Logo
Nacional

Gestos que Salvam: Saiba como avaliar o estado de consciência

22 Outubro, 2022 | 23:13
Partilhar
Eduarda Alves
1 min. leitura

Os acidentes e as doenças súbitas acontecem quando menos se espera, sendo uma mais-valia estar preparado para atuar. É por isso importante saber abordar uma vítima e avaliar o seu estado de consciência.

Perante qualquer situação de emergência, antes de se aproximar da vítima, deve confirmar se existem condições de segurança no local, para si e para a vítima. Havendo condições de segurança, aproxime-se e verifique se a vítima responde.

Para tal, abane suavemente os ombros.

  • Se a vítima responde significa que está consciente. Tente perceber o que se passou e se necessário ligue 112.
  • Se a vítima não responde, considere que está desmaiada.

Caso a vítima não responda, precisa saber se ela respira. Para avaliar se uma vítima respira deve Ver se o tórax expande, Ouvir a passagem de ar e Sentir a expiração na face.

Siga estes passos:

  • Coloque uma mão na testa e dois dedos da outra mão no queixo da vítima, provocando uma ligeira extensão da cabeça. Este gesto melhora a passagem do ar para os pulmões.
  • Coloque o seu ouvido perto da boca e nariz da vítima e olhe para o peito dela. Preste atenção a sons de respiração, se sente o ar da respiração no seu rosto e se observa os movimentos respiratórios do peito da vítima. Faça isto durante 10 segundos.

Se respira normalmente:

Se indicado, coloque a vítima em Posição Lateral de Segurança, avalie a situação e ligue 112.

Se não respira normalmente:

Ligue 112 e inicie manobras de Suporte Básico de Vida (reanimação).

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 29 Novembro, 2025

“Yoga em Ti” chega à Biblioteca de Valença para crianças

Este sábado, 29 de novembro, às 10h30, a Biblioteca Municipal de Valença convida famílias e crianças a participarem da atividade “Yoga em Ti”, especialmente pensada para crianças dos 3 aos 12 anos.

Regional 28 Novembro, 2025

Viana do Castelo estreia “Largo do Chocolate” na programação de Natal

O Largo Maestro José Pedro recebe, pela primeira vez, o Largo do Chocolate, uma das grandes novidades da programação “Viana Coração do Natal”.

Regional 28 Novembro, 2025

Eco Albergue vai nascer em Castelo do Neiva para peregrinos do Caminho de Santiago

A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou a declaração de Interesse Municipal para o Eco Albergue do Neiva, um novo empreendimento turístico a instalar em Castelo do Neiva, destinado a responder às crescentes necessidades dos peregrinos do Caminho de Santiago.

Cultura 28 Novembro, 2025

Paredes de Coura recebe hoje espetáculo inclusivo em Língua Gestual Portuguesa

No âmbito do Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, que se comemora a 3 de dezembro, o Centro Cultural de Paredes de Coura e o Município promovem hoje a apresentação da companhia Terra Amarela com a peça “Mãos minhas”, em Língua Gestual Portuguesa, às 21h30.

Desporto 28 Novembro, 2025

Sorteio dos quartos de final da Taça da AFVC define confrontos

A Associação de Futebol de Viana do Castelo (AFVC) realizou esta quinta-feira, 27 de fevereiro, o sorteio dos quartos de final da Taça da AFVC, definindo os encontros que vão decidir os semifinalistas da competição.

Regional 28 Novembro, 2025

Mercado de Natal de Viana do Castelo é alargado ao Passeio das Mordomas devido à elevada procura

O Mercado de Natal de Viana do Castelo, que decorre entre 5 de dezembro e 5 de janeiro de 2026, será alargado ao Passeio das Mordomas da Romaria devido ao número elevado de pedidos. Esta ampliação garante mais espaço e conforto para quem deseja desfrutar da magia natalícia no centro da cidade.

Regional 28 Novembro, 2025

Politécnico de Viana do Castelo lança nova pós-graduação em Gestão de Transporte e Logística Marítima

O Politécnico de Viana do Castelo acaba de anunciar uma nova pós-graduação em Gestão de Transporte e Logística Marítima, totalmente online e com regime pós-laboral, destinada a profissionais que desejam atualizar ou aprofundar competências num setor estratégico para a economia nacional e internacional. As candidaturas estão abertas até 6 de janeiro.