Logo
Regional

Governo autoriza ULSAM a investir mais de 1,5 milhões de euros nos cuidados de saúde primários

3 Setembro, 2025 | 11:25
Partilhar
Pedro Xavier
1 min. leitura

A Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM) vai investir até 1,53 milhões de euros, acrescidos de IVA, na modernização dos equipamentos dos cuidados de saúde primários, no âmbito de um projeto financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

A autorização para o investimento consta de uma portaria publicada na segunda-feira, 2 de setembro, em Diário da República, que permite à ULSAM avançar com o projeto nos anos de 2025 e 2026.

O investimento está enquadrado na meta i1.09 – Modernizar Equipamentos, inserida na Reforma dos Cuidados de Saúde Primários (Re-r01), no âmbito do investimento C01-i01 – Cuidados de Saúde Primários com mais Respostas, financiado pela União Europeia através do PRR.

Segundo o documento, os encargos serão repartidos da seguinte forma:

  • 459 mil euros em 2025, mais IVA

  • 1,071 milhões de euros em 2026, também acrescido de IVA

A portaria estabelece ainda que os montantes previstos para cada ano podem ser reforçados com o saldo não utilizado no ano anterior. As verbas serão inscritas nos orçamentos da ULSAM para os respetivos anos económicos.

A ULSAM, entidade responsável pela prestação de cuidados de saúde no Alto Minho, é composta pelos hospitais de Santa Luzia (Viana do Castelo) e Conde de Bertiandos (Ponte de Lima), 12 centros de saúde, uma unidade de saúde pública e duas unidades de convalescença. Serve uma população superior a 244 mil habitantes dos dez concelhos do distrito de Viana do Castelo, bem como algumas populações vizinhas do distrito de Braga.

Este investimento visa reforçar a capacidade de resposta dos cuidados de saúde primários, melhorar o atendimento aos utentes e garantir maior modernização tecnológica nas unidades de saúde da região.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Nacional 27 Dezembro, 2025

Passagem de Ano deverá ser seca e com temperaturas dentro do normal

A passagem para o Ano Novo deverá ser marcada por tempo tendencialmente seco e temperaturas dentro do normal para a época, de acordo com as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Regional 27 Dezembro, 2025

Festival de Dança anima Viana do Castelo de 30 de janeiro a 1 de fevereiro

O Centro Cultural de Viana do Castelo recebe, de 30 de janeiro a 1 de fevereiro, mais uma edição do Festival de Dança de Viana do Castelo, um evento que promete três dias intensos dedicados à arte do movimento, à formação e ao espetáculo.

Nacional 27 Dezembro, 2025

Cotrim de Figueiredo marca presença na São Silvestre de Viana do Castelo

Viana do Castelo recebe este sábado, às 17h30, o candidato presidencial João Cotrim de Figueiredo, apoiado pela Iniciativa Liberal (IL), que marcará presença na tradicional corrida de São Silvestre, integrada na sua agenda de campanha para as eleições presidenciais de 2026.

Nacional 27 Dezembro, 2025

Funeral de Ângela Pereira realiza-se este sábado em Afife

O funeral de Ângela Pereira, jovem natural de Viana do Castelo que lutava contra uma doença grave, realiza-se este sábado, na Igreja Paroquial de Afife, no concelho de Viana do Castelo.

Desporto 26 Dezembro, 2025

Viana do Castelo recebe 14.ª edição do Viana Volley Cup

Viana do Castelo acolhe, a partir de hoje, a 14.ª edição do Viana Volley Cup, um dos maiores torneios de voleibol da região. O evento, organizado pelo Clube de Voleibol de Viana, reúne centenas de atletas, treinadores e adeptos, combinando competição e convívio.

Regional 26 Dezembro, 2025

Zero acusa Valorminho de projeto ilegal em aterro de Valença

A associação ambientalista Zero criticou a CCDR-Norte por ter colocado em consulta pública o plano de gestão do aterro da Valorminho, em Valença, considerando o projeto “ilegal” e um “atentado ao ambiente”.

Nacional 26 Dezembro, 2025

Álcool ao volante provoca 12 mortos e mais de 450 detenções

Doze pessoas morreram e 453 foram detidas por condução com taxa de álcool no sangue considerada crime, nos primeiros oito dias das operações de Natal e Ano Novo realizadas pela GNR e pela PSP.