Logo
Regional

GNR registou três crimes de exibicionismo em dois anos nos Caminhos de Santiago

15 Novembro, 2024 | 16:25
Partilhar
Viana TV
2 min. leitura

A GNR registou três crimes de exibicionismo desde 2023 nos percursos portugueses dos Caminhos de Santiago, que abrangem os distritos do Porto, Braga, Viana do Castelo, Vila Real e Viseu, até à Galiza, tendo identificado um suspeito.

“No que concerne aos crimes registados de importunação sexual nos Caminhos de Santiago, existe registo de um crime em 2023 e de dois crimes em 2024, tendo sido identificado um suspeito”, indicou a GNR.

Na segunda-feira, o jornal The Guardian noticiava casos de assédio sexual sobre peregrinas que caminham sozinhas pelos Caminhos de Santiago, em zonas quase desertas de Espanha, Portugal e França.

Na resposta por escrito, a um pedido de esclarecimento da Lusa, a GNR (que desenvolve a operação “Bom Caminho” nos distritos de Porto, Braga, Viana do Castelo, Vila Real e Viseu), indicou que nas três situações registadas “existiu por parte dos suspeitos exibicionismo, sem nunca ter existido contacto físico com as vítimas em nenhuma das situações”.

A GNR disse estar “atenta a este fenómeno criminal e às próprias características dos Caminhos (estradas mais remotas e caminhos secundários/trilhos)”.

A Guarda Nacional Republicana aconselha ainda os peregrinos a planearem “todo o seu percurso e viagem de forma antecipada e, a manter os seus familiares e amigos mais próximos informados sobre os percursos e planeamento da sua viagem”.

Sugere também que os peregrinos tenham “sempre na sua posse um documento de identificação pessoal”, bem como devem dar “especial atenção aos pertences e objetos pessoais que transporte”

“Tenha especial atenção a abordagens por parte de estranhos. Sempre que possível, privilegie a utilização de percursos sinalizados e iluminados. Quando utilize estradas com circulação rodoviária, caminhe sempre na berma contrária ao sentido do trânsito e não ande em locais onde seja proibida a circulação de peões”, são outros dos conselhos da GNR.

Aquela força policial refere que os peregrinos devem usar roupa clara, preferencialmente com colete refletor e que caminhem, preferencialmente, durante o dia e com companhia”.

O respeito pelo meio ambiente e o património cultural existente nos percursos, a utilização, por peregrinos que circulem de bicicleta, de equipamentos de proteção individual e iluminação são também sugestões da GNR.

Em caso emergência, alerta a GNR, os peregrinos devem ligar para o 112 e denunciar “este e qualquer outro crime”.

“É extremamente importante para que os recursos existentes sejam empenhados segundo uma lógica de prioridades, após ponderação e análise dos vários critérios de decisão, sendo fundamental o conhecimento das ocorrências/situações que se vão verificando na zona de ação”, frisa.

A GNR avisa da “necessidade, por parte de vítimas ou lesados, da formalização de queixa ou informação de situações, sendo a denúncia fundamental para auxiliar a monitorização do fenómeno e a gestão operacional dos recursos disponíveis para áreas onde o crime poderá ser mais incidente”.

 

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Nacional 25 Dezembro, 2025

Jovem de Viana do Castelo que lançou apelo nas redes sociais morre no Dia de Natal

Ângela Pereira, jovem de 23 anos natural de Viana do Castelo, faleceu na manhã desta quinta-feira, Dia de Natal, no Instituto Português de Oncologia (IPO) do Porto. A sua história tinha comovido milhares de pessoas nos últimos dias, após um apelo urgente por apoio médico partilhado nas redes sociais.

Regional 25 Dezembro, 2025

Luís Nobre participa no “Bananeiro” e serve moscatel a vianenses na véspera de Natal

O presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, marcou presença na tradição do “Viana Moscatel e Banana”, mais conhecido como Bananeiro, e não hesitou em servir alguns copos de moscatel aos milhares de vianenses e visitantes que encheram a Praça da República na tarde desta quarta-feira, véspera de Natal.

Internacional 25 Dezembro, 2025

Tradições de Natal: Presépio

Para a grande maioria dos cristãos, o natal significa o nascimento de Jesus. Assim sendo, colocar o presépio por debaixo da árvore de natal é uma das tradições de natal mais comuns. O mesmo recria o nascimento do menino jesus num estábulo.

Regional 25 Dezembro, 2025

Viana do Castelo assinala 25 anos do encalhe do navio Coral Bulker

Hoje assinalam-se 25 anos desde o encalhe do navio de carga Coral Bulker à entrada do porto de Viana do Castelo, um dos maiores acidentes marítimos da costa norte portuguesa.

Internacional 25 Dezembro, 2025

Tradições de Natal: Meias na chaminé

Reza a lenda, que há muitos muitos anos, um homem da nobreza, muito desgostoso pela morte da sua mulher, terá gasto todo o seu dinheiro, deixando as suas 3 filhas sem nada.

Internacional 24 Dezembro, 2025

Feliz Natal

A poucas horas do Natal e a escassos dias do final de mais um ano, agradecemos a todos pela confiança na Viana TV. Continuamos a ter "Uma nova forma de ver Viana do Castelo".

Internacional 24 Dezembro, 2025

Tradições de Natal: Missa do Galo

Embora não seja muito comum nas grandes cidades as famílias com filhos pequenos saírem à rua depois da meia noite, em muitas aldeias de norte a sul do país, a missa do galo continua a ser uma tradição inquebrável.