Logo
Nacional

GNR nas estradas para fiscalizar uso de cinto, capacete e cadeiras de crianças

11 Março, 2024 | 16:24
Partilhar
Viana TV
1 min. leitura

A Guarda Nacional Republicana (GNR) está a realizar entre esta segunda-feira, 11 de março e 17 de março nas estradas de Portugal continental uma operação de fiscalização direcionada para o uso de cinto de segurança, de capacete e de sistemas de retenção de crianças.

A operação “RoadPol – Dispositivos de segurança”, com ações de fiscalização centradas nas vias mais críticas à sua responsabilidade, já é uma prática habitual anual da GNR e decorre no âmbito da Rede Europeia de Polícias de Trânsito (RoadPol), organização criada pelas polícias de trânsito da Europa para melhorar a segurança rodoviária e o cumprimento das normas do trânsito, como explica a guarda em comunicado.

A GNR sublinha que com esta ação “pretende também sensibilizar a sociedade para comportamentos mais seguros por parte dos condutores e passageiros, tendo em vista a promoção da segurança rodoviária e a salvaguarda de vidas humanas”.

“O cinto de segurança, o sistema de retenção para crianças (SRC), são dispositivos [obrigatórios] de segurança passiva dos ocupantes de um veículo automóvel, que têm por finalidade, em caso de acidente de viação, evitar a projeção dos mesmos para fora do veículo ou para partes interiores do mesmo, reduzindo a ocorrência de ferimentos ou a sua gravidade”, destaca a GNR.

Lembra também que, no caso de veículos de duas rodas a motor, o capacete absorve parte da energia e dispersa a força do impacto para que esta não seja concentrada numa única parte da cabeça, reduzindo em 40% o risco de morte em caso de acidente.

A GNR tornou-se membro da RoadPol no final de 2021, passando a integrar no seu planeamento operacional as operações planeadas por aquela organização.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 8 Fevereiro, 2026

Câmara de Viana promove sessão de esclarecimento sobre procedimentos urbanísticos junto das juntas de freguesia

A Câmara Municipal de Viana do Castelo, através do Gabinete de Coesão Territorial, realizou uma sessão de esclarecimento destinada a todas as Juntas de Freguesia do concelho, com o objetivo de clarificar os procedimentos urbanísticos a adotar em futuras obras.

Desporto 8 Fevereiro, 2026

Santa Luzia FC vence GD Árvore e segue para os Quartos de Final da Taça de Portugal

O Santa Luzia FC garantiu a presença nos Quartos de Final da Taça de Portugal de Futsal Feminino, depois de vencer o GD Árvore por 4-1, em encontro relativo à 4.ª eliminatória da competição.

Nacional 8 Fevereiro, 2026

Impostos em atraso? Pode ser golpe por SMS, alerta Autoridade Tributária

A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) alertou para a circulação de mensagens de telemóvel fraudulentas, enviadas em nome do fisco, que alegam a existência de impostos em atraso para “evitar penhora”.

Desporto 8 Fevereiro, 2026

Juventude Viana vence em Espinho e reforça liderança do campeonato

A Juventude Viana venceu este sábado a Associação Académica de Espinho por 1-5, em jogo da 16.ª jornada do Campeonato Nacional da II Divisão de Hóquei em Patins, reforçando a liderança da classificação.

Regional 8 Fevereiro, 2026

Derrocada em Moledo leva à interdição do paredão

Uma parte do paredão de Moledo aluiu este sábado, levando a Junta da União de Freguesias de Moledo e Cristelo a interditar a área e a apelar à população para que se afaste da zona.

Desporto 8 Fevereiro, 2026

Campeonato de Portugal: SC Vianense cai em São Martinho e perde posição na tabela

A deslocação do SC Vianense a São Martinho acabou por se revelar amarga este fim de semana. A equipa de Viana do Castelo não conseguiu contrariar a superioridade da AR São Martinho e saiu derrotada por 2-0, apesar de uma reação positiva na segunda parte.

Regional 8 Fevereiro, 2026

Arcos de Valdevez em alerta máximo devido a risco elevado de cheias e deslizamentos

A Câmara Municipal de Arcos de Valdevez ativou ontem, sábado, às 21h00, o Plano Municipal de Emergência e Proteção Civil devido ao risco elevado de cheias, inundações e instabilidade de taludes no concelho.