O Palco das Artes de Vila Nova de Cerveira acolheu a terceira reunião do Grupo de Ação Local (GAL) do projeto AR.C.H.ETHICS - Architecture, Citizenship, History and Ethics to shape Dissonant Heritage in European Cities, na qual foi revisitado o plano de trabalhos, apresentada a proposta de estrutura do plano de ação e feita a revisão da matriz estratégica com os objetivos já definidos.
Durante o encontro, os elementos presentes desenvolveram ainda dois exercícios – Cartas ao Presidente e Análise de Casos de Estudo – para que, em conjunto, se identifique projetos e ações a desenvolver no âmbito do Plano de Ação Integrado. As sugestões apresentadas acabam por refletir um interesse coletivo em revitalizar e re-significar o património, um desejo comum de transformar o Castelo de Cerveira num espaço vivo, culturalmente rico e acessível, servindo como um motor para a educação, cultura, e desenvolvimento económico local.
Uma semana depois, três representantes do Grupo de Ação Local deslocaram-se à Albânia (Tirana e Permet) para participarem no 3.º Encontro Transnacional desta rede. O grupo assistiu a uma Masterclass sobre “Arquitetura e Pessoas”, iniciada com um enquadramento da temática pela perita da rede Archethics, Ileana Toscana, seguida da apresentação de Nils Scheffler, especialista Ad-hoc do URBACT, em torno das Arquiteturas Dissonantes para uma sociedade democrática europeia. A Prof.ª Doriana Musai, da Universidade Polis de Tirana, apresentou dois casos de Arquitetura Dissonante na Albânia e, por fim, o parceiro Seiler Stephan, do Município de Leipzig, deu a conhecer o caso prático de Planeamento Participativo em concursos de arquitetura para melhorar o Património Dissonante e envolver as comunidades locais.
O grupo deslocou-se ainda ao Município de Permet, no sul da Albânia, onde, para além de conhecer alguns dos seus exemplos de património dissonante, trabalhou com os parceiros transnacionais na definição da visão, dos objetivos estratégicos e das ações a desenvolver nos Planos de Ação Integrados.
Com uma agenda de trabalho definida pela permanência de contactos, o próximo Encontro Transnacional da rede vai decorrer em Vila Nova de Cerveira, nos dias 5 e 6 de novembro.
A 12.ª Corrida de São Silvestre de Viana do Castelo voltou a consagrar Mónica Silva, do Clube Atlético de Macedo de Cavaleiros, que venceu a prova feminina com o tempo de 34:46, repetindo os triunfos alcançados em 2022, 2023 e 2024. A atleta, que é também madrinha da corrida, reforça assim o seu domínio absoluto na competição vianense, tornando-se uma das figuras maiores da história do evento.
A atriz francesa Brigitte Bardot, uma das maiores figuras do cinema europeu do século XX, morreu aos 91 anos, informou hoje a Fundação Brigitte Bardot em comunicado.
A edição 2025 do Lourear a Pevide voltou a afirmar Ponte de Lima como território de excelência na valorização da gastronomia local e do Vinho Verde Loureiro, reforçando a ligação entre restauração, produtores, consumidores e identidade territorial. A forte participação do público confirmou o crescente interesse por esta iniciativa, que alia tradição, inovação e envolvimento comunitário.
Valença vai receber 2026 com uma grande festa no Jardim Municipal, no próximo dia 31 de dezembro. A iniciativa “Valença – Olá 2026” terá música ao vivo, DJs e um espetáculo de fogo de artifício, oferecendo uma noite de convívio e animação para a população e visitantes.
O Governo galego anunciou a criação, no próximo ano, de uma nova categoria destinada a reconhecer rotas culturais de interesse regional associadas ao Caminho de Santiago, incluindo o Caminho Cultural de Santiago da Geira e dos Arrieiros, que começa em Braga.
Vila Nova de Cerveira prepara uma Passagem de Ano 2025-2026 marcada pelo glamour dos Anos 20, com dois palcos, banda ao vivo e quatro DJ’s de renome. A iniciativa da Câmara Municipal aposta numa programação diversificada, dirigida a diferentes públicos, com animação garantida até de manhã.
Viana do Castelo foi palco do I Encontro Nacional de InVolei, evento pioneiro de desporto adaptado que reuniu mais de 60 participantes no Centro Cultural da cidade, com delegações da APPACDM de Viana do Castelo e da APPACDM da Trofa.