A Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM) vai investir até 1,53 milhões de euros, acrescidos de IVA, na modernização dos equipamentos dos cuidados de saúde primários, no âmbito de um projeto financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
A autorização para o investimento consta de uma portaria publicada na segunda-feira, 2 de setembro, em Diário da República, que permite à ULSAM avançar com o projeto nos anos de 2025 e 2026.
O investimento está enquadrado na meta i1.09 – Modernizar Equipamentos, inserida na Reforma dos Cuidados de Saúde Primários (Re-r01), no âmbito do investimento C01-i01 – Cuidados de Saúde Primários com mais Respostas, financiado pela União Europeia através do PRR.
Segundo o documento, os encargos serão repartidos da seguinte forma:
459 mil euros em 2025, mais IVA
1,071 milhões de euros em 2026, também acrescido de IVA
A portaria estabelece ainda que os montantes previstos para cada ano podem ser reforçados com o saldo não utilizado no ano anterior. As verbas serão inscritas nos orçamentos da ULSAM para os respetivos anos económicos.
A ULSAM, entidade responsável pela prestação de cuidados de saúde no Alto Minho, é composta pelos hospitais de Santa Luzia (Viana do Castelo) e Conde de Bertiandos (Ponte de Lima), 12 centros de saúde, uma unidade de saúde pública e duas unidades de convalescença. Serve uma população superior a 244 mil habitantes dos dez concelhos do distrito de Viana do Castelo, bem como algumas populações vizinhas do distrito de Braga.
Este investimento visa reforçar a capacidade de resposta dos cuidados de saúde primários, melhorar o atendimento aos utentes e garantir maior modernização tecnológica nas unidades de saúde da região.
O ator António Capelo regressa a Monção no próximo dia 4 de outubro, pelas 21h30, com o espetáculo “Ninguém”, um monólogo com texto e encenação de Zeferino Mota. A sessão terá lugar no Auditório do Cine Teatro João Verde.
A nova época desportiva está à porta e a Juventude Viana já disponibilizou aos seus adeptos o Cartão "Livre Trânsito 2025/26", que garante o acesso a todos os jogos realizados no pavilhão do clube, independentemente da competição.
Viana do Castelo volta a receber o festival “Viana Bate Forte” nos dias 12 e 13 de setembro, com concertos gratuitos em três praças emblemáticas da cidade: Praça da República, Praça da Liberdade e Praça da Erva. O cartaz da edição de 2025 junta artistas consagrados da música portuguesa a novos talentos, num total de 18 concertos distribuídos por dois dias.
A Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM) vai investir até 1,53 milhões de euros, acrescidos de IVA, na modernização dos equipamentos dos cuidados de saúde primários, no âmbito de um projeto financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
Na sequência dos incêndios que em julho afetaram gravemente o concelho de Ponte da Barca, com fortes impactos na alimentação animal, a autarquia local avançou com uma primeira fase de apoio ao setor pecuário, adquirindo 100 rolos de feno já distribuídos pelas juntas de freguesia dos territórios afetados.
A tradicional Festa das Solhas está de volta na freguesia de Lanhelas, município de Caminha, com uma programação repleta de atividades para toda a comunidade. O evento acontecerá nos dias 5, 6 e 7 de setembro, celebrando a cultura local com música, dança, gastronomia típica e momentos de fé.
A contagem decrescente já começou para um dos momentos mais aguardados do Festival Viana Bate Forte: Carolina de Deus sobe ao palco no sábado, dia 13 de setembro, às 20h30, na Praça da Liberdade.