultural ao ar livre do país e um dos maiores da Europa.
Este Festival, que se estende durante mais de duas semanas, inclui concertos, oficinas de exploração artística, espetáculos para crianças, momentos de leitura, concertos de Jazz, Pop, Música Erudita e Músicas do Mundo, Ópera, Ballet, atuações de Teatro e Dança, e um Festival de Folclore chamado FOLKART.
Segundo os organizadores, o FOLKART foi o ponto de partida do Festival Lent e conta já com 36 edições e a participação de mais de 200 grupos de folclore, de 68 nações. Em 2024, o Grupo Etnográfico de Areosa teve a honra de representar Portugal, ao lado de grupos congéneres, de elevada qualidade cultural e artística, da Coreia do Sul, Eslovénia, Índia, Montenegro, Nova Zelândia e Panamá.

O grupo Esloveno coorganizador do Festival, Akademska Folklorna Skupina Študent, a comemorar 60 anos de existência, fechou o Festival com um espetáculo inédito e de muita beleza, criado a partir de uma reflexão conjunta entre músicos e bailarinos sobre “O que é o Folclore?”.
Os elementos do GEA encontraram um país muito bonito, ordenado, limpo e verde, onde a agricultura define a paisagem, com ótima gastronomia, cheio de história e onde os habitantes, para além de extremamente afáveis, são muito interessados pela cultura em geral.
Foram muitos os elogios aos trajes, danças e cantares do Etnográfico de Areosa e os momentos de partilha entre os grupos e com a população, o que fez com que a hora da despedida se tornasse um pouco mais difícil do que o habitual.
O Clan, empresa portuguesa de recursos humanos com mais de 30 anos de experiência, abriu 50 vagas para operadores de produção em Vila Nova de Cerveira e São Pedro da Torre, no distrito de Viana do Castelo.
Caminha assinala hoje, dia 4 de fevereiro, o Dia Mundial do Cancro, com uma iniciativa promovida no âmbito da Operação Nariz Vermelho. O evento tem lugar às 19h00 no Edifício Paços do Concelho, na Praça Conselheiro Silva Torres.
A Nortaluga, empresa sediada na Zona Industrial do Neiva, 2ª fase, em São Romão do Neiva, Viana do Castelo, reforça o seu compromisso com as comunidades afetadas pela Tempestade Kristin. A empresa manifesta total solidariedade a famílias, empresas e instituições impactadas por esta intempérie.
O projeto “Nadar em Família”, promovido pelo Município de Viana do Castelo, celebrou no fim de semana três anos de existência, consolidando-se como uma iniciativa de referência para a prática de atividades aquáticas em família.
A PSP deteve, na última semana, três homens por condução de veículos sem habilitação legal, numa ação de prevenção e combate à criminalidade que decorreu entre 25 de janeiro e 1 de fevereiro.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo colocou em discussão pública a alteração do Plano de Urbanização da Cidade de Viana do Castelo (PUCVC), na sequência da deliberação do executivo municipal realizada a 22 de dezembro de 2025.
A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) mantém o alerta para risco de inundações urbanas, cheias, derrocadas e acidentes em zonas costeiras, devido à passagem da depressão Leonardo por Portugal continental.