O Palco das Artes de Vila Nova de Cerveira acolheu a terceira reunião do Grupo de Ação Local (GAL) do projeto AR.C.H.ETHICS - Architecture, Citizenship, History and Ethics to shape Dissonant Heritage in European Cities, na qual foi revisitado o plano de trabalhos, apresentada a proposta de estrutura do plano de ação e feita a revisão da matriz estratégica com os objetivos já definidos.
Durante o encontro, os elementos presentes desenvolveram ainda dois exercícios – Cartas ao Presidente e Análise de Casos de Estudo – para que, em conjunto, se identifique projetos e ações a desenvolver no âmbito do Plano de Ação Integrado. As sugestões apresentadas acabam por refletir um interesse coletivo em revitalizar e re-significar o património, um desejo comum de transformar o Castelo de Cerveira num espaço vivo, culturalmente rico e acessível, servindo como um motor para a educação, cultura, e desenvolvimento económico local.
Uma semana depois, três representantes do Grupo de Ação Local deslocaram-se à Albânia (Tirana e Permet) para participarem no 3.º Encontro Transnacional desta rede. O grupo assistiu a uma Masterclass sobre “Arquitetura e Pessoas”, iniciada com um enquadramento da temática pela perita da rede Archethics, Ileana Toscana, seguida da apresentação de Nils Scheffler, especialista Ad-hoc do URBACT, em torno das Arquiteturas Dissonantes para uma sociedade democrática europeia. A Prof.ª Doriana Musai, da Universidade Polis de Tirana, apresentou dois casos de Arquitetura Dissonante na Albânia e, por fim, o parceiro Seiler Stephan, do Município de Leipzig, deu a conhecer o caso prático de Planeamento Participativo em concursos de arquitetura para melhorar o Património Dissonante e envolver as comunidades locais.
O grupo deslocou-se ainda ao Município de Permet, no sul da Albânia, onde, para além de conhecer alguns dos seus exemplos de património dissonante, trabalhou com os parceiros transnacionais na definição da visão, dos objetivos estratégicos e das ações a desenvolver nos Planos de Ação Integrados.
Com uma agenda de trabalho definida pela permanência de contactos, o próximo Encontro Transnacional da rede vai decorrer em Vila Nova de Cerveira, nos dias 5 e 6 de novembro.
O SC Vianense deslocou-se este domingo a Mirandela, ao Estádio São Sebastião, e venceu a equipa local por 3-1, em jogo da 11.ª jornada do Campeonato de Portugal, série A.
Após uma derrota na primeira jornada frente à Associação de Futebol de Braga, por 1-0, a Seleção da Associação de Futebol de Viana do Castelo conseguiu um empate frente à Associação de Futebol de Viseu, num jogo da segunda jornada da Taça das Regiões, que terminou 1-1.
A RTP vai participar na edição de 2026 do Festival Eurovisão da Canção, marcada para maio, na Áustria. A decisão surge após alterações nas regras de votação do concurso, aprovadas pela União Europeia de Radiodifusão (UER), que visam reforçar a transparência e a confiança nos resultados.
A Seleção Nacional Feminina de Futsal conquistou este domingo a medalha de prata na 1.ª edição do Campeonato do Mundo, disputado nas Filipinas, após perder por 3-0 frente ao Brasil na final. A equipa orientada por Luís Conceição assinou um percurso notável e regressa a casa com um resultado histórico para a modalidade.
O Vice-Presidente da Câmara de Monção, Roberto Lameira, e o concelleiro de Desporto de Salvaterra de Miño, Edgar Martinez, apresentaram esta semana a Prova Solidária S. Silvestre, que terá lugar dia 27 de dezembro, com partidas previstas para as 19h00 (Mini S. Silvestre) e 19h30 (prova principal).
A Juventude de Viana continua a viver um arranque de época irrepreensível. Este sábado, no Pavilhão José Natário, a formação vianense somou a nona vitória consecutiva ao bater de forma contundente o Infante de Sagres por 6-0, em partida da 9.ª jornada do Campeonato Nacional da II Divisão.
Vila Nova de Cerveira reuniu cerca de 200 utentes das seis Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) do concelho para o tradicional Almoço de Natal. A iniciativa contou com a presença do Presidente da Câmara, Rui Teixeira, e dos vereadores António Quintas e Sónia Guerreiro, num ambiente de grande animação e convívio.