Logo
Nacional

GNR nas estradas para fiscalizar uso de cinto, capacete e cadeiras de crianças

11 Março, 2024 | 16:24
Partilhar
Viana TV
1 min. leitura

A Guarda Nacional Republicana (GNR) está a realizar entre esta segunda-feira, 11 de março e 17 de março nas estradas de Portugal continental uma operação de fiscalização direcionada para o uso de cinto de segurança, de capacete e de sistemas de retenção de crianças.

A operação “RoadPol – Dispositivos de segurança”, com ações de fiscalização centradas nas vias mais críticas à sua responsabilidade, já é uma prática habitual anual da GNR e decorre no âmbito da Rede Europeia de Polícias de Trânsito (RoadPol), organização criada pelas polícias de trânsito da Europa para melhorar a segurança rodoviária e o cumprimento das normas do trânsito, como explica a guarda em comunicado.

A GNR sublinha que com esta ação “pretende também sensibilizar a sociedade para comportamentos mais seguros por parte dos condutores e passageiros, tendo em vista a promoção da segurança rodoviária e a salvaguarda de vidas humanas”.

“O cinto de segurança, o sistema de retenção para crianças (SRC), são dispositivos [obrigatórios] de segurança passiva dos ocupantes de um veículo automóvel, que têm por finalidade, em caso de acidente de viação, evitar a projeção dos mesmos para fora do veículo ou para partes interiores do mesmo, reduzindo a ocorrência de ferimentos ou a sua gravidade”, destaca a GNR.

Lembra também que, no caso de veículos de duas rodas a motor, o capacete absorve parte da energia e dispersa a força do impacto para que esta não seja concentrada numa única parte da cabeça, reduzindo em 40% o risco de morte em caso de acidente.

A GNR tornou-se membro da RoadPol no final de 2021, passando a integrar no seu planeamento operacional as operações planeadas por aquela organização.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 15 Dezembro, 2025

Viana do Castelo prepara-se para receber novo ano com muito glamour

O Centro Cultural de Viana do Castelo será, uma vez mais, palco do New Year 2026, um dos eventos de passagem de ano mais aguardados da região. Organizado pela Collective e pelo Santa Luzia Futebol Clube, o evento regressa pelo segundo ano consecutivo, prometendo uma noite de elegância, sofisticação e diversão.

Música 15 Dezembro, 2025

Viana do Castelo: Evento “Remember Luziamar” cancelado por falta de acordo sobre marca registada

O evento “Remember Luziamar”, previsto para se realizar no Club Lote 5, em Viana do Castelo, foi cancelado por falta de acordo entre a gerência do espaço e o detentor da marca registada.

Música 15 Dezembro, 2025

Viana do Castelo recebe 1.º Festival Internacional de Guitarra Clássica “Cordas Douradas”

Viana do Castelo vai acolher, de 18 a 21 de dezembro de 2025, o 1.º Festival Internacional de Guitarra Clássica “Cordas Douradas”, que promete reunir alguns dos mais prestigiados guitarristas nacionais e internacionais no Museu de Artes Decorativas.

Regional 15 Dezembro, 2025

Ponte de Lima: Concurso para criação do Cartaz Oficial das Feiras Novas 2026 já está aberto

A Associação Concelhia das Feiras Novas anunciou o lançamento do concurso para a criação do cartaz oficial das Feiras Novas 2026, de Ponte de Lima, uma das festas mais emblemáticas do País.

Nacional 15 Dezembro, 2025

APPACDM de Viana do Castelo recebe Bandeira da Ética pelo Projeto “Náutica Para Todos”

A APPACDM de Viana do Castelo foi distinguida com a entrega da Bandeira da Ética, do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) e do Plano Nacional de Ética no Desporto (PNED), numa cerimónia realizada a 9 de dezembro no Instituto Politécnico da Maia.

Regional 15 Dezembro, 2025

Tiago Brandão Rodrigues é o novo Presidente do Conselho Geral do Politécnico de Viana do Castelo

Tiago Brandão Rodrigues foi eleito Presidente do Conselho Geral do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), para o quadriénio 2025-2029.

Nacional 15 Dezembro, 2025

Autarcas de todo o país reúnem-se em Viana do Castelo e aprovam resolução estratégica

Viana do Castelo foi este fim de semana o centro das decisões autárquicas nacionais. No encerramento do XXVII Congresso da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), centenas de presidentes de câmara e vereadores aprovaram por esmagadora maioria uma resolução que define as medidas prioritárias para o mandato 2025-2029.