O evento "Culturas d' Água" quer juntar todas as coletividades, organizações e pessoas com especial ligação à temática das culturas de água em Viana do Castelo, este sábado, 25 de março, entre as 15h00 e as 17h00, no Auditório do Centro de Mar, no Gil Eannes.
A iniciativa, dinamizada pela Rio Neiva (Associação de Defesa do Ambiente) e pelo Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura, Espaço e Memória (CITCEM), em parceria com o Município de Esposende e com o apoio do Município de Viana do Castelo, pretende ser “um evento de partilha de experiências, iniciando-se com a exibição de um documentário sobre a realidade da foz do Rio Neiva, como forma de inspirar e abrir a segunda parte deste evento, em forma de conversa/ tertúlia moderada sobre as culturas de água em Viana do Castelo”, explicou a organização.
O documentário “Estórias de ambos os lados: a construção de uma visão e narrativa coletiva sobre a foz do Rio Neiva” parte de um projeto, promovido pela Rio Neiva, em parceria com o Município de Viana e o Município de Esposende. “Este documentário, realizado em 2021, registou as motivações e preocupações de todos aqueles que abertamente se disponibilizaram a partilhar as suas experiências e estórias, para que em conjunto seja possível valorizar e proteger a foz do Rio Neiva”, referiu.
No que toca à tertúlia moderada, enquadrada nos laboratórios Culturas d’Água (Lab.CA), através de laboratórios e workshops, pretende estabelecer um diálogo fundamentado no tema das culturas d’água de forma a refletir sobre “possíveis vias de construção de um trabalho co-criativo, envolvendo diversos atores interessados. A ideia é de estimular a interação entre diferentes gerações por meio da partilha de histórias, fotos, mas também de experiências atuais sobre o território, neste caso, Viana do Castelo e região”, desvendou ainda a organização.
A entrada no evento é gratuita, mas a inscrição necessária e limitada aos lugares disponíveis.
A CP, Comboios de Portugal assinala este sábado, 13 de dezembro, os 100 anos da Locomotiva 0186 com uma cerimónia especial na Estação de São Bento, no Porto. O programa começa às 17h15 com uma visita à locomotiva e o descerrar de uma placa comemorativa, seguindo-se às 18h37 uma viagem até Ermesinde a bordo do Comboio Histórico a Vapor de Natal.
Viana do Castelo prepara-se para um fim de semana recheado de desporto e animação, com eventos para todos os gostos e idades.
Monção vai acolher, no dia 13 de dezembro, as III Jornadas Micológicas, iniciativa que junta ciência, natureza, cultura e gastronomia em torno do estudo e preservação dos cogumelos. O ponto de encontro será às 9h00 no Parque da Senhora da Vista, em Pias.
O espírito natalício já chegou a Valença e traz este ano uma campanha especial para incentivar as compras no comércio tradicional. A iniciativa, intitulada “Valença é Natal 2025”, permite aos clientes habilitarem-se a ganhar vales de compras ao realizarem compras nos estabelecimentos aderentes.
O Viana STARTS, único projeto nacional selecionado na primeira call da European Urban Initiative (EUI), voltou a destacar-se no panorama da inovação urbana ao marcar presença no encontro nacional “EUI | Ações Inovadoras”, promovido pela Direção-Geral do Território.
O presidente da Câmara de Viana do Castelo, Luís Nobre, lançou um alerta sério sobre o aumento “galopante e insustentável” dos custos de depósito de resíduos, defendendo que a situação já ultrapassa a capacidade de resposta dos municípios e exige uma intervenção urgente do Governo.
Viana do Castelo foi palco da 4ª edição do RE.VER, evento dedicado à fotografia contemporânea, realizado na Sala Experimental do Teatro Sá de Miranda. Organizado pela Oficina de Fotografia e coordenado por João Gigante da AO NORTE, o encontro reuniu fotógrafos, artistas e público em torno de debates, exposições e projeções que exploram a imagem como forma de arte e comunicação.