A Guarda Nacional Republicana, para além da sua atividade operacional diária, levou a efeito um conjunto de operações, em todo o território nacional, entre os dias 8 e 14 de setembro, que visaram, não só, a prevenção e o combate à criminalidade e à sinistralidade rodoviária, como também a fiscalização de diversas matérias de âmbito contraordenacional, registando-se os seguintes dados operacionais provisórios:
· 171 por condução sob o efeito do álcool;
· 113 por condução sem habilitação legal;
· 37 por tráfico de estupefacientes;
· 29 por furto e roubo;
· Dez por posse de armas proibidas;
· Um por violência doméstica.
· 1 655 doses de haxixe;
· 202 doses de liamba;
· 105 doses de cocaína;
· 32 doses de heroína;
· Cinco comprimidos de MDMA
· Dois engenhos explosivos;
· 23 armas brancas ou proibidas;
· 16 armas de fogo;
· 448 munições de diversos calibres;
· 11 veículos.
Fiscalização: 6 063 infrações detetadas, destacando-se:
· 810 excessos de velocidade;
· 537 por falta de inspeção periódica obrigatória;
· 420 por falta ou incorreta utilização do cinto de segurança e/ou sistema de retenção para crianças;
· 283 por uso indevido do telemóvel no exercício da condução;
· 215 por condução com taxa de álcool no sangue superior ao permitido por lei;
· 188 relacionadas com anomalias nos sistemas de iluminação e sinalização;
· 181 por falta de seguro de responsabilidade civil;
· 156 relacionadas com tacógrafos.
Setembro ficou marcado pelo início de dois grandes projetos que vão transformar a cidade: o novo Mercado Municipal, com obras a arrancar no terreno do antigo prédio Coutinho, e o TuViana, o novo sistema de transportes urbanos 100% elétrico que começou a operar, melhorando a mobilidade no centro histórico, periferia e freguesias.
Os pensionistas vão receber, já em janeiro, o aumento das pensões previsto por lei, anunciou o Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social. A maioria verá as suas pensões subir 2,8%, com os valores refletidos diretamente no pagamento do mês de janeiro.
Vila Nova de Cerveira e Tomiño, na Galiza, vão receber um investimento de mais de 521 mil euros com o projeto Eurocidade Inteligente, aprovado no âmbito do Programa Interreg VI-A Espanha–Portugal. Do total, 391 mil euros são financiados pelo FEDER.
O ano de 2026 arranca em Viana do Castelo com energia e espírito desportivo graças à já tradicional Free Running da “Ressaca”, marcada para as 10h00 do dia 1 de janeiro.
Assinala-se hoje o quarto aniversário da morte de Francisco José Torres Sampaio (1937–2021), personalidade incontornável da vida cultural e turística do Alto Minho, amplamente reconhecido como o “Senhor Turismo” da região.
A Romaria em Honra de Nossa Senhora da Agonia voltou, em agosto de 2025, a colocar Viana do Castelo no centro das maiores manifestações religiosas e culturais do país, reunindo milhares de fiéis, visitantes e turistas numa celebração que cruzou fé, identidade e tradição popular.
O centro histórico de Viana do Castelo é hoje palco de uma edição especial de fim de ano do tradicional evento “Viana, Moscatel e Banana”, que promete animar vianenses e visitantes ao longo de todo o dia, na Praça da República, entre as 10h00 e as 20h00.