Logo
Regional

Governo tem o “dever” de informar municípios sobre apoios para mau tempo

10 Agosto, 2023 | 15:09
Partilhar
Viana TV
2 min. leitura

O presidente da Câmara de Vila Nova de Cerveira afirmou hoje que o Governo tem o “dever institucional” de informar os municípios sobre o financiamento para a recuperação dos estragos causados pelo mau tempo de 1 de janeiro.

“Deveria haver um feedback mensal sobre a situação e não serem os municípios a terem que telefonar, perguntar e insistir. Se a informação fosse prestada a todos os municípios, era mais correto. Era escusado os municípios serem notícia por ainda não terem recebido apoios. Não faz sentido. Há um dever institucional que devia existir e não existe”, afirmou hoje o socialista Rui Teixeira.

Em declarações à agência Lusa, o autarca de Vila Nova de Cerveira, concelho do distrito de Viana do Castelo que sofreu prejuízos 652 mil euros, acrescentou que seria “de todo o respeito informar os municípios que tiveram prejuízos causados pelo mau tempo”.

“Até porque, após as intempéries, os municípios foram informados que o processo de financiamento seria célere. Nem sequer dizem o que foi aprovado, o que não foi, quando vai ser. Estamos sem informação nenhuma”, frisou.

Rui Teixeira disse ter levantado o assunto numa reunião do conselho intermunicipal da Comunidade Intermunicipal (CIM) do Alto Minho e de ter sido informado que “no dia 15 de julho a ministra da Coesão Territorial referiu que, na semana seguinte, o processo ia estar resolvido”.

“Já passou quase um mês. Andamos neste imbróglio pouco percetível porque, aquando das intempéries, a ministra veio logo ao território e, na altura, disse que não haveria nenhuma verba direta, mas que o fundo de emergência ia suprir 60% das verbas relacionadas com os prejuízos causados pelo temporal. Este processo andou de um lado para o outro, em avaliações e candidaturas e já estamos em meados de agosto e verbas, nada”, adiantou.

Rui Teixeira referiu que os municípios “já avançaram com intervenções que eram inevitáveis”.

“Não podíamos ter ruas cortadas, nem situações de perigo para a população. Em junho, os técnicos da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N) estiveram no terreno a verificar os estragos candidatados a financiamento do Governo e, a partir daí, nunca mais disseram nada”, sublinhou.

No Alto Minho, os prejuízos causados pelo mau tempo no início do ano estimam-se em 20 milhões de euros.

Caminha lidera a lista dos municípios com mais prejuízos, com mais de 13 milhões de euros. Segue-se Valença com 3,8 milhões de euros, valor que não integra a recuperação da muralha que desabou.

A Lusa contactou a CCDR-N e o ministério da Coesão Territorial, mas até ao momento não recebeu resposta.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 3 Outubro, 2025

Escola de Hotelaria lança Curso de Escanção dirigido a profissionais do setor

A Escola de Hotelaria vai abrir, no próximo dia 3 de novembro, o Curso de Escanção, uma formação de longa duração destinada a profissionais da restauração, hotelaria e enologia que pretendam especializar-se na arte de servir vinhos.

Regional 3 Outubro, 2025

Valença acolheu conferência nacional sobre Literacia de Adultos

O Agrupamento de Escolas Muralhas do Minho recebeu a conferência final “Caminhos e Boas Práticas para a Promoção da Literacia nos Adultos”, que encerrou um ciclo de ações realizadas em todo o país durante o mês de setembro, no âmbito da Iniciativa Nacional de Educação e Formação de Adultos.

Desporto 3 Outubro, 2025

Liga Europa: Braga soma triunfo histórico em Glasgow

O Sporting de Braga somou esta quinta-feira a segunda vitória consecutiva na fase de grupos da Liga Europa, ao vencer o Celtic, em Glasgow, por 2-0.

Desporto 3 Outubro, 2025

Liga Europa: FC Porto vence Estrela Vermelha com golo decisivo de Rodrigo Mora

O FC Porto somou esta quinta-feira a segunda vitória na fase de liga da Liga Europa, ao bater em casa o Estrela Vermelha por 2-1, em encontro da segunda jornada, decidido já nos instantes finais.

Regional 2 Outubro, 2025

Orcas provocam danos em veleiro britânico ao largo de Viana do Castelo

Um veleiro de bandeira britânica foi esta quinta-feira, 2 de outubro, rebocado para a Marina de Viana do Castelo depois de sofrer danos no leme provocados por uma interação com orcas, ao largo da costa.

Política 2 Outubro, 2025

Autárquicas: Luís Nobre critica concertação negativa e impreparação da oposição  em Viana do Castelo 

O candidato do Partido Socialista à Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís  Nobre, lamenta “a impreparação absoluta dos principais candidatos da oposição”,  apontando “ausência de ideias e uma concertação negativa” como sinal preocupante à direita. 

Regional 2 Outubro, 2025

Viana do Castelo: Exposição “Aconteceu em Viana 1925-1950” abre nos Antigos Paços do Concelho

A cidade de Viana do Castelo vai receber, entre os dias 3 e 26 de outubro, a exposição “Aconteceu em Viana 1925-1950”, uma mostra organizada pela Ephemera – Biblioteca e Arquivo de José Pacheco Pereira, através do seu núcleo local.