O Palco das Artes de Vila Nova de Cerveira acolheu a terceira reunião do Grupo de Ação Local (GAL) do projeto AR.C.H.ETHICS - Architecture, Citizenship, History and Ethics to shape Dissonant Heritage in European Cities, na qual foi revisitado o plano de trabalhos, apresentada a proposta de estrutura do plano de ação e feita a revisão da matriz estratégica com os objetivos já definidos.
Durante o encontro, os elementos presentes desenvolveram ainda dois exercícios – Cartas ao Presidente e Análise de Casos de Estudo – para que, em conjunto, se identifique projetos e ações a desenvolver no âmbito do Plano de Ação Integrado. As sugestões apresentadas acabam por refletir um interesse coletivo em revitalizar e re-significar o património, um desejo comum de transformar o Castelo de Cerveira num espaço vivo, culturalmente rico e acessível, servindo como um motor para a educação, cultura, e desenvolvimento económico local.
Uma semana depois, três representantes do Grupo de Ação Local deslocaram-se à Albânia (Tirana e Permet) para participarem no 3.º Encontro Transnacional desta rede. O grupo assistiu a uma Masterclass sobre “Arquitetura e Pessoas”, iniciada com um enquadramento da temática pela perita da rede Archethics, Ileana Toscana, seguida da apresentação de Nils Scheffler, especialista Ad-hoc do URBACT, em torno das Arquiteturas Dissonantes para uma sociedade democrática europeia. A Prof.ª Doriana Musai, da Universidade Polis de Tirana, apresentou dois casos de Arquitetura Dissonante na Albânia e, por fim, o parceiro Seiler Stephan, do Município de Leipzig, deu a conhecer o caso prático de Planeamento Participativo em concursos de arquitetura para melhorar o Património Dissonante e envolver as comunidades locais.
O grupo deslocou-se ainda ao Município de Permet, no sul da Albânia, onde, para além de conhecer alguns dos seus exemplos de património dissonante, trabalhou com os parceiros transnacionais na definição da visão, dos objetivos estratégicos e das ações a desenvolver nos Planos de Ação Integrados.
Com uma agenda de trabalho definida pela permanência de contactos, o próximo Encontro Transnacional da rede vai decorrer em Vila Nova de Cerveira, nos dias 5 e 6 de novembro.
Uma criança de 9 anos, de nacionalidade venezuelana, que se encontrava desaparecida desde quinta-feira à tarde em Arcos de Valdevez, foi localizada em segurança durante a madrugada desta sexta-feira.
O distrito de Viana do Castelo está esta sexta-feira sob aviso laranja do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), passando a aviso vermelho a partir das 21h00 e até às 03h00 de sábado, devido à forte agitação marítima.
A Festa da Dança regressa a Viana do Castelo nos dias 28 de fevereiro e 28 de março, afirmando-se como um dos eventos dedicados às Danças Tradicionais e do Mundo mais relevantes do concelho. A iniciativa é promovida pela Câmara Municipal de Viana do Castelo (CMVC), pela Associação de Grupos Folclóricos do Alto Minho (AGFAM) e pelo Casino Afifense.
Vila Nova de Cerveira volta a encher as ruas de cor, criatividade e alegria com o tradicional Desfile de Carnaval das Escolas, que se realiza na sexta-feira, 13 de fevereiro, a partir das 14h30. Este ano, a iniciativa é dedicada ao tema “Culturas pelo Mundo” e envolve cerca de 1000 participantes, entre crianças, jovens e seniores dos estabelecimentos de ensino do concelho.
A tradição do vira minhoto volta a animar Paredes de Coura já no próximo domingo, 1 de fevereiro, a partir das 15h00, no Largo Visconde de Mozelos. A iniciativa, organizada pelo Município, convida todos os interessados a dançar, cantar, tocar concertina ou simplesmente assistir a esta manifestação cultural genuína do folclore minhoto.
Viana do Castelo recebe esta sexta-feira, no Pavilhão José Natário, um duelo entre vizinhos que pode ter fortes impactos na classificação da Liga Feminina Placard. O Santa Luzia FC defronta a Casa do Povo de Freixo, em jogo da 15.ª jornada, marcado para as 20h30, com transmissão televisiva no Canal 11.
O troço da Ecopista do Rio Minho que liga Moutorros, na União de Freguesias de Campos e Vila Meã, a Valença encontra-se temporariamente intransitável, na sequência dos danos provocados pelo mau tempo nos últimos dias.