Logo
Internacional

Google Tradutor passa a incluir português de Portugal

2 Julho, 2024 | 16:25
Partilhar
Pedro Xavier
2 min. leitura

A Google anunciou que está a implementar 110 novos idiomas no Google Tradutor, ferramenta de tradução da tecnológica, sendo a "maior expansão de todos os tempos", e que inclui o português de Portugal.

Em 2022, a Google tinha adicionado 24 novos idiomas utilizando a tradução automática ‘zero-shot’, onde um modelo de aprendizagem de máquina aprende a traduzir para outro idioma sem nunca ver um exemplo e anunciou “a Iniciativa 1.000 Línguas, um compromisso para construir modelos de IA [inteligência artificial] que vão oferecer suporte aos 1.000 idiomas mais falados no mundo”, recorda a Google.

“Agora, estamos a usar a IA para expandir a variedade de idiomas suportados” e, “graças ao nosso grande modelo de linguagem PaLM 2, estamos a começar a implementar 110 novos idiomas no Google Tradutor, a nossa maior expansão de todos os tempos, incluindo o português de Portugal”, refere, numa publicação ‘online’.

Ou seja, o Google Tradutor vai passar a distinguir as variantes do português (Portugal versus Brasil).

“Do cantonês ao Q’eqchi’, estas novas línguas representam mais de 614 milhões de falantes, permitindo traduções para cerca de 8% da população mundial”, refere a Google.

Cerca de um quarto das novas línguas “são de África e representam a nossa maior expansão de línguas africanas até à data, incluindo Fon, Kikongo, Luo, Ga, Swati, Venda e Wolof”, adianta.

Entre os idiomas que agora passam a ser suportados no Google Tradutor estão o afar, uma língua tonal falada no Djibouti, Eritreia e Etiópia. “De todos os idiomas neste lançamento, afar teve o maior número de contribuições voluntárias da comunidade”, sublinha.

Depois, o cantonês, que era há muito “um dos idiomas mais solicitados no Google Tradutor”, prossegue.

Outros exemplos são o manx, língua celta da Ilha de Man, que foi quase extinta com a morte do seu último falante nativo em 1974, mas “graças a um movimento de renascimento em toda a ilha, existem agora milhares de falantes”, e o nko, uma forma padronizada das línguas Manding da África Ocidental que unifica muitos dialetos numa língua comum.

“O seu alfabeto único foi inventado em 1949 e possui uma comunidade de pesquisa ativa que hoje desenvolve recursos e tecnologia para ele”, refere a Google, na sua publicação.

Há ainda o punjabi (Shahmukhi), variedade do punjabi escrito na escrita perso-árabe (Shahmukhi) e é a língua mais falada no Paquistão, o tamazight, língua berbere falada no Norte da África, e o tok pisin, um “crioulo de origem inglesa e a língua franca da Papua Nova Guiné”.

As línguas “têm uma imensa variação: variedades regionais, dialetos, diferentes padrões ortográficos” e, na verdade, “muitos idiomas não possuem um formato padrão, por isso é impossível escolher a variedade ‘certa'”.

Mas “a nossa abordagem tem sido priorizar as variedades mais usadas comummente em cada idioma”, adianta.

“O PaLM 2 foi uma peça-chave neste puzzle, ajudando o Tradutor a aprender com mais eficiência idiomas intimamente relacionados entre si, incluindo idiomas próximos do hindi, como awadhi e marwadi, e os crioulos franceses, como o crioulo das Seicheles e o crioulo das Maurícias”, explica.

E à medida que a tecnologia evoluiu “e continuamos a fazer parcerias com linguistas especializados e falantes nativos, apoiaremos, ao longo do tempo, ainda mais variedades linguísticas e convenções ortográficas”.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Internacional 10 Abril, 2025

IPVC conquista 1.º lugar no Festival Nacional de Robótica e garante lugar no mundial no Brasil

A equipa de robótica do Politécnico de Viana do Castelo venceu o Festival Nacional de Robótica 2025, que decorreu de no Funchal, Madeira. Com este resultado, a Robotic@IPVC – equipa do Núcleo de Robótica da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico de Viana do Castelo (ESTG-IPVC) – garantiu a qualificação para o RoboCup, uma competição mundial que reúne, este ano, no Brasil, os melhores projetos e equipas de cada país.

Regional 10 Abril, 2025

Embarcação de recreio vira ao largo da ilha da Ínsua em Caminha

Três tripulantes, de nacionalidade espanhola e com idades compreendidas entre os 25 e os 53 anos, foram resgatados na noite de quarta-feira, 9 de abril, após a embarcação de recreio onde seguiam ter virado ao largo da ilha da Ínsua, em Caminha.

Regional 10 Abril, 2025

Câmara Municipal de Viana do Castelo abre procedimento concursal para motorista de autocarros

A Câmara Municipal de Viana do Castelo tem a decorrer um procedimento concursal comum para constituição de reserva de recrutamento – 2ª reserva de recrutamento – na modalidade contrato de trabalho em funções públicas a termo resolutivo incerto para a carreira de Assistente Operacional - Agente único de transportes, motorista. As candidaturas devem ser apresentadas até 24 de abril de 2025.

Regional 10 Abril, 2025

AECT Rio Minho desenvolve parceria com a América do Sul

O Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial do Rio Minho (AECT Rio Minho) assinou o acordo de adesão à Rede Euro Latino Americana de Governação Transfronteiriça das Bacias Hidrográficas (Red EuroLatAm).

Regional 10 Abril, 2025

Fim-de-semana Gastronómico de Viana do Castelo de 11 a 13 de abril

Entre os dias 11 e 13 de abril, a Câmara Municipal de Viana do Castelo, em colaboração com a Entidade Regional do Turismo do Porto e Norte de Portugal e em parceria com as empresas de restauração e alojamentos turísticos aderentes, promove o Fim-de-semana Gastronómico de Viana do Castelo, evento integrado no programa “Vale do Lima – Região Europeia da Gastronomia e Vinho 2025”.

Regional 10 Abril, 2025

José Cid atua a 10 de maio na Festa das Tradições em Ponte da Barca

De 9 a 11 de maio, a Festa das Tradições transforma a Praça Terra da Nóbrega, em Ponte da Barca, num autêntico palco de cultura e gastronomia. Em colaboração com associações e ranchos folclóricos locais, promete um fim de semana memorável com a participação de José Cid como artista convidado, no dia 10 de maio, às 22h00.

Regional 10 Abril, 2025

Nova pós-graduação do IPVC prepara profissionais para liderar a transição energética no mar

O Politécnico de Viana do Castelo apresenta a nova pós-graduação em Tecnologia de Energias Oceânicas, uma formação inovadora que responde à crescente procura por profissionais qualificados no setor das energias renováveis oceânicas.