O gerontólogo e formador Gonçalo Caseiro Pereira é o candidato do Livre à Câmara de Viana do Castelo nas autárquicas de outubro, e elegeu o envelhecimento ativo como “uma das prioridades centrais para o futuro da cidade”.
Natural de Lisboa mas a residir em Viana do Castelo, Gonçalo Caseiro Pereira, de 42 anos, é formado em Teatro pela Escola Profissional de Teatro de Cascais e licenciado em Educação Social Gerontológica pelo Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC).
Em 2024 foi candidato do Livre às eleições legislativas pelo círculo eleitoral da capital do Alto Minho.
O cabeça de lista propõe a promoção de “programas que facilitem a permanência dos idosos nas suas comunidades, com serviços de apoio domiciliário, centros de dia e ações que combatam a solidão e o isolamento social”.
“Além disso, vamos garantir o acesso a transportes públicos adequados e a criação de espaços públicos inclusivos, que permitam aos idosos manterem uma vida ativa e participativa. Viana do Castelo deve ser um modelo de cidade amiga dos mais velhos, onde a experiência e o conhecimento dos nossos cidadãos mais velhos sejam valorizados, e onde tenham um papel ativo na sociedade”, destacou.
O candidato do Livre apontou que os “dados da Carta Social de 2025 indicam que 19 estruturas residenciais para idosos ativas no concelho são frequentadas por 661 pessoas, sendo que a capacidade total é de 677 pessoas”.
“Existem 18 instituições com lista de espera. Os 14 Serviços de Apoio Domiciliário ativos servem 714 idosos e têm capacidade de resposta para 941 pessoas, havendo sete instituições com lista de espera”, referiu.
“Vamos garantir que os recursos públicos sejam bem aplicados, sem desperdícios e com total prestação de contas à população. Quero ser um autarca para todos – não só para quem vive no centro da cidade, mas também para as aldeias e freguesias que muitas vezes se sentem esquecidas”, referiu.
Para combater o desemprego jovem, Gonçalo Pereira propõe “criar mais incentivos para que empresas invistam na cidade e contratem jovens, especialmente em áreas de inovação, tecnologia e turismo, programas de estágios e parcerias com universidades locais”.
Para além do candidato do Livre, já apresentaram candidatura a Viana do Castelo o atual presidente Luís Nobre (PS), Paulo Morais (PSD), Duarte de Brito Antunes (IL), José Flores (PCP/PEV) e Carlos Torre (BE).
As eleições autárquicas realizam-se a 12 de outubro.
Cerca de 3500 atletas encheram Viana do Castelo para a 12ª Edição da Corrida São Silvestre. O atleta Alex Figueiredo, do Sport Lisboa e Benfica, venceu a prova masculina (28.43), e Monica Silva do Clube Atlético de Macedo de Cavaleiros, ganhou a prova feminina (34:46).
É já este sábado, 27 de dezembro, que a comunidade courense se reúne para uma das iniciativas mais aguardadas das festividades natalícias: o tradicional Concerto de Natal, que este ano acontece na belíssima Igreja Ecce Homo, em Padornelo, Paredes de Coura, a partir das 21h00.
A passagem para o Ano Novo deverá ser marcada por tempo tendencialmente seco e temperaturas dentro do normal para a época, de acordo com as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
O Centro Cultural de Viana do Castelo recebe, de 30 de janeiro a 1 de fevereiro, mais uma edição do Festival de Dança de Viana do Castelo, um evento que promete três dias intensos dedicados à arte do movimento, à formação e ao espetáculo.
Viana do Castelo recebe este sábado, às 17h30, o candidato presidencial João Cotrim de Figueiredo, apoiado pela Iniciativa Liberal (IL), que marcará presença na tradicional corrida de São Silvestre, integrada na sua agenda de campanha para as eleições presidenciais de 2026.
O funeral de Ângela Pereira, jovem natural de Viana do Castelo que lutava contra uma doença grave, realiza-se este sábado, na Igreja Paroquial de Afife, no concelho de Viana do Castelo.
Viana do Castelo acolhe, a partir de hoje, a 14.ª edição do Viana Volley Cup, um dos maiores torneios de voleibol da região. O evento, organizado pelo Clube de Voleibol de Viana, reúne centenas de atletas, treinadores e adeptos, combinando competição e convívio.