Logo
Nacional

GNR e PSP assinalam Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres

25 Novembro, 2024 | 17:55
Partilhar
Pedro Xavier
2 min. leitura

A Guarda Nacional Republicana (GNR) e a Polícia de Segurança Pública (PSP) assinalam o Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres, que se celebra hoje, dia 25 de novembro, reafirmando o seu compromisso com a prevenção e o combate a todas as formas de violência de género.

A prevenção e investigação do crime de violência doméstica são prioridades da GNR e da PSP, e assumem-se como uma estratégia central para ambas as forças de segurança, que têm vindo a intensificar as campanhas de sensibilização e a investir em ações específicas de formação do seu efetivo, com vista a uma resposta cada vez mais eficaz e humana.

No presente ano, até ao dia  31 de outubro, os 137 militares que integram os Núcleos de Investigação de Apoio a Vítimas Específicas (NIAVE) da GNR concluíram a investigação de 4 209 processos relacionados com violência doméstica. Durante o ano 2022, na área de responsabilidade da GNR, foram registados 14 636 crimes de violência doméstica, tendo sido detidas 1 509 pessoas. Em 2023, foram registados 14 825 crimes de violência doméstica e efetuadas 1 588 detenções.

Em 2024, até 31 de outubro, foram registados 12 283 crimes (dados provisórios) de violência doméstica e foram detidas 1 199 pessoas (dados provisórios). Relativamente à apreensão de armas no âmbito deste tipo de crimes, até ao dia  31 de outubro de 2024, a GNR apreendeu 1 011 armas no âmbito destas investigações, sendo que em 2023 foram apreendidas 1 131 armas e em 2022 foram apreendidas 1 073 (dados provisórios).

O impacto deste crime não se circunscreve apenas às vítimas diretamente envolvidas, afetando também as famílias e a sociedade no seu conjunto, sendo, também por isto, uma prioridade para a Guarda e para a PSP a prevenção e o combate deste tipo de crime.

No sentido de dar ênfase à incessante luta contra este flagelo que é a Violência Doméstica, realizar-se-á um concerto solidário, no dia 28 de dezembro de 2024, que será protagonizado pela banda portuguesa Anjos, pela Guarda Nacional Republicana e pela Polícia de Segurança Pública.

Este concerto, que assinala os 25 anos de carreira dos Anjos, terá lugar na MEO Arena e irá juntar em palco a Banda Sinfónica da GNR e a Banda Sinfónica da PSP, num conjunto de mais de 150 músicos. A totalidade dos lucros da bilheteira reverterá a favor do “Pacto Contra a Violência”, que consiste numa rede de entidades públicas e privadas que, em conjunto com a Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género (CIG) se mobilizam no apoio ao trabalho das estruturas da Rede Nacional de Apoio a Vítimas de Violência Doméstica (RNAVVD).

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 4 Fevereiro, 2026

Viana do Castelo investe 323 mil euros em freguesias do concelho

A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou na terça-feira 323.350 euros em apoios a Juntas e Uniões de Freguesia, destinados a obras de mobilidade, segurança rodoviária e requalificação de equipamentos.

Nacional 4 Fevereiro, 2026

Empresa de Arcos de Valdevez apoia populações afetadas pelo temporal em Ourém

A Publivez, empresa sediada no Parque Empresarial de Mogueiras, em Tabaçô, concelho de Arcos de Valdevez, entregou, em parceria com a Tiagus, paletes de lonas destinadas a apoiar populações afetadas pelos estragos provocados pela depressão Kristin no concelho de Ourém.

Regional 4 Fevereiro, 2026

Unidade Móvel de Saúde de Viana do Castelo realizou mais de 17 mil atendimentos em cinco anos

A Unidade Móvel de Saúde de Viana do Castelo realizou cerca de 17.553 atendimentos desde a sua criação, em dezembro de 2020, abrangendo 24 freguesias do concelho, informou a Câmara Municipal.

Desporto 4 Fevereiro, 2026

Equipa feminina do Clube de Rugby de Arcos de Valdevez é Campeã Nacional

A equipa feminina do Clube de Rugby de Arcos de Valdevez (CRAV/Sport) sagrou-se Campeã Nacional Sub-18, após vencer todos os jogos da competição, desde a fase regular até à final, disputada no Estádio Municipal de Arcos de Valdevez.

Cultura 4 Fevereiro, 2026

Viana do Castelo recebe ação do CAPACITEATRO e promove teatro como ferramenta social

Viana do Castelo recebeu mais uma ação do CAPACITEATRO, projeto que utiliza o teatro como instrumento de inclusão e intervenção social. A iniciativa decorreu no Grupo Etnográfico de Areosa e foi orientada pelo ator e encenador António Durães, conhecido pelo trabalho com comunidades.

Regional 4 Fevereiro, 2026

Jovem detido em Ponte de Lima com haxixe

A PSP intercetou, no dia 30 de janeiro, um jovem de 20 anos, desempregado e residente em Ponte de Lima, na posse de haxixe suficiente para cerca de 16 doses individuais.

Regional 4 Fevereiro, 2026

Vila Nova de Cerveira e São Pedro da Torre recebem 50 vagas de emprego no setor produtivo

O Clan, empresa portuguesa de recursos humanos com mais de 30 anos de experiência, abriu 50 vagas para operadores de produção em Vila Nova de Cerveira e São Pedro da Torre, no distrito de Viana do Castelo.