O Palco das Artes de Vila Nova de Cerveira acolheu a terceira reunião do Grupo de Ação Local (GAL) do projeto AR.C.H.ETHICS - Architecture, Citizenship, History and Ethics to shape Dissonant Heritage in European Cities, na qual foi revisitado o plano de trabalhos, apresentada a proposta de estrutura do plano de ação e feita a revisão da matriz estratégica com os objetivos já definidos.
Durante o encontro, os elementos presentes desenvolveram ainda dois exercícios – Cartas ao Presidente e Análise de Casos de Estudo – para que, em conjunto, se identifique projetos e ações a desenvolver no âmbito do Plano de Ação Integrado. As sugestões apresentadas acabam por refletir um interesse coletivo em revitalizar e re-significar o património, um desejo comum de transformar o Castelo de Cerveira num espaço vivo, culturalmente rico e acessível, servindo como um motor para a educação, cultura, e desenvolvimento económico local.
Uma semana depois, três representantes do Grupo de Ação Local deslocaram-se à Albânia (Tirana e Permet) para participarem no 3.º Encontro Transnacional desta rede. O grupo assistiu a uma Masterclass sobre “Arquitetura e Pessoas”, iniciada com um enquadramento da temática pela perita da rede Archethics, Ileana Toscana, seguida da apresentação de Nils Scheffler, especialista Ad-hoc do URBACT, em torno das Arquiteturas Dissonantes para uma sociedade democrática europeia. A Prof.ª Doriana Musai, da Universidade Polis de Tirana, apresentou dois casos de Arquitetura Dissonante na Albânia e, por fim, o parceiro Seiler Stephan, do Município de Leipzig, deu a conhecer o caso prático de Planeamento Participativo em concursos de arquitetura para melhorar o Património Dissonante e envolver as comunidades locais.
O grupo deslocou-se ainda ao Município de Permet, no sul da Albânia, onde, para além de conhecer alguns dos seus exemplos de património dissonante, trabalhou com os parceiros transnacionais na definição da visão, dos objetivos estratégicos e das ações a desenvolver nos Planos de Ação Integrados.
Com uma agenda de trabalho definida pela permanência de contactos, o próximo Encontro Transnacional da rede vai decorrer em Vila Nova de Cerveira, nos dias 5 e 6 de novembro.
Os preços das casas em Viana do Castelo registaram uma subida expressiva nos últimos 12 meses. Segundo o índice do portal imobiliário Idealista, em janeiro de 2026 o valor mediano por metro quadrado atingiu 2.233 euros, refletindo um aumento de 16,8% face a janeiro de 2025.
O distrito de Viana do Castelo está a promover uma campanha de recolha de bens para apoiar as vítimas afetadas pela tempestade Kristin, que causou vários estragos na região de Leiria. A iniciativa é promovida pelo OLYMPICS4ALL – Desporto/Solidariedade, com o apoio da Câmara Municipal de Viana do Castelo e da Federação Distrital de Bombeiros de Viana do Castelo.
Paredes de Coura prepara-se para um fevereiro recheado de cultura, tradições e programação para todos os públicos. O mês começa com o já tradicional Entrudo Sopeiro, mas traz também propostas de teatro, dança, cinema e atividades para famílias e bebés.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo realiza, esta terça-feira 3 de fevereiro, mais uma reunião ordinária do executivo, com uma ordem de trabalhos composta por 21 pontos que abrangem áreas como gestão financeira, apoios sociais e associativos, mobilidade, saúde e desenvolvimento local.
O Festival Viana Jazz foi distinguido como um dos 10 finalistas da 10.ª edição dos Iberian Festival Awards, um prestigiado certame que reconhece os melhores festivais de música da Península Ibérica.
Valença celebra, uma vez mais, o mês do amor com a iniciativa “Valença – Onde o Amor Acontece”, um concurso de fotografia que convida os casais a registar momentos especiais nos cenários mais emblemáticos do concelho.
A Região Escutista de Viana do Castelo mobilizou uma equipa de dirigentes para apoiar as populações afetadas pela passagem da depressão Kristin, que provocou elevados prejuízos em várias zonas do país, sobretudo no centro de Portugal.