O Ministério da Saúde compromete-se a repor as 35 horas semanais para os médicos dos serviços de urgência e reduzir progressivamente o horário naquela atividade, mas adverte que tal não pode prejudicar o acesso a cuidados de saúde.
Num documento enviado pelo Governo aos sindicatos dos médicos, o Ministério da Saúde destaca que a redução do horário de trabalho dos médicos e do número de horas de atividade no serviço de urgência “não pode significar a diminuição de acesso a cuidados de saúde e da capacidade de resposta do SNS [Serviço Nacional de Saúde]”.
O executivo cede à reivindicação das 35 horas de trabalho semanais, mas coloca condições para não pôr em causa o atendimento no SNS. Se for aceite, a medida abrangerá de imediato os médicos dos serviços de urgência, sendo depois gradualmente aplicada a todos os outros.
“Exige-se, por isso, um compromisso das duas partes em relação a esta matéria, que é condição essencial para que as referidas alterações possam vir a ser consideradas”, refere o ministério tutelado por Manuel Pizarro.
Na contraproposta enviada aos sindicatos, a tutela compromete-se a consagrar o horário semanal de 35 horas aos médicos do serviço de urgência, e posteriormente aos médicos de outros serviços, mas destaca que “o devido descanso compensatório não pode implicar o prejuízo do cumprimento do horário de trabalho semanal, sob pena de provocar uma perda de carga horário global incompatível com o funcionamento dos serviços”.
O Ministério da Saúde admite também indexar a “redução progressiva” de 18 para 12 horas semanais no serviço de urgência, desde que se verifique a “diminuição da dependência do SNS da realização de trabalho em horas extraordinárias e em regime de prestação de serviço”.
A reorganização dos serviços de urgência, através da criação de Centros de Responsabilidade Integrados e de equipas dedicadas à urgência nos diversos hospitais do país é outra das propostas da tutela, assim como criar condições para o alargamento do horário de funcionamento das Unidades de Saúde Familiar (USF) “possibilitando o acesso dos utentes em situação de doença aguda não urgente e reduzindo a necessidade de recurso aos serviços de urgência hospitalares”.
“Esperamos ter condições para evoluir, em conjunto, na direção de um acordo que, constituindo uma valorização da profissão médica e melhoria das condições de trabalho das equipas clínicas permita, em simultâneo, melhorar a capacidade de resposta do SNS. É isso que os portugueses nos exigem!”, acrescenta.
Esta situação levou o diretor executivo do SNS, Fernando Araújo, a avisar que se os médicos não chegarem a acordo com o Governo, novembro poderá ser o pior mês em 44 anos de SNS.
Viana do Castelo tem mais um motivo de orgulho: a jovem cantora Diva Oliveira, de 23 anos, destacou-se nas audições do programa “La Voz”, transmitido pela Antena 3, em Espanha.
Viana do Castelo volta a integrar, pelo segundo ano consecutivo, a Portugal Tech Week, o maior festival descentralizado de inovação e tecnologia em Portugal. A cidade recebe, no próximo dia 7 de novembro, o Viana do Castelo Tech Day 2025, um evento que promete reunir empreendedores, empresas, investidores e estudantes num dia inteiramente dedicado à tecnologia e à inovação.
A Juventude Viana regressa esta noite ao Pavilhão José Natário para defrontar a AA Espinho, em jogo da 3.ª jornada do Campeonato Nacional da II Divisão de Hóquei em Patins, marcado para as 21h30 e com transmissão em direto na Viana TV.
A Escola de Música de Perre promove este sábado, 18 de outubro, às 22h00, no Teatro Municipal Sá de Miranda, a 11.ª edição do concurso de bandas de garagem “Sounds Out”.
O Santa Luzia FC regressa este sábado, 18 de outubro, ao Pavilhão José Natário, em Viana do Castelo, para disputar a 7.ª jornada da Liga Feminina Placard de Futsal, frente à equipa da Novasemente. O encontro tem início marcado para as 18h00.
O reconhecido DJ Zézé Gonçalves assinala esta noite quatro décadas de carreira com uma festa comemorativa no Club LT5, localizado na Alameda 5 de Outubro, na Marina de Viana do Castelo. O evento, que tem início às 23h00 e se prolonga até às 06h00, promete uma noite repleta de música, nostalgia e celebração, reunindo amigos, fãs e colegas de profissão.
O candidato presidencial Gouveia e Melo esteve esta sexta-feira em Viana do Castelo, onde visitou os estaleiros da West Sea e recebeu o apoio do presidente da Câmara Municipal, Luís Nobre.