Um gesto de solidariedade que atravessa fronteiras: o Grupo de Voluntárias Cerveirenses "De Mãos Dadas" concretizou, esta semana, a entrega de 90 aventais destinados a crianças do ensino pré-escolar da cidade de Cacheu, na Guiné-Bissau, cuja inauguração do Centro Escolar Alexander Illing acontece no próximo dia 18 de maio, em resultado de uma onda de solidariedade encabeçada pelo Rotary Club de Viana do Castelo, em parceria com a Hemato Pa Bô e a Associação de Cooperação com a Guiné-Bissau - ACGB, Organização Não Governamental para o Desenvolvimento (ONGD).
Na sequência do desmoronamento do Jardim de Infância GIRASSOL/Cacheu, provocado pelas chuvas de 2019, o Rotary Club de Viana do Castelo – cidade geminada com Cacheu – decidiu avançar com a sua reconstrução. Alertadas para a necessidade de contributos para fazer sorrir as crianças que vão frequentar o novo espaço escolar, este grupo de cerveirenses juntou-se para fazer 90 aventais, com tecidos doados pela empresa Ezpeleta, e que representam mais do que um ato de apoio material, simbolizam um compromisso com a educação e a dignidade das crianças em contextos vulneráveis. A esta oferta, a Câmara Municipal juntou algum material escolar, como canetas e livros didáticos.
A entrega foi articulada entre a Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira e Manuela Pimenta, representante da Hematopabô, que participa nesta missão humanitária que garantirá a chegada dos aventais a Cacheu. “Acreditamos que pequenos gestos podem ter grande impacto. Estes aventais, além de úteis, são uma forma de dizer às crianças de Cacheu que não estão sozinhas”, sublinha a Vereadora da Ação Social, Carla Segadães, congratulando as voluntárias “pela disponibilidade, vontade, dedicação e solidariedade ativa, dando o seu tempo em prol de uma sociedade coesa e humanista”.
O grupo “De Mãos Dadas”, apoiado pela Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira, reúne-se semanalmente num espaço próprio no Centro Coordenador de Transportes, onde desenvolve projetos com enfoque social e solidário. Composto por pessoas de diferentes idades e percursos, está aberto à participação de novos voluntários, tendo como missão procurar constantemente novos desafios que permitam “ajudar a fazer a diferença” na vida de quem mais precisa.
De sublinhar que a cidade de Cacheu, na Guiné-Bissau, tem cerca de 6 000 habitantes, onde 44% são jovens com menos de 15 anos. A ligação de Viana do Castelo à cidade de Cacheu, ex-capital, é já bastante antiga, remontando ao século XV, quando os portugueses que aportaram em África estabeleceram-se precisamente em Cacheu. Por esse motivo, por ocasião das comemorações, em 1988, do IV Centenário da criação da cidade, procurou geminar-se com Viana do Castelo por haver muitas similitudes, geográficas e históricas entre si.
A criação, em 2005, da ACGB – Associação de Cooperação com a Guiné-Bissau, reconhecida pelo Instituto Camões (Instituto de Cooperação e da Língua Portuguesa), sediada em Viana do castelo (Portugal), foi possível envolver pessoas, empresas e instituições dos dois países, em projetos de cooperação no âmbito da Educação, Saúde e Luta contra a Pobreza. Ao longo das últimas duas décadas, em estreita parceria com os parceiros locais e o apoio permanente do Rotary Club de Viana do Castelo, foram implementados alguns importantes projetos como: construção da Maternidade de Cacheu, Casa das Mães, Associação de Pessoas com Deficiência de Cacheu, apadrinhamento de bebés nascidos na maternidade, apetrechamento das escolas do setor de Cacheu, requalificação e dinamização do Centro de Recursos (Biblioteca, Ludoteca e Mediateca), diversas ações de formação em diversas áreas da saúde e educação e envio de materiais diversos de apoio aos projetos.
Segue-se agora, no dia 18 de maio, a inauguração do Centro Escolar Alexander Illing, um projeto piloto que poderia ser replicado noutros locais da Guiné-Bissau, e para o qual o Grupo de Voluntárias Cerveirenses “De Mãos Dadas” deram o seu contributo para espalhar sorrisos pelas crianças que vão frequentar aquele espaço.
Disputou-se este domingo a 19ª jornada da 1ª Divisão da Associação de Futebol de Viana do Castelo, com destaque para a consolidação da liderança do Castelense.
A 20ª jornada da 2ª Divisão da AF Viana do Castelo ficou marcada por resultados expressivos e pela manutenção da igualdade pontual no topo da classificação.
A Juventude Viana venceu, este sábado, a Académica de Coimbra por expressivos 10-0, em partida da 15.ª jornada do Campeonato Nacional da 2.ª Divisão de hóquei em patins, disputada no Pavilhão José Natário, em Viana do Castelo.
O Município de Valença arrancou esta semana com o projeto “O Museu Vai à Escola 2026”, uma iniciativa que leva a história, o património e a identidade valenciana diretamente às salas de aula do 1.º ciclo do ensino básico.
A companhia aérea de baixo custo Ryanair vai abandonar a operação nos Açores a partir de 29 de março de 2026, cancelando as seis rotas atualmente ativas no arquipélago.
Vários distritos de Portugal continental mantêm-se este domingo sob avisos meteorológicos devido à previsão de agitação marítima forte, chuva persistente, vento intenso e possibilidade de queda de neve, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Começa hoje, 1 de fevereiro, a votação antecipada em mobilidade para a segunda volta das eleições presidenciais em Portugal. Cerca de 309 mil eleitores inscreveram-se para votar antecipadamente, mais 90 mil do que na primeira volta.