A Guarda Nacional Republicana, para além da sua atividade operacional diária, levou a efeito um conjunto de operações, em todo o território nacional, entre os dias 24 e 30 de novembro, que visaram, não só, a prevenção e o combate à criminalidade e à sinistralidade rodoviária, como também a fiscalização de diversas matérias de âmbito contraordenacional.
Registaram-se os seguintes dados operacionais provisórios:
· 263 por condução sob o efeito do álcool;
· 132 por condução sem habilitação legal;
· 25 por tráfico de estupefacientes;
· 20 por furto e roubo;
· Seis por posse ilegal de armas e arma proibida;
· Dois por violência doméstica;
· 1520,02 doses de haxixe;
· 525,4 doses de MDMA
· 219,95 doses de cocaína;
· 183,44 doses de liamba;
· 56,1 doses de heroína;
· 14 comprimidos de anfetaminas;
· Dois pés de canábis;
· 13 armas de fogo;
· Nove armas brancas ou proibidas;
· 939 munições de diversos calibres;
· 12 veículos;
· 1 240,36 euros em numerário.
Fiscalização: 6 933 infrações detetadas, destacando-se:
· 908 excessos de velocidade;
· 697 por falta de inspeção periódica obrigatória;
· 554 por condução com taxa de álcool no sangue superior ao permitido por lei;
· 326 relacionadas com anomalias nos sistemas de iluminação e sinalização;
· 300 por uso indevido do telemóvel no exercício da condução;
· 264 por falta de seguro de responsabilidade civil;
· 252 por falta ou incorreta utilização do cinto de segurança e/ou sistema de retenção para crianças;
· 150 relacionadas com tacógrafos.
Abril de 2025 ficou fortemente marcado pelas descidas da Juventude Viana no hóquei em patins e do Voleibol Clube de Viana aos campeonatos nacionais da 2.ª divisão, num mês de grande intensidade informativa que incluiu avanços na indústria naval, decisões políticas, distinções culturais e acontecimentos de forte impacto social.
A organização da Corrida São Silvestre CLS Brands de Viana do Castelo reconheceu que o atual formato da prova atingiu o limite face ao número recorde de participantes e anunciou que serão introduzidas alterações já nas próximas edições.
Viana do Castelo realizou esta segunda-feira, 29 de dezembro, uma ação de fogo controlado na freguesia de Outeiro, numa iniciativa integrada na estratégia municipal de prevenção de incêndios rurais e de gestão ativa do território.
Paredes de Coura deu mais um passo na preservação do seu património natural com a plantação de um pequeno pomar nos terrenos da Escola Secundária local. A iniciativa contou com a presença do presidente da Câmara, Tiago Cunha, e teve como objetivo conservar variedades antigas de árvores fruteiras da região.
O Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) participa na XVII Bienal Internacional de Cerâmica Artística de Aveiro com a instalação “Acásico”, desenvolvida por alunos e alumni da licenciatura em Artes Plásticas e Tecnologias Artísticas da Escola Superior de Educação.
Viana do Castelo viveu um mês de março particularmente intenso, com diversos acontecimentos que destacaram a cidade e o concelho no panorama regional e nacional.
A Polícia de Segurança Pública (PSP) de Viana do Castelo deteve dois homens, em ações distintas, no âmbito da sua atividade operacional de prevenção e combate à criminalidade, realizada entre os dias 22 e 28 de dezembro.