O Grande Prémio de Portugal de MotoGP de 2025 será disputado de 07 a 09 de novembro, sendo a penúltima das 22 rondas do Campeonato do Mundo de velocidade de motociclismo.
De acordo com a comunicação dos promotores do Mundial onde corre o português Miguel Oliveira, a prova lusa, cuja renovação foi anunciada quarta-feira, será disputado numa fase decisiva da temporada e fora da época alta do turismo.
A 22.ª edição do GP de Portugal decorrerá pela sétima vez consecutiva no Autódromo Internacional do Algarve, em Portimão, e antecede o fecho da temporada, previsto para Valência, em Espanha.
De acordo com o calendário hoje conhecido, em 2025 estão previstas 22 provas, mais duas do que este ano, com o regresso da República Checa e a estreia da Hungria.
De fora fica o GP da Índia, que voltará ao calendário em 2026.
Assim, o Mundial de MotoGP arranca mais cedo, de 28 de fevereiro a 02 de março, na Tailândia, seguindo-se a Argentina, duas semanas depois, e o GP das Américas, no final de março.
O Qatar, que habitualmente acolhia a primeira prova do ano, passa a ser a quarta ronda do calendário, de 11 a 13 de abril, antes da primeira ronda europeia, com as corridas em Espanha (25 a 27 de abril), França (09 a 11 de maio), Grã-Bretanha (23 a 25 de maio) Aragão (06 a 08 de junho), Itália (20 a 22 de junho), Países Baixos (27 a 29 de junho), Alemanha (11 a 13 de julho) e República Checa (18 a 20 de julho).
Após a pausa de verão, o campeonato regressa na Áustria (15 a 17 de agosto), passando depois por Hungria (de 22 a 24 de agosto), seguindo para Barcelona (05 a 07 de setembro) e San Marino (12 a 14 de setembro).
A caravana aponta, então, para a ronda asiática, com o GP do Japão logo de 26 a 28 de setembro e Indonésia (03 a 05 de outubro), seguindo-se a Austrália (17 a 19 de outubro) e Malásia (24 a 26 de outubro), antes do regresso à Europa, com o GP de Portugal (07 a 09 de novembro) e o GP de Valência (14 a 16 de novembro), que fecha a competição.
Comparativamente com o calendário de 2024, destaque ainda para a saída definitiva do Cazaquistão, cuja prova foi cancelada este ano e substituída pelo GP da Emília Romagna, no mesmo circuito de Misano onde se disputa o GP de San Marino.
Em 2025, o Mundial de MotoGP passa por 18 países, com a Península Ibérica a acolher cinco das 22 jornadas.
Viana do Castelo acolhe, a partir de hoje, a 14.ª edição do Viana Volley Cup, um dos maiores torneios de voleibol da região. O evento, organizado pelo Clube de Voleibol de Viana, reúne centenas de atletas, treinadores e adeptos, combinando competição e convívio.
A associação ambientalista Zero criticou a CCDR-Norte por ter colocado em consulta pública o plano de gestão do aterro da Valorminho, em Valença, considerando o projeto “ilegal” e um “atentado ao ambiente”.
Doze pessoas morreram e 453 foram detidas por condução com taxa de álcool no sangue considerada crime, nos primeiros oito dias das operações de Natal e Ano Novo realizadas pela GNR e pela PSP.
Viana do Castelo celebra mais um talento desportivo local. A velejadora Luísa Peres, natural da cidade, foi distinguida pelo Comité Olímpico de Portugal com o estatuto de Esperança Olímpica de Vela, após a sua participação no recente Campeonato do Mundo de Seniores, realizado na China.
O Largo das Neves volta a ser, este sábado, 27 de dezembro, ponto de encontro da comunidade com a realização da tradicional Fogueira de Natal. A edição deste ano contará com os DJs Marshall Hall e Pedro Pereira, prometendo uma noite de música, convívio e celebração coletiva.
O distrito de Viana do Castelo está entre os 11 distritos de Portugal continental colocados sob aviso amarelo pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), devido à persistência de valores baixos da temperatura mínima. O aviso estará em vigor entre a meia-noite de 26 de dezembro e as 6 horas de 27 de dezembro, com exceção das localidades junto ao litoral, onde o impacto do frio poderá ser menos intenso.
A Escola Secundária de Monserrate, certificada como EPAS e Escola Embaixadora do Parlamento Europeu, conquistou pela quarta vez consecutiva uma viagem ao Parlamento Europeu, em Estrasburgo, fruto de um ano repleto de atividades educativas, exposições, workshops, encontros nacionais, desafios e concursos.