O Grande Prémio de Portugal de MotoGP de 2025 será disputado de 07 a 09 de novembro, sendo a penúltima das 22 rondas do Campeonato do Mundo de velocidade de motociclismo.
De acordo com a comunicação dos promotores do Mundial onde corre o português Miguel Oliveira, a prova lusa, cuja renovação foi anunciada quarta-feira, será disputado numa fase decisiva da temporada e fora da época alta do turismo.
A 22.ª edição do GP de Portugal decorrerá pela sétima vez consecutiva no Autódromo Internacional do Algarve, em Portimão, e antecede o fecho da temporada, previsto para Valência, em Espanha.
De acordo com o calendário hoje conhecido, em 2025 estão previstas 22 provas, mais duas do que este ano, com o regresso da República Checa e a estreia da Hungria.
De fora fica o GP da Índia, que voltará ao calendário em 2026.
Assim, o Mundial de MotoGP arranca mais cedo, de 28 de fevereiro a 02 de março, na Tailândia, seguindo-se a Argentina, duas semanas depois, e o GP das Américas, no final de março.
O Qatar, que habitualmente acolhia a primeira prova do ano, passa a ser a quarta ronda do calendário, de 11 a 13 de abril, antes da primeira ronda europeia, com as corridas em Espanha (25 a 27 de abril), França (09 a 11 de maio), Grã-Bretanha (23 a 25 de maio) Aragão (06 a 08 de junho), Itália (20 a 22 de junho), Países Baixos (27 a 29 de junho), Alemanha (11 a 13 de julho) e República Checa (18 a 20 de julho).
Após a pausa de verão, o campeonato regressa na Áustria (15 a 17 de agosto), passando depois por Hungria (de 22 a 24 de agosto), seguindo para Barcelona (05 a 07 de setembro) e San Marino (12 a 14 de setembro).
A caravana aponta, então, para a ronda asiática, com o GP do Japão logo de 26 a 28 de setembro e Indonésia (03 a 05 de outubro), seguindo-se a Austrália (17 a 19 de outubro) e Malásia (24 a 26 de outubro), antes do regresso à Europa, com o GP de Portugal (07 a 09 de novembro) e o GP de Valência (14 a 16 de novembro), que fecha a competição.
Comparativamente com o calendário de 2024, destaque ainda para a saída definitiva do Cazaquistão, cuja prova foi cancelada este ano e substituída pelo GP da Emília Romagna, no mesmo circuito de Misano onde se disputa o GP de San Marino.
Em 2025, o Mundial de MotoGP passa por 18 países, com a Península Ibérica a acolher cinco das 22 jornadas.
Vila Nova de Cerveira prepara-se para prestar homenagem ao jovem futebolista Duarte Cunha, natural do concelho, recentemente consagrado Campeão do Mundo Sub-17 pela Seleção Nacional. A iniciativa reconhece o percurso do atleta, a sua dedicação ao desporto e o mérito alcançado ao mais alto nível do futebol internacional.
Cerca de 3500 atletas encheram Viana do Castelo para a 12ª Edição da Corrida São Silvestre. O atleta Alex Figueiredo, do Sport Lisboa e Benfica, venceu a prova masculina (28.43), e Monica Silva do Clube Atlético de Macedo de Cavaleiros, ganhou a prova feminina (34:46).
É já este sábado, 27 de dezembro, que a comunidade courense se reúne para uma das iniciativas mais aguardadas das festividades natalícias: o tradicional Concerto de Natal, que este ano acontece na belíssima Igreja Ecce Homo, em Padornelo, Paredes de Coura, a partir das 21h00.
A passagem para o Ano Novo deverá ser marcada por tempo tendencialmente seco e temperaturas dentro do normal para a época, de acordo com as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
O Centro Cultural de Viana do Castelo recebe, de 30 de janeiro a 1 de fevereiro, mais uma edição do Festival de Dança de Viana do Castelo, um evento que promete três dias intensos dedicados à arte do movimento, à formação e ao espetáculo.
Viana do Castelo recebe este sábado, às 17h30, o candidato presidencial João Cotrim de Figueiredo, apoiado pela Iniciativa Liberal (IL), que marcará presença na tradicional corrida de São Silvestre, integrada na sua agenda de campanha para as eleições presidenciais de 2026.
O funeral de Ângela Pereira, jovem natural de Viana do Castelo que lutava contra uma doença grave, realiza-se este sábado, na Igreja Paroquial de Afife, no concelho de Viana do Castelo.