Logo
Nacional

Governo investe mais de 21 milhões de euros no apoio a florestas

21 Maio, 2025 | 16:25
Partilhar
Pedro Xavier
1 min. leitura

O Fundo Ambiental vai investir 21,9 milhões de euros nas florestas, com a maior fatia, 15,2 milhões para o apoio ao funcionamento de equipas de sapadores florestais, anunciou o Governo.

Um comunicado do Ministério do Ambiente e Energia (MAEN) indica que a ministra do Ambiente, Maria da Graça Carvalho, autorizou o Fundo Ambiental a pagar 31,4 milhões de euros em financiamentos para as florestas, a maior fatia, mas também para a eficiência energética, descarbonização, uso eficiente da água e proteção dos recursos hídricos.

Na área das florestas estão ainda contemplados apoios aos Condomínios de Aldeia (aldeias localizadas em zonas vulneráveis de floresta) e ao setor da bioeconomia, ao nível da valorização da resina.

No comunicado, o MAEN destaca a autorização de pagamentos para os projetos-piloto de Mobilidade Urbana Sustentável em Lisboa e no Porto, com dois milhões de euros, e outros incentivos à mobilidade urbana sustentável, como a aquisição de veículos ligeiros de passageiros, motociclos e bicicletas elétricas.

E o pagamento de mais uma tranche do Programa de Apoio a Edifícios Mais Sustentáveis (programa das janelas), no valor de 1,7 milhões de euros.

“Estes financiamentos são fundamentais para garantir projetos que têm impacto direto na vida das pessoas. Desde a proteção das florestas até à melhoria da eficiência energética dos edifícios, passando pelo apoio à mobilidade sustentável, estamos a investir em áreas essenciais para a sociedade. É particularmente importante que estes apoios cheguem atempadamente a quem deles mais precisa, incluindo muitas famílias vulneráveis”, disse a ministra, Maria da Graça Carvalho, citada no comunicado.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 21 Maio, 2025

Tottenham conquista Liga Europa ao Manchester United

O Tottenham conquistou a Liga Europa em futebol, o seu primeiro troféu desde 2007/08, ao bater na final o Manchester United, do treinador português Ruben Amorim, por 1-0, assegurando um lugar na 'Champions' 2025/26.

Música 21 Maio, 2025

Áustria venceu Festival da Eurovisão

A Áustria venceu no sábado o 69.º Festival Eurovisão da Canção, que decorreu em Basileia, na Suíça, com o tema 'Wasted Love', interpretada por JJ, numa edição em que Portugal conseguiu o 21.º lugar.

Música 21 Maio, 2025

Coro “CantoenCanto” leva Viana do Castelo a palco internacional

Entre os dias 9 e 12 de maio de 2025, o Coro CantoenCanto, composto por 20 elementos, representou Viana do Castelo e Portugal no projeto internacional My Voice for You, que decorreu na cidade italiana de Palermo. Este encontro reuniu mais de 200 coralistas, unidos por uma só voz, numa celebração da paz, dos direitos humanos e da força transformadora da música.

Nacional 21 Maio, 2025

Governo investe mais de 21 milhões de euros no apoio a florestas

O Fundo Ambiental vai investir 21,9 milhões de euros nas florestas, com a maior fatia, 15,2 milhões para o apoio ao funcionamento de equipas de sapadores florestais, anunciou o Governo.

Regional 21 Maio, 2025

Feira do Livro de Ponte da Barca começa hoje

A XXXI Feira do Livro de Ponte da Barca arranca esta quarta-feira, 21 de maio, e prolonga-se até ao dia 25 de maio, na Praça da República. Ao longo de cinco dias, o centro da vila será palco de livros, ideias e emoções, com uma programação que cruza apresentações de obras, teatro, poesia, música, yoga e, claro, a presença de autores do panorama literário português.

Regional 21 Maio, 2025

Lanheses acolhe espetáculo de dança

A Lanheses Dancing Studio, em colaboração com a Casa do Povo de Lanheses, promove no próximo dia 24 de maio, pelas 21h00, um espetáculo de dança HIPHOP com cerca de 90 jovens dançarinos entre os 3 e os 16 anos.

Regional 21 Maio, 2025

Vila Nova de Cerveira investe na preservação do património religioso

A Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira realizou recentemente obras de conservação na Igreja da Misericórdia, com a substituição das duas portas de acesso ao interior, que se encontravam em avançado estado de degradação, contribuindo para devolver a dignidade que este emblemático templo merece.