O Comando Territorial de Viana do Castelo da GNR, através do Núcleo de Investigação Criminal (NIC), recuperou um trator agrícola e o semirreboque furtados, no concelho de Viana do Castelo.
Na sequência de uma denúncia a dar conta de um furto de um trator agrícola e do seu semirreboque na madrugada do dia 15 de setembro de 2023, os militares da Guarda levaram a cabo diligências policiais que permitiram localizar a mais de 250 km de distância do local de furto o material furtado. Os veículos foram apreendidos e restituídos ao legítimo proprietário.
Os factos foram comunicados ao Tribunal Judicial de Viana do Castelo.
A União de Freguesias de Barroselas e Carvoeiro, no concelho de Viana do Castelo já reagiu a esta informação, através de um comunicado:
COMUNICADO
A UF de Barroselas e Carvoeiro informa a todos que, fruto do excelente trabalho da GNR do Posto Territorial de Barroselas e do Núcleo de Investigação Criminal do destacamento territorial de Viana do Castelo, foi possível localizar o Trator furtado à UF de Barroselas e Carvoeiro, no passado dia 15 de setembro.
Mais se informa que o veículo foi localizado 3 dias após o furto, já fora da região norte e a uma distância significativa, não podendo a Junta de Freguesia, fruto da investigação em curso, avançar com mais detalhes.
Desde já agradecemos a todos os agentes e entidades envolvidas nesta diligência, assim como a todos que ajudaram a partilhar a mensagem, fazendo a notícia do roubo chegar, inclusive, aos media televisivos.
Deixamos ainda uma palavra de agradecimento às pessoas que, tendo avistado o trator em diferentes locais, contribuíram para esta investigação com informações relevantes, permitindo fazer o rastreamento do percurso efetuado pela viatura.
O Presidente da União de Freguesias de Barroselas e Carvoeiro, Rui Sousa, publicou nas redes sociais uma mensagem de agradecimento a todos que ajudaram a recuperar o veiculo.

Um agradecimento muito especial a todos!
Depois de partilharmos nas redes sociais da Junta de Freguesia, venho por este meio voltar agradecer e a enaltecer de forma pessoal a todos que contribuíram para o sucesso desta operação.
Como todos sabem o trator da Junta tinha sido furtado no dia 15 . É completamente surreal imaginar que alguém o pudesse fazer, mas realmente aconteceu. Nesse momento desencadeamos todas as diligências.
Tenho que enaltecer que a notícia foi de tal forma falada e partilhada , chegando também as televisões, o que foi crucial para o desfecho deste assunto.
É bom sentir a nossa sociedade envolvida, e aqui tenho um agradecimento profundo a todos aqueles que se interessaram pelo assunto, fazendo com que as mensagens e telefonemas de tantos nos fizessem chegar elementos fundamentais para recuperarmos o nosso trator já a centenas de quilómetros da nossa Vila de Barroselas.
Gente que não sendo desta União mostraram o seu dever cívico e moral, sem medos , num ato de apreço jamais esquecido … O meu profundo Obrigado!
É gente desta que necessitamos na nossa sociedade!
Um agradecimento muito especial a GNR do posto territorial de Barroselas,.
Um agradecimento muito especial ao núcleo de investigação criminal do destacamento territorial de Viana do castelo, foram incansáveis , e sempre em contacto connosco em três dias conseguiram recuperar o trator!
Em meu nome agradeço o vosso trabalho mágico!
Claro que a situação ainda se encontra em processo de investigação para chegamos a todos os envolvidos neste ato triste e lamentável!
Mas desta vez ganhou a sociedade justa, séria , honesta!
O meu profundo agradecimento a todos!
Ângela Pereira, jovem de 23 anos natural de Viana do Castelo, faleceu na manhã desta quinta-feira, Dia de Natal, no Instituto Português de Oncologia (IPO) do Porto. A sua história tinha comovido milhares de pessoas nos últimos dias, após um apelo urgente por apoio médico partilhado nas redes sociais.
O presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, marcou presença na tradição do “Viana Moscatel e Banana”, mais conhecido como Bananeiro, e não hesitou em servir alguns copos de moscatel aos milhares de vianenses e visitantes que encheram a Praça da República na tarde desta quarta-feira, véspera de Natal.
Para a grande maioria dos cristãos, o natal significa o nascimento de Jesus. Assim sendo, colocar o presépio por debaixo da árvore de natal é uma das tradições de natal mais comuns. O mesmo recria o nascimento do menino jesus num estábulo.
Hoje assinalam-se 25 anos desde o encalhe do navio de carga Coral Bulker à entrada do porto de Viana do Castelo, um dos maiores acidentes marítimos da costa norte portuguesa.
Reza a lenda, que há muitos muitos anos, um homem da nobreza, muito desgostoso pela morte da sua mulher, terá gasto todo o seu dinheiro, deixando as suas 3 filhas sem nada.
A poucas horas do Natal e a escassos dias do final de mais um ano, agradecemos a todos pela confiança na Viana TV. Continuamos a ter "Uma nova forma de ver Viana do Castelo".
Embora não seja muito comum nas grandes cidades as famílias com filhos pequenos saírem à rua depois da meia noite, em muitas aldeias de norte a sul do país, a missa do galo continua a ser uma tradição inquebrável.