O candidato presidencial Gouveia e Melo esteve esta sexta-feira em Viana do Castelo, onde visitou os estaleiros da West Sea e recebeu o apoio do presidente da Câmara Municipal, Luís Nobre.
Durante a visita, o almirante defendeu uma abordagem “inteligente e gradual” à nova Lei dos Estrangeiros e rejeitou o envolvimento em “politiquices” partidárias, sublinhando que a sua candidatura “é independente” e “voltada para os problemas reais do país”.
Questionado sobre as movimentações partidárias em torno de outros candidatos presidenciais, Gouveia e Melo foi perentório: “Não me vou deixar arrastar para o terreno da politiquice. Essa é uma questão que não tem a ver com a minha candidatura. Não estou numas segundas legislativas. Estou numas presidenciais, quero representar todos os portugueses.”
O candidato afirmou que a sua campanha está centrada em temas como a Saúde, a pobreza e a criação de uma economia de valor acrescentado. Rejeitou também a ideia de falta de experiência política: “A política é resolver os problemas da população. Acho que já provei isso à exaustão e não tenho de provar mais.”
Perante as declarações de Luís Marques Mendes, que afirmou existirem “dois Gouveias e Melo”, o candidato respondeu com firmeza: “Só há um Gouveia e Melo. Quando faço observações genéricas sobre as qualidades que um presidente deve ter, há quem se sinta afetado. Mas o problema é das pessoas que acham que as desqualidades que identifiquei lhes assentam como uma luva.”
O candidato garantiu ainda que, quando alertou para o risco de o futuro Presidente ser um “Cavalo de Troia de um partido” ou um “demagogo populista”, não se referia a ninguém em particular. “Não referi nomes, enquanto os outros referem sempre o meu. Falei em termos abstratos sobre as qualidades e desqualidades que o país precisa de evitar.”
Durante a visita à West Sea, Gouveia e Melo voltou a abordar a nova Lei dos Estrangeiros, promulgada na quinta-feira pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, considerando que a regulação “não foi a melhor” e que “a economia vai sofrer” com a limitação à imigração para trabalhos menos qualificados. “A economia não muda de paradigma de um dia para o outro. Se fecharmos a imigração, ficamos sem gente para fazer esses trabalhos. No futuro, esta lei fará sentido, mas agora é preciso uma transição gradual.”
O candidato alertou ainda para o envelhecimento da população portuguesa, sublinhando a necessidade de atrair gente jovem e investir numa economia “capaz de remunerar melhor os portugueses”. “Isso é verdadeiramente o que me preocupa”, concluiu.
A Federação Portuguesa de Ciclismo (FPC) anunciou esta segunda-feira ter terminado, com efeitos imediatos, o contrato de concessão da Volta a Portugal em bicicleta com a empresa Podium Events, alegando incumprimento contratual e falta de pagamentos.
O Castelo de Lindoso, em Ponte da Barca, tem vindo a registar um aumento significativo de visitantes desde a inauguração do novo Centro Interpretativo, no passado dia 24 de julho. Desde então, o monumento nacional já recebeu 3.648 visitantes, confirmando o sucesso da requalificação e da nova proposta museológica.
A operação “Portugal Sempre Seguro”, coordenada pelo Sistema de Segurança Interna (SSI), resultou na detenção de 46 pessoas nos primeiros dez dias e na fiscalização de centenas de cidadãos, veículos e estabelecimentos em todo o país, incluindo Viana do Castelo.
Viana do Castelo enfrenta um aumento significativo nos custos da iluminação pública, levando o presidente da Câmara, Luís Nobre, a apelar ao Governo para a redução do IVA da eletricidade de 23% para 6%, classificando a atual taxa como “imoral e inaceitável”.
A E-REDES – Distribuição de Eletricidade anunciou que, em 2026, vai realizar trabalhos de gestão de faixas de combustível em várias freguesias de Vila Nova de Cerveira, incluindo Cornes, Sopo, Covas, União das Freguesias de Candemil e Gondar, Sapardos e Mentrestido.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou, por unanimidade, a adjudicação da empreitada de reabilitação da Igreja de São Domingos, no valor de 522.649 euros, mais IVA.
Paredes de Coura volta a ser, esta quarta e quinta-feira, 12 e 13 de novembro, palco de música experimental e improvisada com a realização de mais uma edição do Space Festival. A Capela do Espírito Santo, o Centro Cultural e o Quartel das Artes serão os espaços que recebem os eventos deste festival dedicado à inovação musical.