O Fundo Ambiental vai investir 21,9 milhões de euros nas florestas, com a maior fatia, 15,2 milhões para o apoio ao funcionamento de equipas de sapadores florestais, anunciou o Governo.
Um comunicado do Ministério do Ambiente e Energia (MAEN) indica que a ministra do Ambiente, Maria da Graça Carvalho, autorizou o Fundo Ambiental a pagar 31,4 milhões de euros em financiamentos para as florestas, a maior fatia, mas também para a eficiência energética, descarbonização, uso eficiente da água e proteção dos recursos hídricos.
Na área das florestas estão ainda contemplados apoios aos Condomínios de Aldeia (aldeias localizadas em zonas vulneráveis de floresta) e ao setor da bioeconomia, ao nível da valorização da resina.
No comunicado, o MAEN destaca a autorização de pagamentos para os projetos-piloto de Mobilidade Urbana Sustentável em Lisboa e no Porto, com dois milhões de euros, e outros incentivos à mobilidade urbana sustentável, como a aquisição de veículos ligeiros de passageiros, motociclos e bicicletas elétricas.
E o pagamento de mais uma tranche do Programa de Apoio a Edifícios Mais Sustentáveis (programa das janelas), no valor de 1,7 milhões de euros.
“Estes financiamentos são fundamentais para garantir projetos que têm impacto direto na vida das pessoas. Desde a proteção das florestas até à melhoria da eficiência energética dos edifícios, passando pelo apoio à mobilidade sustentável, estamos a investir em áreas essenciais para a sociedade. É particularmente importante que estes apoios cheguem atempadamente a quem deles mais precisa, incluindo muitas famílias vulneráveis”, disse a ministra, Maria da Graça Carvalho, citada no comunicado.
Ussumani Djumo, atleta do Olímpico Vianense, foi convocado para os Mundiais de Atletismo que terão lugar em Tóquio, consolidando-se como uma das maiores promessas do desporto em Portugal e na Guiné-Bissau.
O Agrupamento de Escolas Muralhas do Minho realizou, no polivalente da escola sede, a receção aos docentes para o início do ano letivo 2025/2026, que arranca oficialmente a 15 de setembro em todo o concelho.
A Escola do Rock de Paredes de Coura está de partida para a sua primeira tour internacional deste ano já este fim de semana, dias 5, 6 e 7 de setembro, com concertos marcados em três localidades da Galiza: Vigo, O Grove e Nigrán.
Esta sexta-feira, 5 de setembro, o Santuário de Nossa Senhora da Peneda será palco de um espetáculo sonoro único, com a realização de um concerto de sinos pelas torres do santuário. A iniciativa é da Asociación Cultural Campaneiros de Galicia, que se desloca especialmente para esta ocasião.
Está em curso a instalação de um pontão flutuante junto ao Posto Náutico do Sporting Club Caminhense. A estrutura, que anteriormente se encontrava na margem do rio Coura e estava armazenada nos estaleiros da Câmara Municipal de Caminha, foi recuperada e adaptada a uma nova funcionalidade.
Viana do Castelo vai ser o palco do XXVII Congresso da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), que se realiza nos dias 13 e 14 de dezembro, num ano marcado pela eleição dos novos órgãos sociais da associação.
O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, em nome de todo o executivo municipal, manifestou publicamente a sua profunda solidariedade para com as vítimas, famílias e amigos afetados pela tragédia ocorrida com o descarrilamento do Elevador da Glória, em Lisboa.