A GNR registou desde as 00h00 do dia 18 de dezembro 2.160 acidentes, dos quais resultaram 11 mortos, 57 feridos graves e 634 ligeiros, segundo dados provisórios da operação “Natal e Ano Novo 2024/2025”.
Os dados da Guarda Nacional Republicana (GNR) anunciados em comunicado dizem respeito ao período entre as 00:00 do dia 18 de dezembro e as 23h59 de quinta-feira. A operação “Natal e Ano Novo 2024/2025” termina em 2 de janeiro.
As vítimas mortais contabilizadas resultaram de acidentes registados na Estrada Municipal 534, na localidade da Ribeira, Sabugal (distrito da Guarda), na Estrada Nacional 125 em Albufeira (Faro), na Rua do Cantim, Fonte Coberta, em Barcelos (Braga), na Estrada Nacional 119 em Biscainho-Coruche (Santarém), na localidade de Boliqueime (Faro), no Itinerário Principal 2 na localidade de Beja, na Autoestrada 23 na saída para Benquerenças (Castelo Branco) e no Itinerário Complementar 2 em Santa Maria da Feira (Aveiro).
Três pessoas morreram vítimas de atropelamento, uma na Rua da Ponte Pereiro, na localidade de Pedroso – Vila Nova de Gaia (distrito do Porto), outra na Autoestrada 19 em Leiria e outra na Rua Dr. Miguel F. Martins, na localidade de Oliveira do Bairro (Aveiro).
A GNR adianta igualmente que os militares fiscalizaram 83.678 condutores, dos quais 693 conduziam com excesso de álcool e, destes, 345 foram detidos com uma taxa de álcool no sangue igual ou superior a 1,2 gramas por litro de sangue.
Foram ainda detidas 139 pessoas por conduzirem sem carta de condução.
Das 13.569 contraordenações rodoviárias detetadas, a GNR destaca 3.536 por excesso de velocidade, 348 por excesso de álcool, 354 por falta ou incorreta utilização do cinto de segurança e/ou cadeirinha.
De acordo com os dados, foram registadas 293 contraordenações por uso indevido do telemóvel a conduzir, 1.404 por falta de inspeção periódica obrigatória e 412 por falta de seguro de responsabilidade civil obrigatório.
No âmbito da prevenção e sensibilização, a GNR efetuou 1.056 ações em estabelecimentos, tendo sido sensibilizados 6.318 comerciantes e visitados 4.611 idosos.
A GNR iniciou no dia 18 de dezembro o reforço de patrulhamento durante o período de Natal e Ano Novo, incluindo ações nos locais de maior afluência de pessoas, zonas residenciais, de diversão, industriais e comerciais.
Paralelamente, estão a ser realizadas ações de fiscalização e de segurança rodoviária nas vias com maior fluxo de trânsito, para garantir que as festividades e as deslocações decorram em segurança em todo o território nacional.
Durante a operação, a GNR irá continuar a dar prioridade à fiscalização da condução sob a influência do álcool e de substâncias psicotrópicas, excesso de velocidade e uso indevido do telemóvel.
A guarda está também atenta à utilização correta do cinto de segurança, à falta de inspeção periódica obrigatória, à falta de seguro de responsabilidade civil obrigatório e à incorreta execução de manobras de ultrapassagem, de mudança de direção e de cedência de passagem.
A 11ª jornada da Primeira Divisão da AF Viana do Castelo, disputada este domingo, trouxe mudanças no topo da tabela: o SC Valenciano venceu e assumiu a liderança isolada do campeonato, num fim de semana pautado por muitos empates.
A 11.ª jornada da Segunda Divisão da AF Viana do Castelo, disputada este domingo, trouxe resultados surpreendentes e mexeu com as contas do topo da tabela. O Távora sofreu uma inesperada derrota caseira por 2-0 diante do SC Vianense B, mas mantém-se no comando com 27 pontos. Ainda assim, o desaire abriu caminho para a aproximação do Neves FC, que venceu de forma convincente o Perre por 3-1 e reduziu a diferença para apenas dois pontos, relançando a luta pela liderança.
No âmbito das comemorações do Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres, foi inaugurado nos Paços do Concelho de Ponte da Barca um mural comunitário que reúne peças artísticas criadas por alunos das escolas locais e utentes de instituições do concelho.
O Centro Educativo das Lagoas recebeu os docentes das turmas selecionadas para a 11.ª edição do Festival de Jardins Escolinhas, que este ano tem como tema “Jardins de Sonho”.
Depois de cinco jogos sem vencer, o SC Vianense voltou este domingo de manhã aos triunfos, batendo os madeirenses do Ribeira Brava por 2-1, em jogo disputado no Estádio Dr. José de Matos, referente à 10.ª jornada do Campeonato de Portugal, série A.
A Juventude Viana entrou da melhor forma na edição 2025/2026 da Taça de Portugal, ao vencer este sábado a Biblioteca Instrução e Recreio (BIR) por 3-5, em Valado dos Frades, num encontro dos 32 avos de final marcado pelo equilíbrio, intensidade e pela eficácia vianense nos momentos-chave.
A VianaFestas vai abrir ao público, no dia 6 de dezembro, um dos ofícios mais emblemáticos da Romaria da Senhora d’Agonia. O workshop “Arte em Fio – Arte da Filigrana” inaugura o ciclo “Somos Todos Romaria” e convida 12 participantes a aprender, passo a passo, a técnica ancestral que atravessa séculos de tradição no Minho.