A GNR deteve nas últimas 24 horas 81 condutores por conduzirem com excesso de álcool no sangue, 35 dos quais apresentavam valores considerados crime, e outras 27 pessoas por conduzirem sem carta.
Num comunicado em que faz o balanço das últimas 24 horas da Operação Natal, que arrancou no passado dia 15, a GNR informa que, na sexta-feira, deteve um total de 81 condutores por excesso de álcool, 35 dos quais com taxa de álcool no sangue igual ou superior a 1,2 g/l.
No total, foram fiscalizados 9.256 condutores e detetadas 2.142 contraordenações, das quais 726 por excesso de velocidade, 200 por falta de inspeção periódica obrigatória, 76 por falta ou incorreta utilização do cinto de segurança e/ou sistema de retenção para crianças, 60 por uso indevido do telemóvel durante a condução e 54 por falta de seguro de responsabilidade civil obrigatório.
Quanto à sinistralidade rodoviária, a GNR registou 270 acidentes, dos quais resultaram quatro feridos graves e 80 feridos leves.
No comunicado, a GNR sublinha que durante a Operação Natal irá continuar a dar prioridade à fiscalização da condução sob a influência do álcool e de substâncias psicotrópicas, ao excesso de velocidade e à falta de inspeção periódica obrigatória dos veículos, assim como às “manobras perigosas”: incorreta execução de manobras de ultrapassagem, mudança de direção e cedência de passagem e à utilização indevida do telemóvel.
A “Operação Natal e Ano Novo 2023” da GNR decorre até ao dia 02 de janeiro.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou na terça-feira 323.350 euros em apoios a Juntas e Uniões de Freguesia, destinados a obras de mobilidade, segurança rodoviária e requalificação de equipamentos.
A Publivez, empresa sediada no Parque Empresarial de Mogueiras, em Tabaçô, concelho de Arcos de Valdevez, entregou, em parceria com a Tiagus, paletes de lonas destinadas a apoiar populações afetadas pelos estragos provocados pela depressão Kristin no concelho de Ourém.
A Unidade Móvel de Saúde de Viana do Castelo realizou cerca de 17.553 atendimentos desde a sua criação, em dezembro de 2020, abrangendo 24 freguesias do concelho, informou a Câmara Municipal.
A equipa feminina do Clube de Rugby de Arcos de Valdevez (CRAV/Sport) sagrou-se Campeã Nacional Sub-18, após vencer todos os jogos da competição, desde a fase regular até à final, disputada no Estádio Municipal de Arcos de Valdevez.
Viana do Castelo recebeu mais uma ação do CAPACITEATRO, projeto que utiliza o teatro como instrumento de inclusão e intervenção social. A iniciativa decorreu no Grupo Etnográfico de Areosa e foi orientada pelo ator e encenador António Durães, conhecido pelo trabalho com comunidades.
A PSP intercetou, no dia 30 de janeiro, um jovem de 20 anos, desempregado e residente em Ponte de Lima, na posse de haxixe suficiente para cerca de 16 doses individuais.
O Clan, empresa portuguesa de recursos humanos com mais de 30 anos de experiência, abriu 50 vagas para operadores de produção em Vila Nova de Cerveira e São Pedro da Torre, no distrito de Viana do Castelo.