A Guarda Nacional Republicana, para além da sua atividade operacional diária, levou a efeito um conjunto de operações, em todo o território nacional, entre os dias 24 e 30 de novembro, que visaram, não só, a prevenção e o combate à criminalidade e à sinistralidade rodoviária, como também a fiscalização de diversas matérias de âmbito contraordenacional.
Registaram-se os seguintes dados operacionais provisórios:
· 263 por condução sob o efeito do álcool;
· 132 por condução sem habilitação legal;
· 25 por tráfico de estupefacientes;
· 20 por furto e roubo;
· Seis por posse ilegal de armas e arma proibida;
· Dois por violência doméstica;
· 1520,02 doses de haxixe;
· 525,4 doses de MDMA
· 219,95 doses de cocaína;
· 183,44 doses de liamba;
· 56,1 doses de heroína;
· 14 comprimidos de anfetaminas;
· Dois pés de canábis;
· 13 armas de fogo;
· Nove armas brancas ou proibidas;
· 939 munições de diversos calibres;
· 12 veículos;
· 1 240,36 euros em numerário.
Fiscalização: 6 933 infrações detetadas, destacando-se:
· 908 excessos de velocidade;
· 697 por falta de inspeção periódica obrigatória;
· 554 por condução com taxa de álcool no sangue superior ao permitido por lei;
· 326 relacionadas com anomalias nos sistemas de iluminação e sinalização;
· 300 por uso indevido do telemóvel no exercício da condução;
· 264 por falta de seguro de responsabilidade civil;
· 252 por falta ou incorreta utilização do cinto de segurança e/ou sistema de retenção para crianças;
· 150 relacionadas com tacógrafos.
O presidente da Câmara de Viana do Castelo, Luís Nobre, lançou um alerta sério sobre o aumento “galopante e insustentável” dos custos de depósito de resíduos, defendendo que a situação já ultrapassa a capacidade de resposta dos municípios e exige uma intervenção urgente do Governo.
Viana do Castelo foi palco da 4ª edição do RE.VER, evento dedicado à fotografia contemporânea, realizado na Sala Experimental do Teatro Sá de Miranda. Organizado pela Oficina de Fotografia e coordenado por João Gigante da AO NORTE, o encontro reuniu fotógrafos, artistas e público em torno de debates, exposições e projeções que exploram a imagem como forma de arte e comunicação.
Valença voltou a brilhar no panorama empresarial nacional. Dez empresas do concelho foram distinguidas com o Estatuto PME Excelência 2024, um dos mais importantes reconhecimentos atribuídos ao tecido empresarial português.
Uma operação da Polícia Judiciária, conduzida pela Diretoria do Norte, resultou na detenção de sete suspeitos e na constituição de 45 arguidos, no âmbito de uma investigação sobre associação criminosa, branqueamento de capitais, fraude fiscal e falsificação de documentos.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo entregou as primeiras 17 escrituras relativas a habitações situadas no Lugar da Costeira, em Alvarães, dando início ao processo de legalização de uma Área Urbana de Génese Ilegal (AUGI) com mais de 50 anos.
O Município de Silves distinguiu o atleta do Clube de Atletismo Olímpico Vianense (CAOV), Ussumani Djumo, na cerimónia "Estrelas do Desporto, da Serra ao Mar". A homenagem reconhece o percurso exemplar do jovem luso-guineense e a sua representação digna da Guiné-Bissau nos Campeonatos Mundiais de Atletismo em Tóquio 2025.
A Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal de Braga, deteve um homem de 30 anos suspeito de provocar um incêndio numa habitação na freguesia de Vila Meã, em Vila Nova de Cerveira, no contexto de violência doméstica.