Logo
Regional

Grupo de Voluntárias de Cerveira oferece 90 aventais a crianças do pré-escolar de Cacheu

4 Maio, 2025 | 11:25
Partilhar
Pedro Xavier
3 min. leitura

Um gesto de solidariedade que atravessa fronteiras: o Grupo de Voluntárias Cerveirenses "De Mãos Dadas" concretizou, esta semana, a entrega de 90 aventais destinados a crianças do ensino pré-escolar da cidade de Cacheu, na Guiné-Bissau, cuja inauguração do Centro Escolar Alexander Illing acontece no próximo dia 18 de maio, em resultado de uma onda de solidariedade encabeçada pelo Rotary Club de Viana do Castelo, em parceria com a Hemato Pa Bô e a Associação de Cooperação com a Guiné-Bissau - ACGB, Organização Não Governamental para o Desenvolvimento (ONGD).

Na sequência do desmoronamento do Jardim de Infância GIRASSOL/Cacheu, provocado pelas chuvas de 2019, o Rotary Club de Viana do Castelo – cidade geminada com Cacheu – decidiu avançar com a sua reconstrução. Alertadas para a necessidade de contributos para fazer sorrir as crianças que vão frequentar o novo espaço escolar, este grupo de cerveirenses juntou-se para fazer 90 aventais, com tecidos doados pela empresa Ezpeleta, e que representam mais do que um ato de apoio material, simbolizam um compromisso com a educação e a dignidade das crianças em contextos vulneráveis. A esta oferta, a Câmara Municipal juntou algum material escolar, como canetas e livros didáticos.

A entrega foi articulada entre a Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira e Manuela Pimenta, representante da Hematopabô, que participa nesta missão humanitária que garantirá a chegada dos aventais a Cacheu. “Acreditamos que pequenos gestos podem ter grande impacto. Estes aventais, além de úteis, são uma forma de dizer às crianças de Cacheu que não estão sozinhas”, sublinha a Vereadora da Ação Social, Carla Segadães, congratulando as voluntárias “pela disponibilidade, vontade, dedicação e solidariedade ativa, dando o seu tempo em prol de uma sociedade coesa e humanista”.

O grupo “De Mãos Dadas”, apoiado pela Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira, reúne-se semanalmente num espaço próprio no Centro Coordenador de Transportes, onde desenvolve projetos com enfoque social e solidário. Composto por pessoas de diferentes idades e percursos, está aberto à participação de novos voluntários, tendo como missão procurar constantemente novos desafios que permitam “ajudar a fazer a diferença” na vida de quem mais precisa.

De sublinhar que a cidade de Cacheu, na Guiné-Bissau, tem cerca de 6 000 habitantes, onde 44% são jovens com menos de 15 anos. A ligação de Viana do Castelo à cidade de Cacheu, ex-capital, é já bastante antiga, remontando ao século XV, quando os portugueses que aportaram em África estabeleceram-se precisamente em Cacheu. Por esse motivo, por ocasião das comemorações, em 1988, do IV Centenário da criação da cidade, procurou geminar-se com Viana do Castelo por haver muitas similitudes, geográficas e históricas entre si.

A criação, em 2005, da ACGB – Associação de Cooperação com a Guiné-Bissau, reconhecida pelo Instituto Camões (Instituto de Cooperação e da Língua Portuguesa), sediada em Viana do castelo (Portugal), foi possível envolver pessoas, empresas e instituições dos dois países, em projetos de cooperação no âmbito da Educação, Saúde e Luta contra a Pobreza. Ao longo das últimas duas décadas, em estreita parceria com os parceiros locais e o apoio permanente do Rotary Club de Viana do Castelo, foram implementados alguns importantes projetos como: construção da Maternidade de Cacheu, Casa das Mães, Associação de Pessoas com Deficiência de Cacheu, apadrinhamento de bebés nascidos na maternidade, apetrechamento das escolas do setor de Cacheu, requalificação e dinamização do Centro de Recursos (Biblioteca, Ludoteca e Mediateca), diversas ações de formação em diversas áreas da saúde e educação e envio de materiais diversos de apoio aos projetos.

Segue-se agora, no dia 18 de maio, a inauguração do Centro Escolar Alexander Illing, um projeto piloto que poderia ser replicado noutros locais da Guiné-Bissau, e para o qual o Grupo de Voluntárias Cerveirenses “De Mãos Dadas” deram o seu contributo para espalhar sorrisos pelas crianças que vão frequentar aquele espaço.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Desporto 25 Janeiro, 2026

Vila Verde recebe a 28.ª Gala dos Troféus Desportivos “O Minhoto” com homenagem a campeões mundiais e europeus

A 28.ª edição anual da Gala dos Troféus Desportivos “O Minhoto” realiza-se na próxima segunda-feira, na Adega Cultural, em Vila Verde, com a promessa de celebrar um ano histórico para o desporto da região. Em 2025, atletas minhotos conquistaram um total de 62 títulos internacionais, um feito inédito na história da Gala.

Música 25 Janeiro, 2026

Feira do Fumeiro de Ponte da Barca regressa em fevereiro com Rosinha e Siga a Farra

Ponte da Barca recebe de 6 a 8 de fevereiro a tradicional Feira do Fumeiro, um evento que celebra a gastronomia, a música e a tradição local. A cantora Rosinha será a principal atração, atuando na sexta-feira, às 21h30, numa noite que promete animar visitantes de todas as idades.

Regional 25 Janeiro, 2026

Darque Kayak Clube alerta para novos depósitos de lixo nas margens do rio Lima

O Darque Kayak Clube alerta para novos depósitos de lixo nas margens do rio Lima. O clube vianense reforça a importância de um comportamento cívico e responsável da população.

Desporto 25 Janeiro, 2026

Olímpico Vianense em destaque no Campeonato Absoluto do Norte de Portugal de Pista Coberta

O Clube de Atletismo Olímpico Vianense (CAOV) destacou-se no Campeonato Absoluto do Norte de Portugal de Pista Coberta, conquistando títulos coletivos e individuais que consolidam o clube como referência regional.

Regional 25 Janeiro, 2026

Valença debate o Futuro da Mobilidade Urbana

Valença deu mais um passo rumo a uma mobilidade urbana sustentável e moderna. Na última reunião do Conselho Consultivo Estratégico para o Desenvolvimento de Valença (CCEDV), especialistas e conselheiros debateram os rumos da cidade para a próxima década.

Música 25 Janeiro, 2026

Grupo de Danças e Cantares de Vila Fria participa em videoclipe

O “Grupo de Danças e Cantares de Vila Fria” marcou presença no videoclipe oficial, “Bota Fogo No Terreiro”, do artista Martim, gravado recentemente nas ruas de Viana do Castelo. O vídeo, que já está disponível em todas as plataformas digitais, destaca a cultura tradicional portuguesa ao integrar os elementos do grupo de folclore com a música contemporânea de Martim.

Regional 25 Janeiro, 2026

Viana do Castelo investe 201 mil euros na recuperação de igrejas históricas

A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou a primeira fase do programa “Valorizar o Património”, destinando 201 mil euros à reabilitação de três igrejas do concelho.