O evento "Culturas d' Água" quer juntar todas as coletividades, organizações e pessoas com especial ligação à temática das culturas de água em Viana do Castelo, este sábado, 25 de março, entre as 15h00 e as 17h00, no Auditório do Centro de Mar, no Gil Eannes.
A iniciativa, dinamizada pela Rio Neiva (Associação de Defesa do Ambiente) e pelo Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura, Espaço e Memória (CITCEM), em parceria com o Município de Esposende e com o apoio do Município de Viana do Castelo, pretende ser “um evento de partilha de experiências, iniciando-se com a exibição de um documentário sobre a realidade da foz do Rio Neiva, como forma de inspirar e abrir a segunda parte deste evento, em forma de conversa/ tertúlia moderada sobre as culturas de água em Viana do Castelo”, explicou a organização.
O documentário “Estórias de ambos os lados: a construção de uma visão e narrativa coletiva sobre a foz do Rio Neiva” parte de um projeto, promovido pela Rio Neiva, em parceria com o Município de Viana e o Município de Esposende. “Este documentário, realizado em 2021, registou as motivações e preocupações de todos aqueles que abertamente se disponibilizaram a partilhar as suas experiências e estórias, para que em conjunto seja possível valorizar e proteger a foz do Rio Neiva”, referiu.
No que toca à tertúlia moderada, enquadrada nos laboratórios Culturas d’Água (Lab.CA), através de laboratórios e workshops, pretende estabelecer um diálogo fundamentado no tema das culturas d’água de forma a refletir sobre “possíveis vias de construção de um trabalho co-criativo, envolvendo diversos atores interessados. A ideia é de estimular a interação entre diferentes gerações por meio da partilha de histórias, fotos, mas também de experiências atuais sobre o território, neste caso, Viana do Castelo e região”, desvendou ainda a organização.
A entrada no evento é gratuita, mas a inscrição necessária e limitada aos lugares disponíveis.
Caminha vai retomar a travessia fluvial do rio Minho para a Galiza já no próximo verão, anunciou a presidente da Câmara, Liliana Silva. A solução prevê uma embarcação de baixo calado, com capacidade para 50 a 60 pessoas.
A Juventude Viana regressa aos jogos em casa este sábado, recebendo o Valongo B, num duelo marcado para as 21h30, no Pavilhão José Natário. A partida integra a 11.ª jornada do Campeonato Nacional da II Divisão de Hóquei em Patins.
A Orquestra Juvenil do Alto Minho (AMYO) abriu inscrições para o seu estágio de 2026, que terá como destaque a 2.ª Sinfonia de Gustav Mahler.
O átrio do Hospital de Santa Luzia, em Viana do Castelo, acolhe este ano um presépio original, montado pelos colaboradores dos diferentes serviços da Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM).
O Santa Luzia FC enfrenta este sábado, 20 de dezembro, o FC Águias de Santa Marta num dos jogos mais aguardados da 11.ª jornada da Liga Feminina Placard. A partida, marcada para as 20h00, realiza-se no Pavilhão Municipal de Novelas, em Penafiel.
Viana do Castelo celebra o reconhecimento do seu festival de jazz mais emblemático. O Festival VIANA JAZZ, que há 35 anos promove a música jazz na cidade, foi nomeado em três categorias na 10.ª edição dos Iberian Festival Awards, prémios que distinguem os melhores festivais de música de Portugal e Espanha.
O inverno começa oficialmente este domingo em Portugal continental, trazendo consigo céu muito nublado, aguaceiros — por vezes acompanhados de granizo e trovoada —, especialmente nas regiões Norte e Centro, anunciou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).