A Guarda Nacional Republicana, para além da sua atividade operacional diária, levou a efeito um conjunto de operações, em todo o território nacional, entre os dias 24 e 30 de novembro, que visaram, não só, a prevenção e o combate à criminalidade e à sinistralidade rodoviária, como também a fiscalização de diversas matérias de âmbito contraordenacional.
Registaram-se os seguintes dados operacionais provisórios:
· 263 por condução sob o efeito do álcool;
· 132 por condução sem habilitação legal;
· 25 por tráfico de estupefacientes;
· 20 por furto e roubo;
· Seis por posse ilegal de armas e arma proibida;
· Dois por violência doméstica;
· 1520,02 doses de haxixe;
· 525,4 doses de MDMA
· 219,95 doses de cocaína;
· 183,44 doses de liamba;
· 56,1 doses de heroína;
· 14 comprimidos de anfetaminas;
· Dois pés de canábis;
· 13 armas de fogo;
· Nove armas brancas ou proibidas;
· 939 munições de diversos calibres;
· 12 veículos;
· 1 240,36 euros em numerário.
Fiscalização: 6 933 infrações detetadas, destacando-se:
· 908 excessos de velocidade;
· 697 por falta de inspeção periódica obrigatória;
· 554 por condução com taxa de álcool no sangue superior ao permitido por lei;
· 326 relacionadas com anomalias nos sistemas de iluminação e sinalização;
· 300 por uso indevido do telemóvel no exercício da condução;
· 264 por falta de seguro de responsabilidade civil;
· 252 por falta ou incorreta utilização do cinto de segurança e/ou sistema de retenção para crianças;
· 150 relacionadas com tacógrafos.
Aproveitando o bom tempo que se tem feito sentir, a Câmara Municipal de Caminha está a acelerar várias intervenções de manutenção no exterior dos Paços do Concelho. As equipas municipais encontram-se no terreno a realizar trabalhos de limpeza, reparação e conservação, numa ação que visa melhorar a imagem e a funcionalidade do edifício.
A Biblioteca Municipal de Ponte de Lima volta amanhã a transformar-se num pequeno centro de inovação. Entre as 10h30 e as 12h30, realiza-se mais uma sessão do Laboratório de Robótica e Programação, iniciativa promovida pelo Município com o objetivo de aproximar os mais jovens das competências tecnológicas.
O Município de Monção marcou presença na INTUR, uma das maiores feiras de turismo de interior da Península Ibérica, integrada no stand do Turismo do Porto e Norte de Portugal. Durante o evento, que reuniu operadores turísticos e público em geral, o concelho destacou o seu património natural, cultural e gastronómico, reforçando a sua estratégia de promoção internacional.
Esta sexta-feira, 21 de novembro, às 21h00, chega ao Festival de Teatro de Viana do Castelo, “Lá”, uma coprodução entre o Teatro Meridional e o Teatro Regional da Serra do Montemuro.
A concept store Adorn, em Viana do Castelo, está a dinamizar uma iniciativa inédita que promete trazer mais movimento e curiosidade à Rua Manuel Espregueira durante o mês de dezembro. Até ao dia 24, a loja está a deixar diariamente um presente à porta, numa ação que reinventa o tradicional calendário de advento e pretende envolver a comunidade no espírito natalício.
Viana do Castelo já faz parte da Associação de Municípios de Fins Específicos – Pentágono Urbano, juntando-se a Barcelos, Braga, Guimarães e Vila Nova de Famalicão numa estratégia conjunta que quer reforçar a cooperação cultural e projetar a região a nível nacional e internacional.
O Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) apresenta este sábado os resultados finais do Projeto Bem Comum, uma iniciativa que durante dois anos percorreu o Norte do país para identificar boas práticas e inovar na gestão comunitária dos baldios.