A GNR deteve este ano, até quinta-feira, 26 suspeitos de fogos florestais, indicou aquela força de segurança, anunciando o reforço do patrulhamento enquanto o risco de incêndio o justificar face às previsões de calor e vento forte.
“A GNR, até o perigo de incêndio o justificar, irá reforçar o patrulhamento de visibilidade direcionado para a prevenção de incêndios, em todo o território nacional, em virtude da previsão de agravamento do perigo de incêndio”, refere a corporação na nota, enumerando as condições desfavoráveis de aumento da temperatura, do vento forte e da diminuição da humidade relativa do ar.
De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera, o aumento da temperatura, gradual e inusual para setembro, ocorrerá até segunda-feira.
A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil colocou as regiões do interior norte e centro, Alto Alentejo e Algarve sob perigo muito elevado de incêndio rural.
No comunicado, a GNR salienta que desde o início do ano fez mais de 38 mil patrulhas, que resultaram na identificação de 361 suspeitos e na detenção de 26 pelo crime de incêndio florestal.
Desde então, a GNR registou mais de cinco mil fogos rurais que queimaram mais de 15 mil hectares de terreno.
Mais de metade (53%) dos incêndios florestais investigados pelos militares da GNR devem-se a uso negligente do fogo e a fogo posto.
A GNR apela à população para “a importância de adoção de comportamentos seguros, nos espaços florestais e agrícolas, nos dias de risco de incêndio muito elevado e máximo”, devendo evitar fazer lume ou fogueiras, queimas ou queimadas, lançar foguetes e balões de mecha acesa, fumigar ou desinfestar apiários, “salvo se os fumigadores estiverem equipados com dispositivos de retenção de faúlhas”.
A GNR desaconselha, ainda, a “circulação de tratores, máquinas e veículos de transporte pesados que não possuam extintor, sistema de retenção de faúlhas ou faíscas e tapa chamas nos tubos de escape ou chaminés”.
O Município de Monção volta a promover a iniciativa “Férias Fora de Portas”, destinada a crianças da Educação Pré-Escolar e do 1º Ciclo do Ensino Básico residentes no concelho. O programa de ocupação de tempos livres decorre durante as férias de Natal, oferecendo atividades lúdicas e educativas.
O docente da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico de Viana do Castelo, Acácio Viegas, venceu o Primeiro Prémio da XV Bienal de Pintura do Eixo Atlântico com a obra “Sobre a liberdade de Ser”.
O Cineteatro João Verde, em Monção, recebe no próximo dia 5 de dezembro o espetáculo “Fados e Baladas de Coimbra – Dario Ribeiro”, um concerto que promete celebrar a música portuguesa através da força e da sensibilidade do fado coimbrão.
A partir de quinta-feira, 4 de dezembro, o Departamento Diocesano da Pastoral do Ensino Superior de Viana do Castelo inaugura um “Gabinete de Escuta” na Escola Superior de Saúde (ESS) do IPVC, em Viana do Castelo.
O Município de Ponte de Lima abriu as inscrições para a 16.ª edição do Curso Básico de Internet para Adultos, uma iniciativa integrada no Serviço de Infoliteracia que visa promover a literacia digital junto da população adulta do concelho. O programa é gratuito e dirigido a todos os munícipes interessados em adquirir ou reforçar competências essenciais no uso da internet e das novas tecnologias.
Viana do Castelo será o centro das atenções do poder local nos dias 13 e 14 de dezembro, ao receber o congresso eletivo da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), onde será escolhida a nova liderança da organização. É neste cenário que o presidente da Câmara de Pombal, Pedro Pimpão, avança como candidato à presidência da associação.
Foi aprovada pela Câmara Municipal de Viana do Castelo a declaração de Interesse Municipal para um empreendimento destinado a animais de companhia, a instalar na freguesia de Alvarães, em terreno classificado como solo rural-espaço florestal de proteção.