O Palco das Artes de Vila Nova de Cerveira acolheu a terceira reunião do Grupo de Ação Local (GAL) do projeto AR.C.H.ETHICS - Architecture, Citizenship, History and Ethics to shape Dissonant Heritage in European Cities, na qual foi revisitado o plano de trabalhos, apresentada a proposta de estrutura do plano de ação e feita a revisão da matriz estratégica com os objetivos já definidos.
Durante o encontro, os elementos presentes desenvolveram ainda dois exercícios – Cartas ao Presidente e Análise de Casos de Estudo – para que, em conjunto, se identifique projetos e ações a desenvolver no âmbito do Plano de Ação Integrado. As sugestões apresentadas acabam por refletir um interesse coletivo em revitalizar e re-significar o património, um desejo comum de transformar o Castelo de Cerveira num espaço vivo, culturalmente rico e acessível, servindo como um motor para a educação, cultura, e desenvolvimento económico local.
Uma semana depois, três representantes do Grupo de Ação Local deslocaram-se à Albânia (Tirana e Permet) para participarem no 3.º Encontro Transnacional desta rede. O grupo assistiu a uma Masterclass sobre “Arquitetura e Pessoas”, iniciada com um enquadramento da temática pela perita da rede Archethics, Ileana Toscana, seguida da apresentação de Nils Scheffler, especialista Ad-hoc do URBACT, em torno das Arquiteturas Dissonantes para uma sociedade democrática europeia. A Prof.ª Doriana Musai, da Universidade Polis de Tirana, apresentou dois casos de Arquitetura Dissonante na Albânia e, por fim, o parceiro Seiler Stephan, do Município de Leipzig, deu a conhecer o caso prático de Planeamento Participativo em concursos de arquitetura para melhorar o Património Dissonante e envolver as comunidades locais.
O grupo deslocou-se ainda ao Município de Permet, no sul da Albânia, onde, para além de conhecer alguns dos seus exemplos de património dissonante, trabalhou com os parceiros transnacionais na definição da visão, dos objetivos estratégicos e das ações a desenvolver nos Planos de Ação Integrados.
Com uma agenda de trabalho definida pela permanência de contactos, o próximo Encontro Transnacional da rede vai decorrer em Vila Nova de Cerveira, nos dias 5 e 6 de novembro.
A Câmara de Ponte de Lima lançou um concurso público, no valor base de 820 mil euros mais IVA, para transformar um edifício no centro da vila em oito apartamentos de habitação colaborativa e comunitária. O aviso foi publicado em Diário da República e marca mais um passo no que o município considera ser “um novo modelo de resposta social no concelho”.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou, por unanimidade, um apoio financeiro de 27.350 euros para a Junta de Freguesia de Mazarefes, garantindo a conclusão do projeto de arquitetura e especialidades da futura Creche de Mazarefes, prevista para acolher 42 crianças.
A Escola Superior de Educação do Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) acolhe, esta quarta-feira, 3 de dezembro, o primeiro Encontro Estudante-Atleta, uma iniciativa que reúne estudantes, técnicos, dirigentes e parceiros para debater os desafios, estratégias e oportunidades da conciliação entre a vida académica e a prática desportiva.
A requalificação do Comando Distrital da PSP de Viana do Castelo, prevista desde 2021, está suspensa devido a um processo judicial movido pela empresa que ganhou o concurso público, confirmou o Ministério da Administração Interna (MAI).
É já esta sexta-feira que o Club Lote 5 recebe o Lote of Christmas, um evento produzido em parceria com a Anémona Sonora.
O Município de Monção volta a promover a iniciativa “Férias Fora de Portas”, destinada a crianças da Educação Pré-Escolar e do 1º Ciclo do Ensino Básico residentes no concelho. O programa de ocupação de tempos livres decorre durante as férias de Natal, oferecendo atividades lúdicas e educativas.
O docente da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico de Viana do Castelo, Acácio Viegas, venceu o Primeiro Prémio da XV Bienal de Pintura do Eixo Atlântico com a obra “Sobre a liberdade de Ser”.