A GNR deteve 1.492 pessoas, a maior parte por excesso de álcool, 865, e multou 33.175 condutores durante a operação "Natal e Ano Novo 2023/2024", que decorreu entre 15 de dezembro e 02 de janeiro.
Em comunicado, a Guarda Nacional Republicana refere que, durante a operação, foram detidos 865 condutores por excesso de álcool e 402 por conduzirem sem habilitação legal, além das 84 detenções por tráfico de droga, 42 por posse ilegal de armas ou armas proibidas, 89 por furto e 11 por roubo.
Aquela força de segurança dá também conta de que, entre 15 de dezembro e 02 de janeiro, foram fiscalizados 152.639 condutores e detetadas 33.175 infrações, 8.083 das quais por excesso de velocidade, 998 por excesso de álcool, 1.097 por falta ou incorreta utilização do cinto de segurança ou sistema de retenção para crianças, 814 por uso do telemóvel durante a condução, 2.910 por falta de inspeção periódica obrigatória e 1.022 por falta de seguro de responsabilidade civil obrigatório.
A GNR indica que reforçou, durante a operação “Natal e Ano Novo 2023”, as ações de patrulhamento, sensibilização e fiscalização com o objetivo de combater a criminalidade e diminuir a sinistralidade rodoviária durante as festividades.
Nos 19 dias da operação, os militares daquela força de segurança realizaram igualmente 796 ações de sensibilização no âmbito do comércio seguro, abrangendo 12.127 comerciantes, e 655 ações de sensibilização junto de idosos, tendo visitado 8.232.
A GNR registou ainda, entre 15 de dezembro e 02 de janeiro, 4.286 acidentes, dos quais resultaram 24 vítimas mortais, 97 feridos graves e 1 234 feridos ligeiros.
Viana do Castelo ganhou uma nova associação dedicada à mobilidade ativa e sustentável. A Viana Ciclável – Associação pela Mobilidade Ativa e Sustentável foi formalmente constituída no dia 8 de janeiro, com mais de 50 associados fundadores.
Um homem de 44 anos foi detido na madrugada de 24 de janeiro, em Viana do Castelo, por condução de veículo automóvel sob o efeito do álcool, informou o Comando Distrital da PSP.
A Câmara Municipal de Monção aprovou a abertura de candidaturas para a venda de nove lotes na Zona Empresarial de Messegães (ZEM). O processo tem início amanhã, 28 de janeiro, prolongando-se até 27 de fevereiro, conforme edital publicado no portal do município e afixado nos locais habituais.
A freguesia de Vila Praia de Âncora, no concelho de Caminha, passa a dispor novamente de um posto dos CTT a partir da próxima segunda-feira, instalado no Centro Coordenador de Transportes, colmatando uma lacuna existente desde o passado dia 16 de janeiro.
Viana do Castelo marcou presença na FITUR – Feira Internacional de Turismo de Madrid, uma das mais importantes feiras ibéricas do setor turístico, reforçando a promoção do concelho junto de profissionais e do público espanhol.
Cerca de dez mil clientes estavam sem fornecimento de energia elétrica às 11h30 desta terça-feira, com especial incidência no Norte litoral, incluindo o distrito de Viana do Castelo, na sequência das condições meteorológicas adversas provocadas pela passagem da depressão Joseph.
A 28.ª Gala dos Troféus Desportivos “O Minhoto” realizou-se na noite desta segunda-feira, na Adega Cultural de Vila Verde, reunindo perto de meio milhar de pessoas numa cerimónia que celebrou o mérito e o contributo para o desporto regional.