Grua móvel de 500 quilogramas, instalada na ponte-cais de betão no porto de Vila Praia de Âncora, é a solução imediata que a DOCAPESCA – Portos e Lotas, SA encontrou para os pescadores terem condições de segurança.
Segundo informação prestada ao Município por aquela entidade, na zona sul do porto (área da náutica de recreio) – o cais flutuante foi retirado para seco porque se estava a partir devido ao assoreamento, sendo reposicionado quando houver nova dragagem.
Da mesma forma, a DOCAPESCA refere que na zona norte do porto (área da pesca profissional), o cais flutuante que foi instalado em 2019, fica muito exposto à água que galga o molhe, deslocando-se da ponte de acesso e mesmo estando lá instalado, encontra-se afastado da mesma, impedindo que se faça a descarga do pescado através dele.
A DOCAPESCA preparou um projeto de reposicionamento desse cais, que prevê uma ponte de acesso, com reforço das ligações para fixação, em concurso público (valor base de 150.000 euros). A intervenção deve estar concluída até maio 2024.
Assim, a solução imediata foi a instalação da grua móvel na ponte-cais de betão.
O município de Caminha está a acompanhar os procedimentos.
A iniciativa “Viana, Moscatel e Banana”, que integra o programa “Viana, Coração do Natal” vai voltar, no dia 24 de dezembro, ao centro histórico de Viana do Castelo.
A Companhia de Bombeiros Sapadores de Viana do Castelo promoveu uma receção institucional dirigida aos Presidentes das Juntas de Freguesia do concelho, num encontro dedicado ao fortalecimento da cooperação e à partilha de informação estratégica no âmbito do sistema municipal de proteção e socorro.
A Câmara Municipal de Valença preparou um programa especial para tornar as férias de Natal um período cheio de energia, criatividade e momentos inesquecíveis para as crianças do concelho.
A 26.ª edição do Xantar – Salão Internacional de Turismo Gastronómico, que decorreu entre 20 e 23 de fevereiro em Ourense, na Galiza, termina este domingo com balanço positivo para o Município de Viana do Castelo. A presença com stand próprio reforçou a aposta estratégica neste mercado de proximidade, considerado fundamental para a promoção turística da capital do Alto Minho.
A Eurocidade Cerveira-Tomiño e o Aquamuseu do Rio Minho promovem, nos dias 28 e 29 de novembro, o XII Simpósio Ibérico sobre a Bacia Hidrográfica do Rio Minho, um encontro científico e técnico aberto à comunidade, destinado a debater os principais desafios ambientais deste importante curso de água transfronteiriço.
As inscrições para o Mercado de Natal de Viana do Castelo encerram esta segunda-feira, 24 de novembro. A iniciativa, promovida pela Câmara Municipal de Viana do Castelo e pela Vianafestas no âmbito da programação “Viana Coração do Natal”, volta a animar a cidade entre 5 e 23 de dezembro.
O Tribunal de Trabalho de Viana do Castelo iniciou na quinta-feira, 20 de novembro, o julgamento do processo movido, em 2014, por antigos trabalhadores dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC), que contestam o despedimento coletivo que marcou o encerramento da empresa pública. A ação, que começou com 12 autores e hoje envolve oito, tornou-se um dos processos laborais mais extensos da região, acumulando já 13 volumes.