Logo
Regional

Grupo de Voluntárias de Cerveira oferece 90 aventais a crianças do pré-escolar de Cacheu

4 Maio, 2025 | 11:25
Partilhar
Pedro Xavier
3 min. leitura

Um gesto de solidariedade que atravessa fronteiras: o Grupo de Voluntárias Cerveirenses "De Mãos Dadas" concretizou, esta semana, a entrega de 90 aventais destinados a crianças do ensino pré-escolar da cidade de Cacheu, na Guiné-Bissau, cuja inauguração do Centro Escolar Alexander Illing acontece no próximo dia 18 de maio, em resultado de uma onda de solidariedade encabeçada pelo Rotary Club de Viana do Castelo, em parceria com a Hemato Pa Bô e a Associação de Cooperação com a Guiné-Bissau - ACGB, Organização Não Governamental para o Desenvolvimento (ONGD).

Na sequência do desmoronamento do Jardim de Infância GIRASSOL/Cacheu, provocado pelas chuvas de 2019, o Rotary Club de Viana do Castelo – cidade geminada com Cacheu – decidiu avançar com a sua reconstrução. Alertadas para a necessidade de contributos para fazer sorrir as crianças que vão frequentar o novo espaço escolar, este grupo de cerveirenses juntou-se para fazer 90 aventais, com tecidos doados pela empresa Ezpeleta, e que representam mais do que um ato de apoio material, simbolizam um compromisso com a educação e a dignidade das crianças em contextos vulneráveis. A esta oferta, a Câmara Municipal juntou algum material escolar, como canetas e livros didáticos.

A entrega foi articulada entre a Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira e Manuela Pimenta, representante da Hematopabô, que participa nesta missão humanitária que garantirá a chegada dos aventais a Cacheu. “Acreditamos que pequenos gestos podem ter grande impacto. Estes aventais, além de úteis, são uma forma de dizer às crianças de Cacheu que não estão sozinhas”, sublinha a Vereadora da Ação Social, Carla Segadães, congratulando as voluntárias “pela disponibilidade, vontade, dedicação e solidariedade ativa, dando o seu tempo em prol de uma sociedade coesa e humanista”.

O grupo “De Mãos Dadas”, apoiado pela Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira, reúne-se semanalmente num espaço próprio no Centro Coordenador de Transportes, onde desenvolve projetos com enfoque social e solidário. Composto por pessoas de diferentes idades e percursos, está aberto à participação de novos voluntários, tendo como missão procurar constantemente novos desafios que permitam “ajudar a fazer a diferença” na vida de quem mais precisa.

De sublinhar que a cidade de Cacheu, na Guiné-Bissau, tem cerca de 6 000 habitantes, onde 44% são jovens com menos de 15 anos. A ligação de Viana do Castelo à cidade de Cacheu, ex-capital, é já bastante antiga, remontando ao século XV, quando os portugueses que aportaram em África estabeleceram-se precisamente em Cacheu. Por esse motivo, por ocasião das comemorações, em 1988, do IV Centenário da criação da cidade, procurou geminar-se com Viana do Castelo por haver muitas similitudes, geográficas e históricas entre si.

A criação, em 2005, da ACGB – Associação de Cooperação com a Guiné-Bissau, reconhecida pelo Instituto Camões (Instituto de Cooperação e da Língua Portuguesa), sediada em Viana do castelo (Portugal), foi possível envolver pessoas, empresas e instituições dos dois países, em projetos de cooperação no âmbito da Educação, Saúde e Luta contra a Pobreza. Ao longo das últimas duas décadas, em estreita parceria com os parceiros locais e o apoio permanente do Rotary Club de Viana do Castelo, foram implementados alguns importantes projetos como: construção da Maternidade de Cacheu, Casa das Mães, Associação de Pessoas com Deficiência de Cacheu, apadrinhamento de bebés nascidos na maternidade, apetrechamento das escolas do setor de Cacheu, requalificação e dinamização do Centro de Recursos (Biblioteca, Ludoteca e Mediateca), diversas ações de formação em diversas áreas da saúde e educação e envio de materiais diversos de apoio aos projetos.

Segue-se agora, no dia 18 de maio, a inauguração do Centro Escolar Alexander Illing, um projeto piloto que poderia ser replicado noutros locais da Guiné-Bissau, e para o qual o Grupo de Voluntárias Cerveirenses “De Mãos Dadas” deram o seu contributo para espalhar sorrisos pelas crianças que vão frequentar aquele espaço.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Cultura 4 Fevereiro, 2026

Viana do Castelo recebe ação do CAPACITEATRO e promove teatro como ferramenta social

Viana do Castelo recebeu mais uma ação do CAPACITEATRO, projeto que utiliza o teatro como instrumento de inclusão e intervenção social. A iniciativa decorreu no Grupo Etnográfico de Areosa e foi orientada pelo ator e encenador António Durães, conhecido pelo trabalho com comunidades.

Regional 4 Fevereiro, 2026

Jovem detido em Ponte de Lima com haxixe

A PSP intercetou, no dia 30 de janeiro, um jovem de 20 anos, desempregado e residente em Ponte de Lima, na posse de haxixe suficiente para cerca de 16 doses individuais.

Regional 4 Fevereiro, 2026

Vila Nova de Cerveira e São Pedro da Torre recebem 50 vagas de emprego no setor produtivo

O Clan, empresa portuguesa de recursos humanos com mais de 30 anos de experiência, abriu 50 vagas para operadores de produção em Vila Nova de Cerveira e São Pedro da Torre, no distrito de Viana do Castelo.

Nacional 4 Fevereiro, 2026

Caminha assinala hoje o Dia Mundial do Cancro com iniciativa da Operação Nariz Vermelho

Caminha assinala hoje, dia 4 de fevereiro, o Dia Mundial do Cancro, com uma iniciativa promovida no âmbito da Operação Nariz Vermelho. O evento tem lugar às 19h00 no Edifício Paços do Concelho, na Praça Conselheiro Silva Torres.

Nacional 4 Fevereiro, 2026

Nortaluga apoia comunidades afetadas pela Tempestade Kristin

A Nortaluga, empresa sediada na Zona Industrial do Neiva, 2ª fase, em São Romão do Neiva, Viana do Castelo, reforça o seu compromisso com as comunidades afetadas pela Tempestade Kristin. A empresa manifesta total solidariedade a famílias, empresas e instituições impactadas por esta intempérie.

Desporto 4 Fevereiro, 2026

“Nadar em Família” celebra três anos e atrai cada vez mais participantes em Viana do Castelo

O projeto “Nadar em Família”, promovido pelo Município de Viana do Castelo, celebrou no fim de semana três anos de existência, consolidando-se como uma iniciativa de referência para a prática de atividades aquáticas em família.

Regional 4 Fevereiro, 2026

Três detidos em Viana do Castelo por condução sem carta

A PSP deteve, na última semana, três homens por condução de veículos sem habilitação legal, numa ação de prevenção e combate à criminalidade que decorreu entre 25 de janeiro e 1 de fevereiro.