O Grande Prémio de Portugal de MotoGP de 2025 será disputado de 07 a 09 de novembro, sendo a penúltima das 22 rondas do Campeonato do Mundo de velocidade de motociclismo.
De acordo com a comunicação dos promotores do Mundial onde corre o português Miguel Oliveira, a prova lusa, cuja renovação foi anunciada quarta-feira, será disputado numa fase decisiva da temporada e fora da época alta do turismo.
A 22.ª edição do GP de Portugal decorrerá pela sétima vez consecutiva no Autódromo Internacional do Algarve, em Portimão, e antecede o fecho da temporada, previsto para Valência, em Espanha.
De acordo com o calendário hoje conhecido, em 2025 estão previstas 22 provas, mais duas do que este ano, com o regresso da República Checa e a estreia da Hungria.
De fora fica o GP da Índia, que voltará ao calendário em 2026.
Assim, o Mundial de MotoGP arranca mais cedo, de 28 de fevereiro a 02 de março, na Tailândia, seguindo-se a Argentina, duas semanas depois, e o GP das Américas, no final de março.
O Qatar, que habitualmente acolhia a primeira prova do ano, passa a ser a quarta ronda do calendário, de 11 a 13 de abril, antes da primeira ronda europeia, com as corridas em Espanha (25 a 27 de abril), França (09 a 11 de maio), Grã-Bretanha (23 a 25 de maio) Aragão (06 a 08 de junho), Itália (20 a 22 de junho), Países Baixos (27 a 29 de junho), Alemanha (11 a 13 de julho) e República Checa (18 a 20 de julho).
Após a pausa de verão, o campeonato regressa na Áustria (15 a 17 de agosto), passando depois por Hungria (de 22 a 24 de agosto), seguindo para Barcelona (05 a 07 de setembro) e San Marino (12 a 14 de setembro).
A caravana aponta, então, para a ronda asiática, com o GP do Japão logo de 26 a 28 de setembro e Indonésia (03 a 05 de outubro), seguindo-se a Austrália (17 a 19 de outubro) e Malásia (24 a 26 de outubro), antes do regresso à Europa, com o GP de Portugal (07 a 09 de novembro) e o GP de Valência (14 a 16 de novembro), que fecha a competição.
Comparativamente com o calendário de 2024, destaque ainda para a saída definitiva do Cazaquistão, cuja prova foi cancelada este ano e substituída pelo GP da Emília Romagna, no mesmo circuito de Misano onde se disputa o GP de San Marino.
Em 2025, o Mundial de MotoGP passa por 18 países, com a Península Ibérica a acolher cinco das 22 jornadas.
A banda Bela Trama, natural de Viana do Castelo, protagonizou um momento singular ao atuar em pleno deserto do Saara, nas imponentes dunas de Erg Chebbi, em Merzouga (Marrocos).
Ponte da Barca inaugurou a exposição de Velas de Natal, que pode ser visitada nos Paços do Concelho até ao início de janeiro de 2026. A iniciativa resulta de um desafio lançado pelo Município à comunidade e reúne trabalhos de escolas, IPSS, APPACDM e população em geral.
Viana do Castelo encerra este sábado, 13 de novembro, o título de Capital da Cultura do Eixo Atlântico com uma cerimónia especial no Teatro Municipal Sá de Miranda, marcada para as 21h00.
A Igreja de São Domingos, em Viana do Castelo, será palco, no próximo dia 6 de janeiro de 2026, da tradicional “Adoração dos Reis Magos”, um dos momentos mais emblemáticos das celebrações natalícias no concelho. O evento está marcado para as 21h30 e promete voltar a encher o templo de público.
A Liga Feminina Placard está de volta este sábado, 13 de dezembro, após a longa paragem motivada pela realização do Mundial de Futsal Feminino. O Pavilhão Municipal José Natário volta a ganhar vida às 18h00, com um dos jogos mais aguardados da jornada: o vice-campeão Santa Luzia recebe o atual campeão nacional Nun’Álvares.
O Teatro Municipal Sá de Miranda recebe, nos próximos dias 26 e 27 de dezembro, o espetáculo “Baião d’Oxigénio”, com início marcado para as 21h00. João Baião promete levar ao palco uma mistura de música, humor e emoção, numa produção pensada para toda a família.
A Praça da República, no centro histórico de Viana do Castelo, recebe este sábado, às 15h00, o tradicional Feirão do Mel, uma iniciativa gastronómica promovida pela Associação dos Grupos Folclóricos do Alto Minho. O evento promete animar a cidade e atrair visitantes interessados em conhecer e adquirir mel de qualidade para o inverno.