A Guarda Nacional Republicana, para além da sua atividade operacional diária, levou a efeito um conjunto de operações, em todo o território nacional, entre os dias 8 e 14 de setembro, que visaram, não só, a prevenção e o combate à criminalidade e à sinistralidade rodoviária, como também a fiscalização de diversas matérias de âmbito contraordenacional, registando-se os seguintes dados operacionais provisórios:
· 171 por condução sob o efeito do álcool;
· 113 por condução sem habilitação legal;
· 37 por tráfico de estupefacientes;
· 29 por furto e roubo;
· Dez por posse de armas proibidas;
· Um por violência doméstica.
· 1 655 doses de haxixe;
· 202 doses de liamba;
· 105 doses de cocaína;
· 32 doses de heroína;
· Cinco comprimidos de MDMA
· Dois engenhos explosivos;
· 23 armas brancas ou proibidas;
· 16 armas de fogo;
· 448 munições de diversos calibres;
· 11 veículos.
Fiscalização: 6 063 infrações detetadas, destacando-se:
· 810 excessos de velocidade;
· 537 por falta de inspeção periódica obrigatória;
· 420 por falta ou incorreta utilização do cinto de segurança e/ou sistema de retenção para crianças;
· 283 por uso indevido do telemóvel no exercício da condução;
· 215 por condução com taxa de álcool no sangue superior ao permitido por lei;
· 188 relacionadas com anomalias nos sistemas de iluminação e sinalização;
· 181 por falta de seguro de responsabilidade civil;
· 156 relacionadas com tacógrafos.
O presidente da Câmara de Viana do Castelo reconheceu hoje que a construção do novo mercado no local onde até 2022 existia o prédio Coutinho pode não começar este ano, por atrasos na conclusão do concurso público internacional.
No passado domingo, 6 de outubro, o capitão de equipa da Associação Desportiva de Campos, em jogo frente ao Ilustre Caminha SDQ no Campeonato Distrital da 2ª divisão, viu ser-lhe exibido o cartão branco.
Vinte especialistas de 12 universidades de Portugal, França, Brasil, Reino Unido e Itália vão celebrar os 55 anos de vida literária de Mário Cláudio com um congresso de três dias, em Amarante e Paredes de Coura.
Os distritos de Viana do Castelo e Braga estão a partir de hoje sob aviso laranja devido à previsão de chuva, vento e agitação marítima, dia em que começa a fazer-se sentir os efeitos da tempestade Kirk.
A Comunidade Intermunicipal do Alto Minho e os municípios de Arcos de Valdevez, Caminha e Viana do Castelo garantiram hoje que “agiram em total conformidade com a regulamentação em vigor” quanto ao serviço de transporte público da Autoviação Cura.
O grupo parlamentar do Bloco de Esquerda (BE) questionou o Ministério da Cultura sobre a reconversão de um castelo de 1126 em hotel de quatro estrelas, intervenção que considera estar a "destruir e a descaracterizar" o imóvel.
A Eurocidade Tui.Valença recebe o seminário "Governação e Liderança Educativa", na próxima quarta e quinta-feira, 9 e 10 de outubro. Este seminário pretende ser um espaço de reflexão e debate sobre a liderança escolar e a pedagogia inclusiva e partilhada, entendida como condição essencial para a melhoria da qualidade da educação e da governança dos sistemas educativos.