Logo
Desporto

Granfondo “embala” berço do Alvarinho

14 Setembro, 2023 | 17:16
Partilhar
Eduarda Alves
1 min. leitura

A V edição do Monção e Melgaço Granfondo realiza-se este domingo, 17 de setembro, juntando ciclistas profissionais e amadores num percurso pelos dois municípios.

Cerca de 1500 atletas, de 20 nacionalidades diferentes, vão estar na linha de partida da V edição do Monção e Melgaço Granfondo.

O dorsal nº1 é António Carvalho, o melhor ciclista luso que conquistou o terceiro lugar, na última Volta a Portugal em Bicicleta. Ao seu lado, estará Nuno Morgado, vencedor dos granfondos do Gerês e Montemuro, e David Mayo Vivas, o “mais forte” no Bragança Granfondo.

Como já tem sido habitual, a Espanha apresenta um enorme contingente de atletas inscritos, confirmando a crescente procura de na prova.

Na presente edição, serão 400, entre eles, Alejandro Marques, vencedor da Volta a Portugal em Bicicleta, em 2013.

A organização fica a cargo da Bikeservice com três distâncias previstas:

Minifondo (73 km)
Mediofondo (103 km)
Granfondo (127 km)

Os participantes vão percorrer um território pontuado por extensas plantações de Alvarinho, áreas de lazer ribeirinhas e aprazíveis lugares de montanha, sob o olhar atento e generoso dos rios Minho, Mouro e Gadanha.

Ao longo da prova, várias coletividades locais vão incentivar os ciclistas com o toque das concertinas e a batidas sincronizadas dos bombos.

A partida e chegada é feita em Melgaço e o início está marcado para as 9h00.

Quinze minutos depois, arranca uma caminhada (sujeita a inscrição) que se destina, essencialmente, aos acompanhantes dos ciclistas em prova.

No dia anterior, sábado, 16 de setembro, será a vez dos mais jovens participarem nesta festa do ciclismo inclusivo, disputando o Granfondo Kids.

As provas acontecem no local onde ficará instalada a meta e dividem-se em quatro escalões:

Pupilos;
Benjamins;
Iniciados;
Infantis.

Com a inscrição, que termina no dia 15 de setembro, sexta-feira, às 18h00, cada participante leva consigo o jersey oficial deste evento desportivo marcante na região, um saca-rolhas e uma garrafa de Alvarinho, marca Soalheiro.

A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 2 Março, 2024

Eleições: Viana TV transmite último debate com candidatos pelo circulo eleitoral de Viana do Castelo

Os cabeça de lista dos partidos com representação parlamentar, candidatos às Eleições Legislativas do próximo dia 10 de março, pelo circulo eleitoral de Viana do Castelo, fazem esta segunda-feira um último debate.

Desporto 2 Março, 2024

Voleibol Clube de Viana perdeu em casa com o Vitória SC

Em jogo da 11ª jornada da fase final do campeonato nacional da 1ª divisão de Voleibol, realizado, este sábado à tarde, a equipa sénior masculina do Voleibol Clube Viana perdeu (2-3) no Pavilhão de Santa Maria Maior com o Vitória SC, com parciais de 25-22, 25-18, 17-25, 22-25 e 13-15.

Regional 2 Março, 2024

Viana do Castelo sob aviso laranja devido à previsão de agitação marítima

Sete distritos do continente, incluindo Viana do Castelo, vão estar este sábado sob aviso laranja devido à previsão de agitação marítima, prevendo-se ondas de noroeste com 5 a 6 metros, segundo o IPMA.

Regional 2 Março, 2024

“Concertos nas Freguesias” voltam à Igreja de Santa Maria da Silva Valença

O ciclo 'Concertos nas Freguesias' regressa a Valença, este sábado, 2 de março, mais precisamente à Igreja Paroquial de Santa Maria da Silva, às 21h30, com um espetáculo de Manuel Araújo ao piano, acompanhado, como sempre, pelo Maestro Victorino d'Almeida e Miguel Leite.

Desporto 2 Março, 2024

Canal 11 transmite jogo do Santa Luzia em Fafe

A Liga Feminina Placard regressa este sábado, com seis jogos imperdíveis agendados para o final da tarde, e a contarem para a jornada 20.

Desporto 2 Março, 2024

Juventude Viana recebe hoje Académica de Espinho

A Juventude Viana recebe, este sábado às 21h00, no Pavilhão José Natário a Associação Académica de Espinho, em jogo referente à 17ª jornada do campeonato nacional de 2ª divisão de hóquei em patins.

Nacional 2 Março, 2024

Eleições: Mais de 200 mil inscritos para voto antecipado em mobilidade

Mais de 200 mil eleitores inscreveram-se para votar antecipadamente em mobilidade no domingo, uma semana antes das eleições legislativas, anunciou o Ministério da Administração Interna (MAI).