A GNR registou três crimes de exibicionismo desde 2023 nos percursos portugueses dos Caminhos de Santiago, que abrangem os distritos do Porto, Braga, Viana do Castelo, Vila Real e Viseu, até à Galiza, tendo identificado um suspeito.
“No que concerne aos crimes registados de importunação sexual nos Caminhos de Santiago, existe registo de um crime em 2023 e de dois crimes em 2024, tendo sido identificado um suspeito”, indicou a GNR.
Na segunda-feira, o jornal The Guardian noticiava casos de assédio sexual sobre peregrinas que caminham sozinhas pelos Caminhos de Santiago, em zonas quase desertas de Espanha, Portugal e França.
Na resposta por escrito, a um pedido de esclarecimento da Lusa, a GNR (que desenvolve a operação “Bom Caminho” nos distritos de Porto, Braga, Viana do Castelo, Vila Real e Viseu), indicou que nas três situações registadas “existiu por parte dos suspeitos exibicionismo, sem nunca ter existido contacto físico com as vítimas em nenhuma das situações”.
A GNR disse estar “atenta a este fenómeno criminal e às próprias características dos Caminhos (estradas mais remotas e caminhos secundários/trilhos)”.
A Guarda Nacional Republicana aconselha ainda os peregrinos a planearem “todo o seu percurso e viagem de forma antecipada e, a manter os seus familiares e amigos mais próximos informados sobre os percursos e planeamento da sua viagem”.
Sugere também que os peregrinos tenham “sempre na sua posse um documento de identificação pessoal”, bem como devem dar “especial atenção aos pertences e objetos pessoais que transporte”
“Tenha especial atenção a abordagens por parte de estranhos. Sempre que possível, privilegie a utilização de percursos sinalizados e iluminados. Quando utilize estradas com circulação rodoviária, caminhe sempre na berma contrária ao sentido do trânsito e não ande em locais onde seja proibida a circulação de peões”, são outros dos conselhos da GNR.
Aquela força policial refere que os peregrinos devem usar roupa clara, preferencialmente com colete refletor e que caminhem, preferencialmente, durante o dia e com companhia”.
O respeito pelo meio ambiente e o património cultural existente nos percursos, a utilização, por peregrinos que circulem de bicicleta, de equipamentos de proteção individual e iluminação são também sugestões da GNR.
Em caso emergência, alerta a GNR, os peregrinos devem ligar para o 112 e denunciar “este e qualquer outro crime”.
“É extremamente importante para que os recursos existentes sejam empenhados segundo uma lógica de prioridades, após ponderação e análise dos vários critérios de decisão, sendo fundamental o conhecimento das ocorrências/situações que se vão verificando na zona de ação”, frisa.
A GNR avisa da “necessidade, por parte de vítimas ou lesados, da formalização de queixa ou informação de situações, sendo a denúncia fundamental para auxiliar a monitorização do fenómeno e a gestão operacional dos recursos disponíveis para áreas onde o crime poderá ser mais incidente”.
É já esta sexta-feira que o Club Lote 5 recebe o Lote of Christmas, um evento produzido em parceria com a Anémona Sonora.
O Município de Monção volta a promover a iniciativa “Férias Fora de Portas”, destinada a crianças da Educação Pré-Escolar e do 1º Ciclo do Ensino Básico residentes no concelho. O programa de ocupação de tempos livres decorre durante as férias de Natal, oferecendo atividades lúdicas e educativas.
O docente da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico de Viana do Castelo, Acácio Viegas, venceu o Primeiro Prémio da XV Bienal de Pintura do Eixo Atlântico com a obra “Sobre a liberdade de Ser”.
O Cineteatro João Verde, em Monção, recebe no próximo dia 5 de dezembro o espetáculo “Fados e Baladas de Coimbra – Dario Ribeiro”, um concerto que promete celebrar a música portuguesa através da força e da sensibilidade do fado coimbrão.
A partir de quinta-feira, 4 de dezembro, o Departamento Diocesano da Pastoral do Ensino Superior de Viana do Castelo inaugura um “Gabinete de Escuta” na Escola Superior de Saúde (ESS) do IPVC, em Viana do Castelo.
O Município de Ponte de Lima abriu as inscrições para a 16.ª edição do Curso Básico de Internet para Adultos, uma iniciativa integrada no Serviço de Infoliteracia que visa promover a literacia digital junto da população adulta do concelho. O programa é gratuito e dirigido a todos os munícipes interessados em adquirir ou reforçar competências essenciais no uso da internet e das novas tecnologias.
Viana do Castelo será o centro das atenções do poder local nos dias 13 e 14 de dezembro, ao receber o congresso eletivo da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), onde será escolhida a nova liderança da organização. É neste cenário que o presidente da Câmara de Pombal, Pedro Pimpão, avança como candidato à presidência da associação.