A Guarda Nacional Republicana (GNR) deteve na última semana mais de 500 pessoas em flagrante delito, a grande maioria por conduzirem embriagadas ou sem carta de condução, 13 por violência doméstica e 10 por posse de arma.
O último balanço da atividade operacional semanal da GNR, entre 17 e 23 deste mês, divulgado em comunicado, contabiliza, em todo o território nacional, operações de prevenção e combate à criminalidade e à sinistralidade rodoviária, bem como fiscalização de diversas matérias de âmbito contraordenacional.
A GNR registou, neste período, 542 detidos em flagrante delito: 245 por condução sob o efeito do álcool, 139 por condução sem habilitação legal, 25 por furto e roubo, 20 por tráfico de estupefacientes, 13 por violência doméstica, 10 por posse ilegal de armas e arma proibida e um por incêndio florestal.
Apreendeu ainda 14,75 doses de cocaína, 12,9 doses de heroína, 848,18 doses de haxixe, 109,772 doses de liamba, 23 pés de canábis, um comprimido de anfetaminas, 20 armas de fogo, 22 armas brancas ou proibidas, 381 munições de diversos calibres, 34 explosivos, 18 veículos, uma embarcação, 177 artigos contrafeitos e 1.248,84 euros em numerário.
No trânsito, detetou 7.256 infrações, destacando-se 1.245 por excesso de velocidade, 732 por falta de inspeção periódica obrigatória, 501 por condução com taxa de álcool no sangue superior ao permitido por lei e 337 relacionadas com anomalias nos sistemas de iluminação e sinalização.
Registou ainda 266 infrações por falta ou incorreta utilização do cinto de segurança e/ou sistema de retenção para crianças, 244 por uso do telemóvel durante a condução, 236 por falta de seguro de responsabilidade civil e 151 relacionadas com tacógrafos.
Valença recebeu na sexta-feira, 13 de fevereiro, o Corso Carnavalesco Infantil, que encheu de cor, música e fantasia o Pavilhão Municipal. A iniciativa reuniu mais de 1100 crianças de diversos jardins de infância e escolas básicas, numa celebração do Carnaval junto da comunidade educativa e das famílias.
O Teatro do Noroeste – Centro Dramático de Viana está a implementar o projeto Capaciteatro, uma iniciativa inovadora que utiliza o teatro como ferramenta de inclusão social, com o objetivo de capacitar cerca de dois mil profissionais do Alto Minho ao longo de 24 meses.
A Comunidade Intermunicipal (CIM) do Alto Minho aprovou a criação de 52 novas Micro e Pequenas Empresas (PME) no distrito de Viana do Castelo, num investimento total de 10,5 milhões de euros.
O Desportivo de Monção venceu administrativamente o encontro frente ao Vilaverdense SAD, referente à 17.ª jornada do Campeonato de Portugal, após decisão do Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol.
A atividade piscatória no litoral norte e no Troço Internacional do Rio Minho está parada há várias semanas devido aos temporais que têm afetado a região desde o início de janeiro, deixando dezenas de pescadores e mariscadores sem rendimento.
O VMC – Viana Motor Clube, reconhecido na região pelos seus eventos ligados ao desporto motorizado e aos automóveis clássicos, reactivou recentemente a sua pista de Slot Cars, abrindo-a ao público até final do mês de fevereiro.
A 16.ª jornada da Liga Feminina Placard traz um confronto entre Novasemente e Santa Luzia FC, este sábado, 14 de fevereiro, às 18h00, no Pavilhão Municipal Napoleão Guerra em Espinho. O jogo assume particular relevância numa fase em que a luta pelos lugares de acesso ao Play-Off começa a ganhar definição.