A Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM) vai investir até 1,53 milhões de euros, acrescidos de IVA, na modernização dos equipamentos dos cuidados de saúde primários, no âmbito de um projeto financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
A autorização para o investimento consta de uma portaria publicada na segunda-feira, 2 de setembro, em Diário da República, que permite à ULSAM avançar com o projeto nos anos de 2025 e 2026.
O investimento está enquadrado na meta i1.09 – Modernizar Equipamentos, inserida na Reforma dos Cuidados de Saúde Primários (Re-r01), no âmbito do investimento C01-i01 – Cuidados de Saúde Primários com mais Respostas, financiado pela União Europeia através do PRR.
Segundo o documento, os encargos serão repartidos da seguinte forma:
459 mil euros em 2025, mais IVA
1,071 milhões de euros em 2026, também acrescido de IVA
A portaria estabelece ainda que os montantes previstos para cada ano podem ser reforçados com o saldo não utilizado no ano anterior. As verbas serão inscritas nos orçamentos da ULSAM para os respetivos anos económicos.
A ULSAM, entidade responsável pela prestação de cuidados de saúde no Alto Minho, é composta pelos hospitais de Santa Luzia (Viana do Castelo) e Conde de Bertiandos (Ponte de Lima), 12 centros de saúde, uma unidade de saúde pública e duas unidades de convalescença. Serve uma população superior a 244 mil habitantes dos dez concelhos do distrito de Viana do Castelo, bem como algumas populações vizinhas do distrito de Braga.
Este investimento visa reforçar a capacidade de resposta dos cuidados de saúde primários, melhorar o atendimento aos utentes e garantir maior modernização tecnológica nas unidades de saúde da região.
A Associação de Futebol de Viana do Castelo (AFVC) marcou presença no Portugal Football Summit, que decorreu na Cidade do Futebol, em Oeiras. A intervenção da AFVC centrou-se no tema “Recrutamento Precoce”, uma questão de crescente relevância no panorama desportivo nacional.
O comércio local de Valença ganha visibilidade com a rubrica “Um rosto, uma história”, iniciativa do Bairro Comercial Digital (BCD) que pretende destacar as pessoas por detrás dos negócios da cidade.
A construção do novo Mercado Municipal de Viana do Castelo continua sem interrupções, apesar da descoberta de vestígios arqueológicos do antigo Convento de São Bento, encontrados no terreno onde existia o prédio Coutinho.
A Residência Universitária de Valença foi distinguida como Melhor Projeto Privado do Ano na edição de 2025 dos Prémios Construir, promovidos pelo Jornal Construir, que reconhecem a inovação e a excelência no setor da construção em Portugal.
Viana do Castelo vai ser, nos dias 6 e 7 de novembro, palco do II Encontro de Literacia em Saúde – Um Território a Descobrir, promovido pela Escola Superior de Saúde do Politécnico de Viana do Castelo (ESS-IPVC) em parceria com a Rede Académica de Literacia em Saúde (RALS).
O Sporting venceu esta quarta-feira o Marselha por 2-1, na terceira jornada da fase de liga da Liga dos Campeões, num encontro disputado no Estádio José Alvalade, em Lisboa, e em que os leões conseguiram inverter o marcador.
A depressão Benjamin vai provocar chuva persistente e vento intenso no Norte e Centro do país, com Viana do Castelo entre os distritos mais afetados, alertou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).