A Guarda Nacional Republicana deteve 584 pessoas, a maioria por condução sob efeito do álcool, apreendeu 40 armas de fogo e várias doses de droga e detetou mais de sete mil infrações no trânsito, durante a última semana.
Em comunicado divulgado, a GNR refere que entre 02 e 08 de agosto, deteve 584 pessoas, 289 das quais sob efeito de álcool, 112 por condução sem habilitação legal, 32 por trafico de droga, 18 por furto e roubo, 13 por posse ilegal de armas e arma proibida.
De acordo com a GNR, foram também detidas nove pessoas por violência doméstica.
De entre as apreensões destaque para as perto de seis mil doses de cocaína, perto de 1.200 doses de heroína, mais de sete mil doses de haxixe, mais de 100 doses de liamba, perto de 100 doses de MDMA.
A GNR apreendeu ainda 40 armas de fogo, 38 armas brancas ou proibidas, 207 munições, 23 viaturas e mais de 112 mil euros.
No que diz respeito ao trânsito, foram detetadas 7.123 infrações, das quais 2.940 por excesso de velocidade, 737 por falta de inspeção periódica obrigatória, 609 por condução com taxa de álcool no sangue superior ao permitido por lei, 196 por uso indevido do telemóvel no exercício da condução e 202 por falta ou incorreta utilização do cinto de segurança e/ou sistema de retenção para crianças.
As operações da GNR, em todo o território nacional, visaram, não só, a prevenção e o combate à criminalidade e à sinistralidade rodoviária, como também a fiscalização de diversas matérias de âmbito contraordenacional.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo e a Vianafestas anunciaram a abertura das inscrições para o tradicional Mercado de Natal, iniciativa que integra a programação “Viana Coração do Natal”.
O Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) esteve recentemente em Curitiba, Brasil, reforçando a colaboração com o Instituto Federal do Paraná (IFPR). A visita integrou o IV Encontro Luso-Brasileiro de Pesquisa, Inovação e Ensino e o II Encontro de Pós-Graduação do IFPR, no âmbito do acordo que permite a criação de programas de dupla titulação entre as duas instituições.
A Câmara Municipal de Monção deu início à 5.ª edição do programa psicoeducativo “Cuidar de Quem Cuida”, uma iniciativa desenvolvida em parceria com a Associação Dinamicamente. O projeto, que se prolongará por dez semanas, conta com a participação de 14 cuidadores informais do concelho.
O ministro da Economia e Coesão Territorial, Manuel Castro Almeida, marcou presença esta sexta-feira em Ponte da Barca, onde desafiou o presidente da CCDR-N, António Cunha, a reunir todas as entidades responsáveis pela gestão do território para encontrarem soluções eficazes contra os incêndios florestais.
De 15 a 22 de novembro, Viana do Castelo acolhe a 9.ª edição do Festival de Teatro, organizado pelo Teatro do Noroeste – Centro Dramático de Viana. O evento, que tem como palco principal o Teatro Municipal Sá de Miranda, reúne este ano vários espetáculos de destaque nacional e internacional, reforçando o papel da cidade como referência no panorama cultural português.
A Juventude Viana continua a sua série de jogos em casa no Campeonato Nacional da II Divisão de Hóquei em Patins e recebe este sábado, dia 15 de novembro, o Sobreira, no Pavilhão José Natário, às 21h30. O jogo será transmitido em direto pela Viana TV.
A Rádio Valdevez informou que a emissão na frequência 100.8 FM está temporariamente indisponível devido a problemas elétricos provocados pelo mau tempo que se tem feito sentir na região.