O Governo aprovou a admissão de 300 novos agentes para a PSP, o que "permitirá a posterior afetação" de três centenas de profissionais daquela força às polícias municipais de Lisboa e Porto, informou o Ministério da Administração Interna.
Numa nota hoje divulgada, um dia pós as eleições legislativas que deram vitória à coligação Aliança Democrática, para formação de novo Governo, o Ministério da Administração Interna (MAI) acrescenta que “o contingente de 300 polícias insere-se no reforço do policiamento de proximidade e de visibilidade, em articulação entre o Estado e as autarquias locais”.
Refere igualmente que a abertura destas novas vagas “contribui também para o processo de rejuvenescimento dos efetivos” da PSP.
O MAI argumenta, na nota hoje divulgada, que “a autorização eleva o número de admissões na PSP para 800 em 2023 e 2024”.
A abertura para formação de 300 novos agentes foi autorizada pelos ministérios da Administração Interna e das Finanças e “dá sequência ao processo de admissão de 500 agentes aprovado em 2023”.
Em 01 de março, a PSP anunciou que cerca de 2.800 jovens concorreram ao concurso para a admissão de novos agentes, um número que tem vindo a diminuir todos os anos.
A PSP realizou, entre 06 e 27 de fevereiro, um concurso para constituição de reserva de recrutamento para a admissão ao curso de formação de agentes destinado ao ingresso na carreira de agente.
Numa resposta então enviada à agência Lusa, a direção nacional da PSP afirmava que concorrem ao curso de agente 2.865 candidatos, menos 178 do que no ano passado, quando concorreram 3.043, menos 640 do que em 2022 (3.505), menos 2.709 do que em 2021 (5.574) e menos 321 do que em 2020 (3.186).
Outros dados a que Lusa teve acesso mostram que os candidatos a agentes da PSP são cada vez menos, chegando a existir na década de 1990 mais de 16.000 candidatos e em 2012 eram mais de 10.000, não chegando agora aos 3.000.
O cantor e compositor Miguel Araújo encerrou no sábado a comemoração dos 20 anos da sua carreira com um concerto memorável no Centro Cultural de Viana do Castelo. A noite contou com a participação especial do baterista vianense Mário Costa, que acrescentou ritmo e intensidade a cada canção.
A Igreja Paroquial de S. Romão de Neiva, em Viana do Castelo, vai finalmente avançar para uma intervenção profunda de conservação e valorização. A empreitada, no valor global de 480 mil euros, foi consignada esta terça-feira numa cerimónia que contou com a presença do presidente da Câmara Municipal, Luís Nobre, e do pároco local, Renato Oliveira.
A Juventude Viana prestou, esta sábado, uma homenagem especial ao atleta Joaquín Fernandez, reconhecendo a sua prestação de excelência no Campeonato Pan-Americano de Hóquei em Patins 2025, onde representou a Seleção do Chile e alcançou uma conquista histórica para o país.
A Câmara Municipal de Ponte de Lima aprovou, por unanimidade, a abertura da discussão pública da segunda revisão do Plano Diretor Municipal (PDM), cuja versão atual data de 2005.
Nos primeiros 11 meses deste ano, 72 pessoas perderam a vida em acidentes de viação, mais duas do que no mesmo período de 2024, segundo dados provisórios da Polícia de Segurança Pública (PSP). Das vítimas mortais, 32 morreram em colisões, 25 em despistes e 15 em atropelamentos.
O Távora somou mais uma vitória expressiva na 2.ª divisão distrital da Associação de Futebol de Viana do Castelo, ao triunfar por 1-5 no reduto do Anais FC, este fim de semana, em jogo da 12.ª jornada. A equipa arcoense mantém-se firme no topo da tabela, agora com 30 pontos, reforçando o estatuto de líder isolado.
O ciclista vianense Iúri Leitão voltou a destacar-se no panorama internacional ao conquistar a vitória na prova de Madison dos 6 Dias de Roterdão, uma das competições mais emblemáticas e exigentes do ciclismo de pista. O atleta de Santa Marta de Portuzelo, Viana do Castelo, fez dupla com o neerlandês Yoeri Havik, atleta da casa, numa parceria que se revelou dominante ao longo de toda a prova.