A Guarda Nacional Republicana (GNR) está a realizar entre esta segunda-feira, 11 de março e 17 de março nas estradas de Portugal continental uma operação de fiscalização direcionada para o uso de cinto de segurança, de capacete e de sistemas de retenção de crianças.
A operação “RoadPol – Dispositivos de segurança”, com ações de fiscalização centradas nas vias mais críticas à sua responsabilidade, já é uma prática habitual anual da GNR e decorre no âmbito da Rede Europeia de Polícias de Trânsito (RoadPol), organização criada pelas polícias de trânsito da Europa para melhorar a segurança rodoviária e o cumprimento das normas do trânsito, como explica a guarda em comunicado.
A GNR sublinha que com esta ação “pretende também sensibilizar a sociedade para comportamentos mais seguros por parte dos condutores e passageiros, tendo em vista a promoção da segurança rodoviária e a salvaguarda de vidas humanas”.
“O cinto de segurança, o sistema de retenção para crianças (SRC), são dispositivos [obrigatórios] de segurança passiva dos ocupantes de um veículo automóvel, que têm por finalidade, em caso de acidente de viação, evitar a projeção dos mesmos para fora do veículo ou para partes interiores do mesmo, reduzindo a ocorrência de ferimentos ou a sua gravidade”, destaca a GNR.
Lembra também que, no caso de veículos de duas rodas a motor, o capacete absorve parte da energia e dispersa a força do impacto para que esta não seja concentrada numa única parte da cabeça, reduzindo em 40% o risco de morte em caso de acidente.
A GNR tornou-se membro da RoadPol no final de 2021, passando a integrar no seu planeamento operacional as operações planeadas por aquela organização.
O presidente da Câmara de Viana do Castelo, Luís Nobre, lançou um alerta sério sobre o aumento “galopante e insustentável” dos custos de depósito de resíduos, defendendo que a situação já ultrapassa a capacidade de resposta dos municípios e exige uma intervenção urgente do Governo.
Viana do Castelo foi palco da 4ª edição do RE.VER, evento dedicado à fotografia contemporânea, realizado na Sala Experimental do Teatro Sá de Miranda. Organizado pela Oficina de Fotografia e coordenado por João Gigante da AO NORTE, o encontro reuniu fotógrafos, artistas e público em torno de debates, exposições e projeções que exploram a imagem como forma de arte e comunicação.
Valença voltou a brilhar no panorama empresarial nacional. Dez empresas do concelho foram distinguidas com o Estatuto PME Excelência 2024, um dos mais importantes reconhecimentos atribuídos ao tecido empresarial português.
Uma operação da Polícia Judiciária, conduzida pela Diretoria do Norte, resultou na detenção de sete suspeitos e na constituição de 45 arguidos, no âmbito de uma investigação sobre associação criminosa, branqueamento de capitais, fraude fiscal e falsificação de documentos.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo entregou as primeiras 17 escrituras relativas a habitações situadas no Lugar da Costeira, em Alvarães, dando início ao processo de legalização de uma Área Urbana de Génese Ilegal (AUGI) com mais de 50 anos.
O Município de Silves distinguiu o atleta do Clube de Atletismo Olímpico Vianense (CAOV), Ussumani Djumo, na cerimónia "Estrelas do Desporto, da Serra ao Mar". A homenagem reconhece o percurso exemplar do jovem luso-guineense e a sua representação digna da Guiné-Bissau nos Campeonatos Mundiais de Atletismo em Tóquio 2025.
A Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal de Braga, deteve um homem de 30 anos suspeito de provocar um incêndio numa habitação na freguesia de Vila Meã, em Vila Nova de Cerveira, no contexto de violência doméstica.