O evento "Culturas d' Água" quer juntar todas as coletividades, organizações e pessoas com especial ligação à temática das culturas de água em Viana do Castelo, este sábado, 25 de março, entre as 15h00 e as 17h00, no Auditório do Centro de Mar, no Gil Eannes.
A iniciativa, dinamizada pela Rio Neiva (Associação de Defesa do Ambiente) e pelo Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura, Espaço e Memória (CITCEM), em parceria com o Município de Esposende e com o apoio do Município de Viana do Castelo, pretende ser “um evento de partilha de experiências, iniciando-se com a exibição de um documentário sobre a realidade da foz do Rio Neiva, como forma de inspirar e abrir a segunda parte deste evento, em forma de conversa/ tertúlia moderada sobre as culturas de água em Viana do Castelo”, explicou a organização.
O documentário “Estórias de ambos os lados: a construção de uma visão e narrativa coletiva sobre a foz do Rio Neiva” parte de um projeto, promovido pela Rio Neiva, em parceria com o Município de Viana e o Município de Esposende. “Este documentário, realizado em 2021, registou as motivações e preocupações de todos aqueles que abertamente se disponibilizaram a partilhar as suas experiências e estórias, para que em conjunto seja possível valorizar e proteger a foz do Rio Neiva”, referiu.
No que toca à tertúlia moderada, enquadrada nos laboratórios Culturas d’Água (Lab.CA), através de laboratórios e workshops, pretende estabelecer um diálogo fundamentado no tema das culturas d’água de forma a refletir sobre “possíveis vias de construção de um trabalho co-criativo, envolvendo diversos atores interessados. A ideia é de estimular a interação entre diferentes gerações por meio da partilha de histórias, fotos, mas também de experiências atuais sobre o território, neste caso, Viana do Castelo e região”, desvendou ainda a organização.
A entrada no evento é gratuita, mas a inscrição necessária e limitada aos lugares disponíveis.
Viana do Castelo volta a encher-se de animação neste Natal com a realização do tradicional evento “Viana, Moscatel e Banana”, cuja primeira edição acontece já quarta-feira, 24 de dezembro, no centro histórico da cidade.
Acuse-se quem nunca entregou uma prenda com um postal de natal agregado? Pois bem, a probabilidade é de que se tenha acusado. Mas sabe de onde é que veio esta, que é uma das maiores tradições de natal de sempre?
A canábis continua a ser a droga ilícita mais consumida em Portugal, segundo dados de 2024 divulgados pelo Instituto para os Consumos Aditivos e as Dependências (ICAD), no âmbito do Inquérito Online Europeu Sobre Drogas.
O SWR Barroselas Metalfest, festival de metal extremo que decorre anualmente em Barroselas, anunciou o cartaz completo da edição de 2026.
A Câmara Municipal de Valença aprovou o orçamento de 2026, fixado em 39,8 milhões de euros, acima dos 33,5 milhões deste ano.
O Bloco de Esquerda alerta para problemas estruturais graves nos hospitais do Alto Minho, com infiltrações de água e quedas de placas de teto a colocar em risco utentes e profissionais de saúde.
O Centro de Saúde de Darque vai ser totalmente requalificado, após a Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovar, por unanimidade, a adjudicação da empreitada no valor de 935 mil euros, acrescido do IVA em vigor.