Um gesto de solidariedade que atravessa fronteiras: o Grupo de Voluntárias Cerveirenses "De Mãos Dadas" concretizou, esta semana, a entrega de 90 aventais destinados a crianças do ensino pré-escolar da cidade de Cacheu, na Guiné-Bissau, cuja inauguração do Centro Escolar Alexander Illing acontece no próximo dia 18 de maio, em resultado de uma onda de solidariedade encabeçada pelo Rotary Club de Viana do Castelo, em parceria com a Hemato Pa Bô e a Associação de Cooperação com a Guiné-Bissau - ACGB, Organização Não Governamental para o Desenvolvimento (ONGD).
Na sequência do desmoronamento do Jardim de Infância GIRASSOL/Cacheu, provocado pelas chuvas de 2019, o Rotary Club de Viana do Castelo – cidade geminada com Cacheu – decidiu avançar com a sua reconstrução. Alertadas para a necessidade de contributos para fazer sorrir as crianças que vão frequentar o novo espaço escolar, este grupo de cerveirenses juntou-se para fazer 90 aventais, com tecidos doados pela empresa Ezpeleta, e que representam mais do que um ato de apoio material, simbolizam um compromisso com a educação e a dignidade das crianças em contextos vulneráveis. A esta oferta, a Câmara Municipal juntou algum material escolar, como canetas e livros didáticos.
A entrega foi articulada entre a Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira e Manuela Pimenta, representante da Hematopabô, que participa nesta missão humanitária que garantirá a chegada dos aventais a Cacheu. “Acreditamos que pequenos gestos podem ter grande impacto. Estes aventais, além de úteis, são uma forma de dizer às crianças de Cacheu que não estão sozinhas”, sublinha a Vereadora da Ação Social, Carla Segadães, congratulando as voluntárias “pela disponibilidade, vontade, dedicação e solidariedade ativa, dando o seu tempo em prol de uma sociedade coesa e humanista”.
O grupo “De Mãos Dadas”, apoiado pela Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira, reúne-se semanalmente num espaço próprio no Centro Coordenador de Transportes, onde desenvolve projetos com enfoque social e solidário. Composto por pessoas de diferentes idades e percursos, está aberto à participação de novos voluntários, tendo como missão procurar constantemente novos desafios que permitam “ajudar a fazer a diferença” na vida de quem mais precisa.
De sublinhar que a cidade de Cacheu, na Guiné-Bissau, tem cerca de 6 000 habitantes, onde 44% são jovens com menos de 15 anos. A ligação de Viana do Castelo à cidade de Cacheu, ex-capital, é já bastante antiga, remontando ao século XV, quando os portugueses que aportaram em África estabeleceram-se precisamente em Cacheu. Por esse motivo, por ocasião das comemorações, em 1988, do IV Centenário da criação da cidade, procurou geminar-se com Viana do Castelo por haver muitas similitudes, geográficas e históricas entre si.
A criação, em 2005, da ACGB – Associação de Cooperação com a Guiné-Bissau, reconhecida pelo Instituto Camões (Instituto de Cooperação e da Língua Portuguesa), sediada em Viana do castelo (Portugal), foi possível envolver pessoas, empresas e instituições dos dois países, em projetos de cooperação no âmbito da Educação, Saúde e Luta contra a Pobreza. Ao longo das últimas duas décadas, em estreita parceria com os parceiros locais e o apoio permanente do Rotary Club de Viana do Castelo, foram implementados alguns importantes projetos como: construção da Maternidade de Cacheu, Casa das Mães, Associação de Pessoas com Deficiência de Cacheu, apadrinhamento de bebés nascidos na maternidade, apetrechamento das escolas do setor de Cacheu, requalificação e dinamização do Centro de Recursos (Biblioteca, Ludoteca e Mediateca), diversas ações de formação em diversas áreas da saúde e educação e envio de materiais diversos de apoio aos projetos.
Segue-se agora, no dia 18 de maio, a inauguração do Centro Escolar Alexander Illing, um projeto piloto que poderia ser replicado noutros locais da Guiné-Bissau, e para o qual o Grupo de Voluntárias Cerveirenses “De Mãos Dadas” deram o seu contributo para espalhar sorrisos pelas crianças que vão frequentar aquele espaço.
Viana do Castelo celebra mais um talento desportivo local. A velejadora Luísa Peres, natural da cidade, foi distinguida pelo Comité Olímpico de Portugal com o estatuto de Esperança Olímpica de Vela, após a sua participação no recente Campeonato do Mundo de Seniores, realizado na China.
O Largo das Neves volta a ser, este sábado, 27 de dezembro, ponto de encontro da comunidade com a realização da tradicional Fogueira de Natal. A edição deste ano contará com os DJs Marshall Hall e Pedro Pereira, prometendo uma noite de música, convívio e celebração coletiva.
O distrito de Viana do Castelo está entre os 11 distritos de Portugal continental colocados sob aviso amarelo pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), devido à persistência de valores baixos da temperatura mínima. O aviso estará em vigor entre a meia-noite de 26 de dezembro e as 6 horas de 27 de dezembro, com exceção das localidades junto ao litoral, onde o impacto do frio poderá ser menos intenso.
A Escola Secundária de Monserrate, certificada como EPAS e Escola Embaixadora do Parlamento Europeu, conquistou pela quarta vez consecutiva uma viagem ao Parlamento Europeu, em Estrasburgo, fruto de um ano repleto de atividades educativas, exposições, workshops, encontros nacionais, desafios e concursos.
Ângela Pereira, jovem de 23 anos natural de Viana do Castelo, faleceu na manhã desta quinta-feira, Dia de Natal, no Instituto Português de Oncologia (IPO) do Porto. A sua história tinha comovido milhares de pessoas nos últimos dias, após um apelo urgente por apoio médico partilhado nas redes sociais.
O presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, marcou presença na tradição do “Viana Moscatel e Banana”, mais conhecido como Bananeiro, e não hesitou em servir alguns copos de moscatel aos milhares de vianenses e visitantes que encheram a Praça da República na tarde desta quarta-feira, véspera de Natal.
Para a grande maioria dos cristãos, o natal significa o nascimento de Jesus. Assim sendo, colocar o presépio por debaixo da árvore de natal é uma das tradições de natal mais comuns. O mesmo recria o nascimento do menino jesus num estábulo.