O gerontólogo e formador Gonçalo Caseiro Pereira é o candidato do Livre à Câmara de Viana do Castelo nas autárquicas de outubro, e elegeu o envelhecimento ativo como “uma das prioridades centrais para o futuro da cidade”.
Natural de Lisboa mas a residir em Viana do Castelo, Gonçalo Caseiro Pereira, de 42 anos, é formado em Teatro pela Escola Profissional de Teatro de Cascais e licenciado em Educação Social Gerontológica pelo Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC).
Em 2024 foi candidato do Livre às eleições legislativas pelo círculo eleitoral da capital do Alto Minho.
O cabeça de lista propõe a promoção de “programas que facilitem a permanência dos idosos nas suas comunidades, com serviços de apoio domiciliário, centros de dia e ações que combatam a solidão e o isolamento social”.
“Além disso, vamos garantir o acesso a transportes públicos adequados e a criação de espaços públicos inclusivos, que permitam aos idosos manterem uma vida ativa e participativa. Viana do Castelo deve ser um modelo de cidade amiga dos mais velhos, onde a experiência e o conhecimento dos nossos cidadãos mais velhos sejam valorizados, e onde tenham um papel ativo na sociedade”, destacou.
O candidato do Livre apontou que os “dados da Carta Social de 2025 indicam que 19 estruturas residenciais para idosos ativas no concelho são frequentadas por 661 pessoas, sendo que a capacidade total é de 677 pessoas”.
“Existem 18 instituições com lista de espera. Os 14 Serviços de Apoio Domiciliário ativos servem 714 idosos e têm capacidade de resposta para 941 pessoas, havendo sete instituições com lista de espera”, referiu.
“Vamos garantir que os recursos públicos sejam bem aplicados, sem desperdícios e com total prestação de contas à população. Quero ser um autarca para todos – não só para quem vive no centro da cidade, mas também para as aldeias e freguesias que muitas vezes se sentem esquecidas”, referiu.
Para combater o desemprego jovem, Gonçalo Pereira propõe “criar mais incentivos para que empresas invistam na cidade e contratem jovens, especialmente em áreas de inovação, tecnologia e turismo, programas de estágios e parcerias com universidades locais”.
Para além do candidato do Livre, já apresentaram candidatura a Viana do Castelo o atual presidente Luís Nobre (PS), Paulo Morais (PSD), Duarte de Brito Antunes (IL), José Flores (PCP/PEV) e Carlos Torre (BE).
As eleições autárquicas realizam-se a 12 de outubro.
Às vezes, uma simples formatação num computador revela pequenos tesouros guardados no fundo do tempo. Fotografias antigas, pastas esquecidas, fragmentos de uma infância que, à distância, parecem pertencer a outro mundo — e talvez pertençam mesmo.
As ruas de Tomiño e Vila Nova de Cerveira voltam a receber cavaletes, telas e artistas com muita criatividade, no XIII Concurso de Pintura ao Ar Livre Antonio Fernández, a 17 de agosto, organizado pela Eurocidade Cerveira-Tomiño, com a colaboração da Fundação Bienal de Arte de Cerveira e da Comunidade de Baldios de Goián.
Quase 40 espetáculos vão encher de cor e alegria as ruas, praças e esplanadas de Paredes de Coura, com o melhor da animação de rua, teatro-clown e circo contemporâneo.
O Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) deu mais um passo decisivo no reforço da sua política de apoio aos estudantes, com a consignação oficial da obra da nova residência académica a construir no campus da Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG-IPVC), junto à Praia Norte, em Viana do Castelo. A cerimónia decorreu esta quinta-feira na Biblioteca Professor Barbosa Romero.
No âmbito das comemorações do Dia de Santiago, o Município de Valença preparou um conjunto de iniciativas culturais e simbólicas que decorrerão esta sexta-feira, 25 de julho, assinalando esta data de especial significado para a cidade.
O SC Braga iniciou, esta quinta-feira, a sua caminhada na época 2025-26, empatando a zero na Bulgária, diante do PFK Levski Sofia, em partida referente à primeira mão da 2.ª pré-eliminatória da UEFA Europa League.
O Dispositivo da Polícia de Segurança Pública do Comando Distrital de Viana do Castelo da PSP, através de equipas do Núcleo de Armas e Explosivos, no dia 25 de julho (sexta-feira), no período compreendido entre as 10h00 e as 16h00, no Largo Hermenegildo Solheiro (em frente ao edifício dos Paços do Concelho), em Melgaço, vai realizar uma ação de atendimento móvel, com o objetivo de atender e esclarecer os munícipes de Melgaço para as questões relacionadas com as armas e os explosivos.