O gerontólogo e formador Gonçalo Caseiro Pereira é o candidato do Livre à Câmara de Viana do Castelo nas autárquicas de outubro, e elegeu o envelhecimento ativo como “uma das prioridades centrais para o futuro da cidade”.
Natural de Lisboa mas a residir em Viana do Castelo, Gonçalo Caseiro Pereira, de 42 anos, é formado em Teatro pela Escola Profissional de Teatro de Cascais e licenciado em Educação Social Gerontológica pelo Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC).
Em 2024 foi candidato do Livre às eleições legislativas pelo círculo eleitoral da capital do Alto Minho.
O cabeça de lista propõe a promoção de “programas que facilitem a permanência dos idosos nas suas comunidades, com serviços de apoio domiciliário, centros de dia e ações que combatam a solidão e o isolamento social”.
“Além disso, vamos garantir o acesso a transportes públicos adequados e a criação de espaços públicos inclusivos, que permitam aos idosos manterem uma vida ativa e participativa. Viana do Castelo deve ser um modelo de cidade amiga dos mais velhos, onde a experiência e o conhecimento dos nossos cidadãos mais velhos sejam valorizados, e onde tenham um papel ativo na sociedade”, destacou.
O candidato do Livre apontou que os “dados da Carta Social de 2025 indicam que 19 estruturas residenciais para idosos ativas no concelho são frequentadas por 661 pessoas, sendo que a capacidade total é de 677 pessoas”.
“Existem 18 instituições com lista de espera. Os 14 Serviços de Apoio Domiciliário ativos servem 714 idosos e têm capacidade de resposta para 941 pessoas, havendo sete instituições com lista de espera”, referiu.
“Vamos garantir que os recursos públicos sejam bem aplicados, sem desperdícios e com total prestação de contas à população. Quero ser um autarca para todos – não só para quem vive no centro da cidade, mas também para as aldeias e freguesias que muitas vezes se sentem esquecidas”, referiu.
Para combater o desemprego jovem, Gonçalo Pereira propõe “criar mais incentivos para que empresas invistam na cidade e contratem jovens, especialmente em áreas de inovação, tecnologia e turismo, programas de estágios e parcerias com universidades locais”.
Para além do candidato do Livre, já apresentaram candidatura a Viana do Castelo o atual presidente Luís Nobre (PS), Paulo Morais (PSD), Duarte de Brito Antunes (IL), José Flores (PCP/PEV) e Carlos Torre (BE).
As eleições autárquicas realizam-se a 12 de outubro.
Paredes de Coura recebeu na sexta-feira a Companhia Portuguesa de Bailado Contemporâneo, que apresentou no Centro Cultural um programa especial composto por três peças: Public Domain, Eurídice e o Instante e almada E TUDO!.
A 8.ª jornada da Primeira Divisão da Associação de Futebol de Viana do Castelo trouxe emoção e mudanças na liderança da competição. O Atlético dos Arcos venceu este domingo o Âncora Praia FC por 2-1 e assumiu a primeira posição da tabela com 18 pontos, ultrapassando o Atlético de Caminha e o Courense que perderam este fim de semana.
O Távora continua no comando da Segunda Divisão da AF Viana do Castelo após a 8ª jornada, realizada este domingo, somando 21 pontos. Lanhelas FC e UD Os Raianos seguem logo atrás, ambos com 19 pontos, mantendo a disputa pelo topo da tabela muito intensa.
O SC Vianense sofreu mais um revés no Campeonato de Portugal. Este domingo, a equipa deslocou-se a Celorico de Basto para defrontar o CD Celoricense, na 9.ª jornada da Série A, e perdeu por 2-1.
O Sport Lisboa e Benfica anunciou este domingo, na sua página oficial, a reeleição de Rui Costa como presidente do clube, após vencer a segunda volta das eleições realizadas no sábado, relativas ao quadriénio 2025-2029.
A BebéVida volta a promover, durante o mês de novembro, um novo ciclo de sessões gratuitas dirigidas a grávidas e famílias, com o objetivo de apoiar a maternidade de forma informada, saudável e tranquila. As iniciativas, de caráter online e presencial, reúnem especialistas de diferentes áreas, abordando temas como o bem-estar físico e emocional na gravidez, o sono do bebé, os primeiros socorros pediátricos e a criopreservação de células estaminais.
A Juventude Viana voltou, este sábado, 8 de novembro, a ganhar no Campeonato Nacional da II Divisão de Hóquei em Patins, ao bater o SC Marinhense por 6-2, no Pavilhão José Natário, em Viana do Castelo.