Governo aprovou o aumento do salário mínimo nacional para 870 euros, mais 50 euros do que o valor atual, a partir de 2025.
O ministro da Presidência, António Leitão Amaro, anunciou, na quinta-feira, que o Conselho de Ministros aprovou o decreto que formaliza o aumento do salário mínimo nacional para 870 euros em 2025.
“Aprovámos o decreto-lei que aumenta o salário mínimo nacional, para o ano de 2025, para 870 euros”, anunciou António Leitão Amaro, no final da reunião do Conselho de Ministros.
O salário mínimo está, atualmente, fixado em 820 euros.
O governante referiu que em causa está uma trajetória acordada com os parceiros sociais, que prevê que o salário mínimo ultrapasse os 1.000 euros em 2028.
Leitão Amaro sublinhou que este é um aumento justo e importante, “significativamente superior ao que tinha sido prometido pelo Governo do PS”.
“É um esforço significativo para aqueles que mais precisam”, concluiu o ministro da Presidência.
Na mesma conferência de imprensa, Leitão Amaro foi ainda confrontado com as palavras de José Luís Carneiro, antigo ministro da Administração Interna, que disse que os investimentos anunciados pelo primeiro-ministro para as forças de segurança já estavam previstos, tendo sido iniciados pelo Executivo socialista.
O governante explicou que o anterior concurso previa apenas a aquisição de carros e que este é um novo concurso para a aquisição de carros, motas e veículos pesados. “São mais de 650 viaturas”, disse.
“Este Governo decidiu (…) Que não haja confusão e não se intoxique o debate público com informações que não são verdadeiras. É adicional, é novo e é para além daquilo que estava previsto em execução”, defendeu.
Já sobre as críticas à declaração de Montenegro, especificamente da oposição, atirou: “Há pessoas, incluindo alguns atores políticos, que não compreendem o país, não compreendem o que se passa no país e não compreendem o que é que os portugueses sentem e atribuem prioridade (…) Para este Governo garantir a segurança dos portugueses é uma prioridade clara e, infelizmente, há quem não compreenda isso”.
A canoagem limiana volta a dar cartas no panorama internacional. Os atletas Rui Lacerda e Ricardo Coelho, naturais de Ponte de Lima, conquistaram hoje o título de campeões do mundo na prova de maratona em C2, no Campeonato do Mundo que decorre em Gyor, na Hungria.
Apesar da derrota por 4-0 frente ao GDR Nun’Álvares, campeão nacional em título, o Santa Luzia FC assinou uma exibição bastante sólida na jornada inaugural da Liga Feminina Placard de futsal, este sábado, em Fafe.
O Bloco de Esquerda apresentou, na Praça da Erva, em Viana do Castelo, a candidatura de Carlos da Torre à presidência da Câmara Municipal nas eleições autárquicas marcadas para 12 de outubro.
A contagem decrescente já começou para um dos momentos mais esperados do Festival Viana Bate Forte. A banda HMB atua na próxima sexta-feira, dia 12 de setembro, à 00h30, no emblemático Palco da República, em plena Praça da República, no coração de Viana do Castelo.
O jovem ciclista português Gabriel Baptista, de apenas 20 anos, conquistou este sábado a vitória na oitava e penúltima etapa do Grande Prémio Jornal de Notícias, numa chegada ao sprint em Viana do Castelo que confirmou o bom momento da equipa espanhola Technosylva Maglia Bembibre.
Nos dias 7 e 8 de setembro de 2007, Viana do Castelo foi o centro da diplomacia europeia ao receber a reunião informal dos Ministros dos Negócios Estrangeiros da União Europeia, no âmbito da presidência portuguesa da UE.
A Seleção Nacional começou da melhor forma a fase de qualificação para o Campeonato do Mundo de 2026, ao vencer a Arménia por 5-0, este sábado, em Yerevan. A partida, referente à primeira jornada do grupo F, marcou o arranque oficial da caminhada portuguesa rumo ao próximo Mundial.