Governo aprovou o aumento do salário mínimo nacional para 870 euros, mais 50 euros do que o valor atual, a partir de 2025.
O ministro da Presidência, António Leitão Amaro, anunciou, na quinta-feira, que o Conselho de Ministros aprovou o decreto que formaliza o aumento do salário mínimo nacional para 870 euros em 2025.
“Aprovámos o decreto-lei que aumenta o salário mínimo nacional, para o ano de 2025, para 870 euros”, anunciou António Leitão Amaro, no final da reunião do Conselho de Ministros.
O salário mínimo está, atualmente, fixado em 820 euros.
O governante referiu que em causa está uma trajetória acordada com os parceiros sociais, que prevê que o salário mínimo ultrapasse os 1.000 euros em 2028.
Leitão Amaro sublinhou que este é um aumento justo e importante, “significativamente superior ao que tinha sido prometido pelo Governo do PS”.
“É um esforço significativo para aqueles que mais precisam”, concluiu o ministro da Presidência.
Na mesma conferência de imprensa, Leitão Amaro foi ainda confrontado com as palavras de José Luís Carneiro, antigo ministro da Administração Interna, que disse que os investimentos anunciados pelo primeiro-ministro para as forças de segurança já estavam previstos, tendo sido iniciados pelo Executivo socialista.
O governante explicou que o anterior concurso previa apenas a aquisição de carros e que este é um novo concurso para a aquisição de carros, motas e veículos pesados. “São mais de 650 viaturas”, disse.
“Este Governo decidiu (…) Que não haja confusão e não se intoxique o debate público com informações que não são verdadeiras. É adicional, é novo e é para além daquilo que estava previsto em execução”, defendeu.
Já sobre as críticas à declaração de Montenegro, especificamente da oposição, atirou: “Há pessoas, incluindo alguns atores políticos, que não compreendem o país, não compreendem o que se passa no país e não compreendem o que é que os portugueses sentem e atribuem prioridade (…) Para este Governo garantir a segurança dos portugueses é uma prioridade clara e, infelizmente, há quem não compreenda isso”.
O Centro Cultural de Viana do Castelo volta a ser o palco da tradicional festa de passagem de ano, marcada para a noite de 31 de dezembro. As portas abrem às 23h00, prometendo uma noite repleta de animação, música e surpresas, que se prolongará até às 06h00 do dia seguinte.
A 15ª jornada da Primeira Divisão AF Viana do Castelo, última do calendário de 2025, trouxe emoções fortes e definiu a liderança da competição.
A 15ª jornada da Segunda Divisão da AF Viana do Castelo, disputada este domingo, fechou o calendário de 2025 com emoção e resultados surpreendentes.
A 12.ª Corrida de São Silvestre de Viana do Castelo voltou a consagrar Mónica Silva, do Clube Atlético de Macedo de Cavaleiros, que venceu a prova feminina com o tempo de 34:46, repetindo os triunfos alcançados em 2022, 2023 e 2024. A atleta, que é também madrinha da corrida, reforça assim o seu domínio absoluto na competição vianense, tornando-se uma das figuras maiores da história do evento.
A atriz francesa Brigitte Bardot, uma das maiores figuras do cinema europeu do século XX, morreu aos 91 anos, informou hoje a Fundação Brigitte Bardot em comunicado.
A edição 2025 do Lourear a Pevide voltou a afirmar Ponte de Lima como território de excelência na valorização da gastronomia local e do Vinho Verde Loureiro, reforçando a ligação entre restauração, produtores, consumidores e identidade territorial. A forte participação do público confirmou o crescente interesse por esta iniciativa, que alia tradição, inovação e envolvimento comunitário.
Valença vai receber 2026 com uma grande festa no Jardim Municipal, no próximo dia 31 de dezembro. A iniciativa “Valença – Olá 2026” terá música ao vivo, DJs e um espetáculo de fogo de artifício, oferecendo uma noite de convívio e animação para a população e visitantes.