A Guarda Nacional Republicana, para além da sua atividade operacional diária, levou a efeito um conjunto de operações, em todo o território nacional, entre os dias 8 e 14 de setembro, que visaram, não só, a prevenção e o combate à criminalidade e à sinistralidade rodoviária, como também a fiscalização de diversas matérias de âmbito contraordenacional, registando-se os seguintes dados operacionais provisórios:
· 171 por condução sob o efeito do álcool;
· 113 por condução sem habilitação legal;
· 37 por tráfico de estupefacientes;
· 29 por furto e roubo;
· Dez por posse de armas proibidas;
· Um por violência doméstica.
· 1 655 doses de haxixe;
· 202 doses de liamba;
· 105 doses de cocaína;
· 32 doses de heroína;
· Cinco comprimidos de MDMA
· Dois engenhos explosivos;
· 23 armas brancas ou proibidas;
· 16 armas de fogo;
· 448 munições de diversos calibres;
· 11 veículos.
Fiscalização: 6 063 infrações detetadas, destacando-se:
· 810 excessos de velocidade;
· 537 por falta de inspeção periódica obrigatória;
· 420 por falta ou incorreta utilização do cinto de segurança e/ou sistema de retenção para crianças;
· 283 por uso indevido do telemóvel no exercício da condução;
· 215 por condução com taxa de álcool no sangue superior ao permitido por lei;
· 188 relacionadas com anomalias nos sistemas de iluminação e sinalização;
· 181 por falta de seguro de responsabilidade civil;
· 156 relacionadas com tacógrafos.
Viana do Castelo está a acelerar a sua aposta na economia azul e nas energias limpas, com o objetivo de transformar o Porto de Viana num polo de competitividade capaz de atrair empresas, investimento e talento.
O presépio da Polícia de Segurança Pública (PSP) de Viana do Castelo, uma tradição que remonta à década de 1950, já está aberto a visitas na sede do Comando Distrital, na Rua de Aveiro.
O centro histórico de Viana do Castelo já respira o espírito natalício com o início do programa “Viana Coração do Natal”, iniciativa da Câmara Municipal, em parceria com a Associação Empresarial do Distrito de Viana do Castelo (AEDVC) e a Vianafestas, que se estenderá até 5 de janeiro de 2026.
O Vitória Sport Clube assegurou esta quarta-feira a presença na ‘final four’ da Taça da Liga de futebol, ao vencer o FC Porto por 3-1, em jogo disputado no Estádio do Dragão, no último encontro dos quartos de final. A equipa vimaranense chegou a estar em desvantagem, mas reagiu e garantiu a passagem à próxima fase.
Luís Marques Mendes voltou a marcar distância de uma Presidência de perfil simbólico, garantindo esta quarta-feira, em Monção, que não será um “Presidente como a rainha de Inglaterra”, mas sim um chefe de Estado “pró-ativo, interventivo e com ação”.
A produtora vianense Anémona Sonora, em parceria com o Club Lote 5, promove esta sexta-feira, 5 de dezembro, o evento “Lote of Christmas”, iniciativa que pretende afirmar Viana do Castelo como ponto de referência no panorama da música eletrónica regional.
A Polícia Judiciária deteve esta semana oito pessoas na sequência de uma operação de grande escala realizada no Norte do país, no âmbito de uma investigação a alegados esquemas de corrupção envolvendo a Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes (CVRVV).