O Comando Territorial de Viana do Castelo, através do Núcleo de Investigação Criminal (NIC) de Valença, no dia 19 de fevereiro, deteve dois homens de 30 e 37 anos e constituiu arguido um homem de 28 anos, por tráfico de estupefacientes e posse de arma proibida, no concelho de Valença.
No âmbito de uma investigação pelo crime de tráfico de estupefacientes, os militares da Guarda realizaram diversas diligências de investigação que permitiram identificar os suspeitos e obter diversos meios de prova.
Na sequência da ação foi dado cumprimento a quatro mandados de busca domiciliárias e seis em veículos, que culminaram na apreensão do seguinte material: 860 euros em numerário; 323 doses de haxixe; 125 doses de cocaína; sete telemóveis; cinco doses de MDMA; duas doses de liamba;uma balança digital;um cartucho;um boxer; um bastão extensível; uma bicicleta e diversos objetos utilizados no corte e embalamento de material estupefaciente.
Os detidos foram constituídos arguidos e os factos foram remetidos ao Tribunal Judicial de Viana do Castelo e ao Tribunal Judicial de Valença.
A ação contou com o reforço do Grupo de Intervenção e Ordem Pública (GIOP) da Unidade de Intervenção (UI), do Destacamento de Intervenção (DI) do Comando Territorial de Viana do Castelo, do Destacamento de Intervenção (DI) do Comando Territorial do Porto, do Núcleo de Investigação Criminal (NIC) de Arcos de Valdevez, da Secção de Informações e Investigação Criminal (SIIC) do Comando Territorial de Viana do Castelo, do Núcleo de Proteção Ambiental (NPA) do Destacamento Territorial de Valença, dos Postos do Destacamento Territorial de Valença.
A Câmara de Viana do Castelo aprovou o protocolo de cooperação entre o município, a administração da APDL e a marinha para a instalação, no porto comercial da cidade, de uma base ponto de apoio naval.
O rio Neiva, que atravessa os concelhos de Viana do Castelo e Braga, vai ser alvo de uma intervenção de reabilitação e valorização, num investimento superior a 600 mil euros que arranca este mês.
Entre os dias 14 e 20 de maio, cerca de 1.100 militares estão em Viana do Castelo para assinalar o Dia da Marinha, num evento pensado para estreitar laços com a sociedade, destacando o papel da capital do Alto Minho enquanto cidade anfitriã e terra de tradições marítimas profundas.
O Estádio Dr. Lourenço Raimundo, em Valença, foi palco do Encontro do Alto Minho de Walking Football. O evento reuniu 90 atletas, representando 9 equipas da região, que demonstraram como o desporto – e, em particular, o futebol – pode ser adaptado para todas as idades, mantendo o espírito competitivo e saudável.
A piloto vianense, Mariana Afonso, garantiu o Título Nacional de Enduro 2025 na classe Senhoras, após vencer a penúltima ronda em Pataias – Alcobaça. Apesar das adversidades e de um terreno pouco favorável, Mariana mostrou determinação e sagrou-se Campeã de forma antecipada.
O Santa Luzia entrou a ganhar nas meias-finais do 'Play-off' da Liga Feminina Placard de futsal. A equipa de Viana do Castelo venceu por 3-1 na visita ao Atlético CP, a equipa sensação que tinha eliminado o campeão SL Benfica na ronda anterior.
A Academia de Marinha e o Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) organizam, a 16 de maio, o colóquio "O Mar: Tradições e Desafios", uma iniciativa integrada nas Comemorações do Dia da Marinha, que, em 2025, ocorrem em Viana do Castelo, e no âmbito do PRR BDA – Blue Design Alliance, projeto que visa dinamizar a economia azul através da inovação, da tecnologia e da preservação dos recursos oceânicos.