Logo
Regional

GNR registou três crimes de exibicionismo em dois anos nos Caminhos de Santiago

15 Novembro, 2024 | 16:25
Partilhar
Viana TV
2 min. leitura

A GNR registou três crimes de exibicionismo desde 2023 nos percursos portugueses dos Caminhos de Santiago, que abrangem os distritos do Porto, Braga, Viana do Castelo, Vila Real e Viseu, até à Galiza, tendo identificado um suspeito.

“No que concerne aos crimes registados de importunação sexual nos Caminhos de Santiago, existe registo de um crime em 2023 e de dois crimes em 2024, tendo sido identificado um suspeito”, indicou a GNR.

Na segunda-feira, o jornal The Guardian noticiava casos de assédio sexual sobre peregrinas que caminham sozinhas pelos Caminhos de Santiago, em zonas quase desertas de Espanha, Portugal e França.

Na resposta por escrito, a um pedido de esclarecimento da Lusa, a GNR (que desenvolve a operação “Bom Caminho” nos distritos de Porto, Braga, Viana do Castelo, Vila Real e Viseu), indicou que nas três situações registadas “existiu por parte dos suspeitos exibicionismo, sem nunca ter existido contacto físico com as vítimas em nenhuma das situações”.

A GNR disse estar “atenta a este fenómeno criminal e às próprias características dos Caminhos (estradas mais remotas e caminhos secundários/trilhos)”.

A Guarda Nacional Republicana aconselha ainda os peregrinos a planearem “todo o seu percurso e viagem de forma antecipada e, a manter os seus familiares e amigos mais próximos informados sobre os percursos e planeamento da sua viagem”.

Sugere também que os peregrinos tenham “sempre na sua posse um documento de identificação pessoal”, bem como devem dar “especial atenção aos pertences e objetos pessoais que transporte”

“Tenha especial atenção a abordagens por parte de estranhos. Sempre que possível, privilegie a utilização de percursos sinalizados e iluminados. Quando utilize estradas com circulação rodoviária, caminhe sempre na berma contrária ao sentido do trânsito e não ande em locais onde seja proibida a circulação de peões”, são outros dos conselhos da GNR.

Aquela força policial refere que os peregrinos devem usar roupa clara, preferencialmente com colete refletor e que caminhem, preferencialmente, durante o dia e com companhia”.

O respeito pelo meio ambiente e o património cultural existente nos percursos, a utilização, por peregrinos que circulem de bicicleta, de equipamentos de proteção individual e iluminação são também sugestões da GNR.

Em caso emergência, alerta a GNR, os peregrinos devem ligar para o 112 e denunciar “este e qualquer outro crime”.

“É extremamente importante para que os recursos existentes sejam empenhados segundo uma lógica de prioridades, após ponderação e análise dos vários critérios de decisão, sendo fundamental o conhecimento das ocorrências/situações que se vão verificando na zona de ação”, frisa.

A GNR avisa da “necessidade, por parte de vítimas ou lesados, da formalização de queixa ou informação de situações, sendo a denúncia fundamental para auxiliar a monitorização do fenómeno e a gestão operacional dos recursos disponíveis para áreas onde o crime poderá ser mais incidente”.

 

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Nacional 17 Dezembro, 2025

Governo vai pagar 30 milhões de euros em horas extraordinárias a professores

O ministro da Educação, Ciência e Inovação, Fernando Alexandre, anunciou que o Governo vai pagar aos professores 30 milhões de euros em horas extraordinárias acumuladas desde 2018. Este ano, estão previstos mais 20 milhões em pagamentos adicionais.

Cultura 17 Dezembro, 2025

Festival de Documentário de Melgaço arrisca desaparecer após suspensão do apoio da câmara

O MDOC – Festival Internacional de Documentário de Melgaço não se realizará em 2026 devido à falta de apoio da câmara municipal. O município deixará de disponibilizar cerca de 140 mil euros, que representavam 90% do orçamento do evento, tornando a sua realização inviável, explicou a AO NORTE, organizadora do festival.

Nacional 17 Dezembro, 2025

Viana do Castelo acolhe primeira Assembleia Intermunicipal da AMPV após eleições

A Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMPV) reuniu em Viana do Castelo, para a realização da sua Assembleia Intermunicipal, a primeira desde a eleição dos novos órgãos sociais.

Regional 17 Dezembro, 2025

PJ desmantela esquema de IPTV ilegal em Valença com centenas de utilizadores

A Polícia Judiciária deteve duas pessoas e constituiu arguidas duas pessoas coletivas no concelho de Valença, na sequência de uma operação destinada a travar a exploração ilegal de canais televisivos pagos através de serviços ilícitos de IPTV.

Internacional 17 Dezembro, 2025

Viana do Castelo entrega novo iate de luxo à Windstar Cruises

Viana do Castelo foi o cenário da cerimónia de entrega do Star Seeker, o mais recente iate de luxo da Windstar Cruises. Com capacidade para 224 hóspedes, o navio é a primeira construção da nova Classe Star da companhia, reforçando a expansão da sua frota de cruzeiros de pequeno porte.

Nacional 17 Dezembro, 2025

Porto de Viana do Castelo vai expandir para apoiar descarbonização naval

O porto de Viana do Castelo vai ser ampliado para apoiar a descarbonização do setor naval até 2050, anunciou João Neves, presidente executivo da Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL).

Internacional 17 Dezembro, 2025

Caminha, A Guarda e O Rosal avançam com Eurocidade da Foz do Minho

Caminha, no Alto Minho, e os concelhos galegos de A Guarda e O Rosal receberam aprovação para uma candidatura a fundos transfronteiriços do programa Interreg VI Espanha–Portugal (POCTEP) 2021–2027, no valor de mais de 563 mil euros, destinada à criação formal da eurocidade da Foz do Minho.