A Guarda Nacional Republicana (GNR) está a desenvolver, entre os dias 1 e 7 de junho, uma operação de sensibilização e fiscalização rodoviária em todo o território nacional, com especial incidência nos comportamentos de risco associados à condução agressiva, em particular por parte de utilizadores de veículos de duas rodas a motor.

A operação tem como objetivo promover a adoção de comportamentos mais seguros na estrada, sensibilizando os condutores para os riscos associados à velocidade excessiva, falta de atenção e manobras irregulares, fatores que aumentam significativamente a probabilidade de ocorrência de acidentes.
A GNR sublinha que a condução agressiva continua a ser uma das principais causas de sinistralidade rodoviária, reforçando a importância do cumprimento das normas de segurança e da adoção de uma condução responsável.
Enquanto exemplo da dimensão do problema, a força de segurança registou, entre 1 de janeiro e 31 de dezembro de 2025, um total de 1.910 contraordenações relacionadas com a circulação de motociclos, das quais 550 dizem respeito à falta de uso ou utilização incorreta do capacete de proteção. Já entre 1 de janeiro e 31 de maio de 2026, foram registadas 1.163 infrações, 216 das quais associadas ao incumprimento das regras relativas ao uso do capacete.
Estes dados evidenciam a necessidade de reforço das ações de fiscalização e sensibilização, em particular junto dos utilizadores de motociclos, destacando-se o capacete como um equipamento essencial para a redução da gravidade das lesões em caso de acidente.
A operação decorre no âmbito da Rede Europeia de Polícias de Trânsito (RoadPol), organização que reúne forças policiais europeias com o objetivo de melhorar a segurança rodoviária e promover o cumprimento das regras de trânsito.
A RoadPol estrutura a sua atuação em quatro áreas prioritárias: infraestruturas rodoviárias, veículos, utilizadores da estrada e velocidade, promovendo operações coordenadas em vários países europeus ao longo do ano.
Desde o final de 2021, a GNR integra esta rede europeia, incorporando no seu planeamento operacional as ações conjuntas definidas a nível internacional, com vista à redução da sinistralidade e à promoção de uma maior segurança rodoviária.
Com esta operação, a GNR pretende reforçar a consciencialização dos condutores para a importância de comportamentos responsáveis, contribuindo para a proteção de todos os utilizadores da via pública e para a redução da gravidade dos acidentes rodoviários.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou, esta terça-feira, em reunião ordinária do executivo, um conjunto de apoios financeiros destinados às Juntas e Uniões de Freguesia do concelho, num montante global de 275.300 euros. As três propostas foram aprovadas por unanimidade e visam apoiar intervenções nas áreas da mobilidade, segurança rodoviária, equipamentos públicos e requalificação urbana.
Começa hoje o Campeonato do Mundo de Futebol de 2026, a maior edição de sempre da prova organizada pela FIFA. Estados Unidos da América, México e Canadá recebem uma competição que reúne 48 seleções e que promete mais de um mês de emoções para os adeptos de futebol de todo o mundo.
O Agrupamento de Escolas Muralhas do Minho acolheu a primeira edição dos Jogos 100 Fronteiras, uma iniciativa que reuniu 60 participantes de 13 nacionalidades residentes e trabalhadores no concelho de Valença, num momento marcado pelo convívio, pela inclusão e pela valorização da diversidade cultural.
O projeto CAPACITEATRO realiza, nos dias 12 e 13 de junho, em Paredes de Coura, a última ação do primeiro ciclo de capacitação promovido nos 10 concelhos do Alto Minho. Até 2027, estão previstas 20 sessões em todo o distrito.
A PSP deteve um jovem de 20 anos, residente em Viana do Castelo, por condução sem habilitação legal.
O Voleibol Clube de Viana (VCV) anunciou que não irá inscrever a sua equipa sénior feminina no Campeonato Nacional da 2.ª Divisão na época 2026/2027, numa decisão que resulta de uma análise aprofundada das condições desportivas, humanas e financeiras necessárias para assegurar uma participação competitiva e sustentável.
O executivo municipal aprovou, na terça-feira, por unanimidade, a celebração de um contrato de comodato que permitirá a cedência do edifício da antiga Escola Primária de Mazarefes à Junta de Freguesia local, com vista à sua reabilitação e adaptação para futura sede da autarquia.