Logo
Regional

GNR promove workshop de segurança e defesa pessoal na Escola Superior de Educação de Viana do Castelo

9 Junho, 2025 | 9:55
Partilhar
Pedro Xavier
1 min. leitura

O Comando Territorial de Viana do Castelo da GNR, através do seu Destacamento Territorial, promoveu um workshop organizado pela Associação de Estudantes da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo.

No âmbito do estreitamento das relações institucionais com a comunidade académica, os militares da Guarda realizaram uma ação formativa subordinada ao tema “Princípios de Segurança e Defesa Pessoal”, que contou com a participação de 13 alunos, maioritariamente oriundos dos cursos de Educação Pré-Escolar, Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e Gerontologia Social.

Durante a sessão foram transmitidos princípios fundamentais de segurança pessoal, com especial enfoque em medidas preventivas aplicáveis a espaços fechados, bem como na identificação de pontos vitais e zonas proibidas que devem ser protegidos em caso de agressão. Paralelamente, foi efetuado o enquadramento legal das principais tipologias criminais associadas ao setor da educação, abordando o conceito de funcionário e os procedimentos legais em vigor relativamente à denúncia de crimes.

Esta iniciativa contou com o apoio de militares do Destacamento de Intervenção de Viana do Castelo e do Grupo de Intervenção de Ordem Pública (GIOP) da Unidade de Intervenção, contribuindo para o reforço do sentimento de segurança da comunidade escolar, ao capacitar alunos e docentes para a adoção de comportamentos preventivos perante situações de violência ou criminalidade.

A Guarda Nacional Republicana reafirma o seu compromisso de proximidade com a comunidade educativa, promovendo ações que visam a prevenção, a segurança e o reforço da cidadania ativa.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Nacional 15 Junho, 2025

Operação “Verão Seguro 2025” da GNR na estrada até 15 de setembro

AGNR tem em curso, até dia 15 de setembro, a Operação Verão Seguro 2025 através de patrulhamento geral, de apoio e fiscalização nos locais de veraneio, nos principais eixos rodoviários e fronteiras.

Nacional 15 Junho, 2025

Época balnear arrancou em 127 praias do Norte

A época balnear arrancou, no sábado, em 127 praias do Norte, com a bandeira azul presente em 84 praias: 75 em zonas costeiras e nove praias fluviais, com seis saídas do galardão a assinalar relativamente a 2024.

Nacional 14 Junho, 2025

Festa dos 30 anos do Lidl que vai percorrer Portugal arranca em Viana do Castelo

Este verão, o Lidl Village percorre Portugal de norte a sul, oferecendo uma experiência inovadora e muito divertida para clientes, famílias, colaboradores e comunidades locais.

Regional 14 Junho, 2025

Exército começa a patrulhar monte de Santa Luzia em Viana do Castelo

Os militares do Exército da Escola dos Serviços da Póvoa do Varzim começam este domingo a patrulhar e vigiar a Serra de Santa Luzia, numa ação de prevenção de incêndios florestais que se prolonga até 30 de setembro.

Regional 14 Junho, 2025

Ponte de Lima inaugura Estátua de D. Afonso Henriques

O Município de Ponte de Lima, no âmbito das Comemorações dos 900 Anos da Carta de Foral a Ponte de Lima, inaugurou a Estátua de D. Afonso Henriques, na Expolima.

Regional 14 Junho, 2025

Politécnico de Viana do Castelo desafia jovens a descobrir e documentar o Caminho de Santiago

O Politécnico de Viana do Castelo desafia jovens dos 18 aos 29 anos a integrarem o PEGADAS, um programa inovador que junta formação e experiência no terreno, com expedições reais ao longo do Caminho de Santiago. Trata-se de uma iniciativa que aposta neste percurso milenar como espaço de capacitação profissional e desenvolvimento de competências.

Regional 14 Junho, 2025

Polícia Marítima realiza ação de fiscalização em Caminha

Os elementos do Comando Local da Polícia Marítima de Caminha, em colaboração com a Câmara Municipal de Caminha, com a Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE), com a Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT) e com a Guarda Nacional Republicana (GNR), realizaram uma ação de fiscalização conjunta dirigida à atividade marítimo-turística em Caminha, da qual resultaram mais de 50 infrações, três das quais levaram à cessação temporária da atividade de três operadores.