A Guarda Nacional Republicana, para além da sua atividade operacional diária, levou a efeito um conjunto de operações, em todo o território nacional, entre os dias 24 e 30 de novembro, que visaram, não só, a prevenção e o combate à criminalidade e à sinistralidade rodoviária, como também a fiscalização de diversas matérias de âmbito contraordenacional.
Registaram-se os seguintes dados operacionais provisórios:
· 263 por condução sob o efeito do álcool;
· 132 por condução sem habilitação legal;
· 25 por tráfico de estupefacientes;
· 20 por furto e roubo;
· Seis por posse ilegal de armas e arma proibida;
· Dois por violência doméstica;
· 1520,02 doses de haxixe;
· 525,4 doses de MDMA
· 219,95 doses de cocaína;
· 183,44 doses de liamba;
· 56,1 doses de heroína;
· 14 comprimidos de anfetaminas;
· Dois pés de canábis;
· 13 armas de fogo;
· Nove armas brancas ou proibidas;
· 939 munições de diversos calibres;
· 12 veículos;
· 1 240,36 euros em numerário.
Fiscalização: 6 933 infrações detetadas, destacando-se:
· 908 excessos de velocidade;
· 697 por falta de inspeção periódica obrigatória;
· 554 por condução com taxa de álcool no sangue superior ao permitido por lei;
· 326 relacionadas com anomalias nos sistemas de iluminação e sinalização;
· 300 por uso indevido do telemóvel no exercício da condução;
· 264 por falta de seguro de responsabilidade civil;
· 252 por falta ou incorreta utilização do cinto de segurança e/ou sistema de retenção para crianças;
· 150 relacionadas com tacógrafos.
O mês de junho de 2025 ficará para a história do desporto vianense, muito em particular do Santa Luzia FC, que viveu o momento mais marcante dos seus 30 anos de existência, ao sagrar-se Vice-Campeão Nacional de Futsal Feminino, numa participação inédita na final da Liga Placard.
O Centro Cultural de Viana do Castelo volta a ser o cenário escolhido para o evento New Year 2026, uma das celebrações de passagem de ano mais aguardadas da região. Organizado pelo Santa Luzia Futebol Clube em parceria com a Collective, o evento regressa pelo segundo ano consecutivo e promete uma noite marcada pela elegância, sofisticação e glamour.
O Grupo Folclórico de Santa Marta de Portuzelo encerra as comemorações do seu 85.º aniversário com o espetáculo “Maria do Amparo”, que sobe ao palco do Teatro Sá de Miranda, em Viana do Castelo, no próximo dia 10 de janeiro de 2026, pelas 21h30.
O alto do Monte de São Silvestre, em Cardielos, Viana do Castelo, será novamente palco da secular romaria em honra de S. Silvestre, uma das celebrações religiosas mais emblemáticas do concelho.
A Viana TV faz uma retrospetiva dos acontecimentos mais marcantes de maio, destacando conquistas desportivas, eventos culturais e, especialmente, as comemorações do Dia da Marinha 2025, que reforçaram a tradição marítima da cidade.
O Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) abriu candidaturas para a pós-graduação em Avaliação Gerontológica Multidimensional, com prazo até 20 de janeiro de 2026. O curso decorre entre fevereiro e maio, em regime b-learning e horário pós-laboral, destinado a profissionais que atuam ou pretendem atuar na área do envelhecimento humano.
Abril de 2025 ficou fortemente marcado pelas descidas da Juventude Viana no hóquei em patins e do Voleibol Clube de Viana aos campeonatos nacionais da 2.ª divisão, num mês de grande intensidade informativa que incluiu avanços na indústria naval, decisões políticas, distinções culturais e acontecimentos de forte impacto social.