Grua móvel de 500 quilogramas, instalada na ponte-cais de betão no porto de Vila Praia de Âncora, é a solução imediata que a DOCAPESCA – Portos e Lotas, SA encontrou para os pescadores terem condições de segurança.
Segundo informação prestada ao Município por aquela entidade, na zona sul do porto (área da náutica de recreio) – o cais flutuante foi retirado para seco porque se estava a partir devido ao assoreamento, sendo reposicionado quando houver nova dragagem.
Da mesma forma, a DOCAPESCA refere que na zona norte do porto (área da pesca profissional), o cais flutuante que foi instalado em 2019, fica muito exposto à água que galga o molhe, deslocando-se da ponte de acesso e mesmo estando lá instalado, encontra-se afastado da mesma, impedindo que se faça a descarga do pescado através dele.
A DOCAPESCA preparou um projeto de reposicionamento desse cais, que prevê uma ponte de acesso, com reforço das ligações para fixação, em concurso público (valor base de 150.000 euros). A intervenção deve estar concluída até maio 2024.
Assim, a solução imediata foi a instalação da grua móvel na ponte-cais de betão.
O município de Caminha está a acompanhar os procedimentos.
A apresentadora de televisão portuguesa Teresa Guilherme estará em Viana do Castelo, no Teatro Sá de Miranda, este sábado, 31 de janeiro, para apresentar o espetáculo de teatro “As Vaginas e Eu – Tudo o que ficou por dizer”.
O Alto Minho volta a ser palco de formação internacional na gestão do fogo controlado com o European TREX 2026, que decorre de 30 de janeiro a 6 de fevereiro, em Paredes de Coura.
As baixas temperaturas e a elevada humidade características do inverno podem comprometer o bem-estar de cães e gatos, sobretudo dos animais de pequeno porte, de pelo curto e seniores. O alerta é deixado por Elena Díaz, médica veterinária da Kivet, que sublinha a importância de pequenos cuidados diários para prevenir problemas de saúde nesta altura do ano.
São Tomé e Príncipe acolheu o lançamento do projeto +COESÃO, uma iniciativa do Politécnico de Viana do Castelo que visa reforçar a qualidade do ensino superior, capacitar docentes e aproximar a formação académica das necessidades reais do país.
A freguesia de Carreço acolhe este sábado, 31 de janeiro, a primeira edição do evento “Ecos de Janeiro”, uma iniciativa dedicada à preservação e valorização do Cantar dos Reis, tradição do património imaterial português.
A Juventude Viana recebe este sábado, às 21h30, a Académica de Coimbra, em jogo da 15.ª jornada do Campeonato Nacional da II Divisão de hóquei em patins, no Pavilhão José Natário.
Os parques eólicos offshore previstos para Viana do Castelo e para a Figueira da Foz poderão gerar até 9.400 postos de trabalho durante a fase de construção, segundo um estudo apresentado esta semana em Viana do Castelo.