A GNR deteve 113 pessoas e detetou 140 crimes relacionados com o exercício da caça durante a Operação Artémis que decorreu em todo o país entre 20 de agosto de 2023 e 28 de fevereiro deste ano.
Hoje, em comunicado, a Guarda Nacional Republicana (GNR) indica que durante a operação foram realizadas ações de fiscalização ao exercício da caça, visando prevenir e detetar irregularidades inerentes à atividade.
Durante a operação, foram fiscalizados 19.012 caçadores, detetados 140 crimes e feitas 113 detenções, entre as quais 59 por exercício de caça em terrenos não cinegéticos, nos terrenos de caça condicionados sem consentimento e nas zonas de caça às quais não se tenha legalmente acesso.
Das 113 detenções, 59 das quais dizem respeito ao exercício da caça de espécies não cinegéticas, de espécies cinegéticas que não constem na lista de espécies que podem ser objeto de caça ou fora dos respetivos períodos de caça.
No âmbito da operação, foram registadas 432 contraordenações, nomeadamente 131 por o caçador não ter documentação obrigatória e 77 por infrações relacionadas com o transporte de armamento fora das condições legalmente previstas.
Foram registadas ainda 45 por infrações praticadas pelas entidades gestoras das zonas de caça.
“A operação realizada pela GNR, através do Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA) (…) teve como objetivo observar o respeito pelas medidas de proteção e conservação dos recursos cinegéticos, tendo em vista a sua gestão sustentável”, refere a guarda.
A GNR indica ainda que durante a operação Artémis — nome da deusa grega ligada à vida selvagem e à caça – foram realizadas ações de sensibilização e cooperação no âmbito das atividades relacionadas com o exercício da caça.
O Papa Francisco morreu hoje, anunciou o Vaticano, através do cardeal Kevin Ferrell. " Queridos irmãos e irmãs, é com profunda tristeza que devo anunciar a morte do nosso Santo Padre Francisco".
O Município de Ponte de Lima, em parceria com o Instituto Politécnico de Viana do Castelo, organiza o 3º Simpósio Internacional de Gastronomia do Alto Minho, que terá lugar nos dias 3 e 4 de julho de 2025, no Palacete Villa Moraes, em Ponte de Lima, cujo tema central incidirá sobre o Património Gastronómico: desde 1125.
Portugal vai assinalar três dias de luto nacional pela morte do Papa Francisco entre quinta-feira e sábado, anunciou o primeiro-ministro, Luís Montenegro, indicando que participará nas cerimónias fúnebres em Roma.
A Tuna de Veteranos de Viana do Castelo participará, entre os dias 24 e 26 de outubro, no XXVIII Certame da Federación Internacional de Cuarentunas, que este ano terá lugar na cidade espanhola de Cartagena.
Os Municípios Fundadores da AMPC - Associação de Municípios Portugueses do Cavalo formalizarão a constituição associação numa cerimónia pública a realizar no dia 24 de abril, às 10h30, no Museu Nacional dos Coches, em Lisboa.
A pesca da sardinha reabriu, na segunda-feira, cerca de quatro meses após ter encerrado, e Portugal conta com uma quota de 34.406 toneladas para este ano.
O Diretor Nacional da Polícia Judiciária (PJ), Luís Neves, dá hoje posse aos 113 novos Inspetores, numa cerimónia presidida pela Ministra da Justiça, Rita Alarcão Júdice, a realizar pelas 14h30 no edifício sede da PJ.
Uma mulher morreu e quatro homens ficaram feridos com gravidade depois da colisão entre dois veículos ligeiros na Estrada Nacional (EN) 101 em Ponte da Barca.