Grua móvel de 500 quilogramas, instalada na ponte-cais de betão no porto de Vila Praia de Âncora, é a solução imediata que a DOCAPESCA – Portos e Lotas, SA encontrou para os pescadores terem condições de segurança.
Segundo informação prestada ao Município por aquela entidade, na zona sul do porto (área da náutica de recreio) – o cais flutuante foi retirado para seco porque se estava a partir devido ao assoreamento, sendo reposicionado quando houver nova dragagem.
Da mesma forma, a DOCAPESCA refere que na zona norte do porto (área da pesca profissional), o cais flutuante que foi instalado em 2019, fica muito exposto à água que galga o molhe, deslocando-se da ponte de acesso e mesmo estando lá instalado, encontra-se afastado da mesma, impedindo que se faça a descarga do pescado através dele.
A DOCAPESCA preparou um projeto de reposicionamento desse cais, que prevê uma ponte de acesso, com reforço das ligações para fixação, em concurso público (valor base de 150.000 euros). A intervenção deve estar concluída até maio 2024.
Assim, a solução imediata foi a instalação da grua móvel na ponte-cais de betão.
O município de Caminha está a acompanhar os procedimentos.
A Juventude Viana venceu, este sábado, a Académica de Coimbra por expressivos 10-0, em partida da 15.ª jornada do Campeonato Nacional da 2.ª Divisão de hóquei em patins, disputada no Pavilhão José Natário, em Viana do Castelo.
O Município de Valença arrancou esta semana com o projeto “O Museu Vai à Escola 2026”, uma iniciativa que leva a história, o património e a identidade valenciana diretamente às salas de aula do 1.º ciclo do ensino básico.
A companhia aérea de baixo custo Ryanair vai abandonar a operação nos Açores a partir de 29 de março de 2026, cancelando as seis rotas atualmente ativas no arquipélago.
Vários distritos de Portugal continental mantêm-se este domingo sob avisos meteorológicos devido à previsão de agitação marítima forte, chuva persistente, vento intenso e possibilidade de queda de neve, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Começa hoje, 1 de fevereiro, a votação antecipada em mobilidade para a segunda volta das eleições presidenciais em Portugal. Cerca de 309 mil eleitores inscreveram-se para votar antecipadamente, mais 90 mil do que na primeira volta.
O Governo reúne-se hoje, domingo, em Conselho de Ministros Extraordinário para analisar a situação de calamidade provocada pela depressão Kristin, discutir medidas de prevenção para os próximos dias e definir estratégias de recuperação das áreas afetadas.
Assinala-se este sábado, 31 de janeiro, o 28.º aniversário do resgate e da chegada do Navio Hospital Gil Eannes a Viana do Castelo, um momento marcante da história recente da cidade e um exemplo notável de mobilização cívica em defesa do património marítimo.