O Geoparque Litoral de Viana do Castelo vai promover visitas guiadas, de 31 de março a 1 de abril, a alguns pontos do Alto Minho com interesse geológico e mineiro. A "Porta do Neiva", a "Porta de Arga" e o "Monumento Natural do Cemitério de Praias Antigas do Alcantilado de Montedor" serão alguns dos pontos de interesse.
As atividades acontecem no âmbito da Semana dos Parceiros – 2023 do Roteiro das Minas e Pontos de Interesse Mineiro e Geológico de Portugal, a decorrer entre 27 de março e 2 de abril, na qual os vários parceiros, dispersos pelo território de Portugal continental, promovem visita a locais de interesse geológico e mineiro.
Assim, a 31 de março, às 18h00, será promovida uma visita guiada à Porta do Neiva (Do Mel ao Caulino), na sede da junta de freguesia de Vila de Punhe, em Viana, que incluirá uma prova de mel de produção local. Neste centro de acolhimento turístico-educativo, além de ser apresentado o património natural e cultural da região, será explorado o tema “Do Mel ao Caulino”, dois produtos endógenos, permitindo conhecer os vários utensílios usados pelos apicultores, identificar os diferentes produtos extraídos da colmeia e o ciclo de vida das abelhas. A atividade está limitada a 10 participações.
Podem ainda ser descobertos testemunhos da exploração e das aplicações do “barro especial” – o caulino, um dos principais produtos do extinto rio de Alvarães.
Já no dia 1 de abril, às 9h30, será dinamizada a atividade “Sentir, descobrir e proteger o Monumento Natural do Cemitério de Praias Antigas do Alcantilado de Montedor”, na Praia de Fornelos, em Carreço, que incluirá uma visita guiada pelo Monumento Natural para dar a conhecer os seus valores naturais e culturais e uma ação de proteção e sensibilização ambiental para limpeza de resíduos e espécies exóticas invasoras presentes naquela área classificada. A atividade está limitada a 35 pessoas.
Às 14h30 deste dia, será desenvolvida uma visita guiada à Porta de Arga (Os Mineiros e os Minérios), na sede do agrupamento de Escolas de Arga e Lima, em Viana, centro de acolhimento turístico-educativo onde serão expostas diversas evidências do couto mineiro que outrora existiu nas Terras de Arga e Lima, entre as quais o espólio de utensílios usados na atividade extrativa dos minérios de volframite e cassiterite, documentação de referência, fotografias e testemunhos orais. A atividade contará, no máximo, com 10 participantes.
A participação em todas as atividades é gratuita, no entanto, a inscrição é obrigatória, aqui. O formulário de inscrição está disponível até ao dia 28 de março.
Portugal vai integrar o Grupo K do Mundial2026, que se realiza nos Estados Unidos, Canadá e México, e vai estrear-se no torneio frente ao vencedor do play-off intercontinental, anunciou a FIFA, após o sorteio em Washington.
O Teatro Nacional D. Maria II (TNDM) anunciou a programação para o primeiro semestre de 2026 e Viana do Castelo volta a integrar o conjunto de cidades que acolhem espetáculos em digressão enquanto o edifício do Rossio, em Lisboa, permanece em obras.
Portugal entrou oficialmente em fase epidémica de gripe, registando um aumento de casos confirmados, incluindo internamentos em cuidados intensivos, alertou o Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA).
O Centro Cultural de Viana do Castelo, obra emblemática do arquiteto Eduardo Souto Moura, acolheu a cerimónia dos Prémios “ESPAÇO” – Prémios Nacionais de Arquitetura, iniciativa da ANTEPROJECTOS que distingue anualmente as obras mais relevantes realizadas em território português.
Viana do Castelo e outros distritos do país estão hoje sob aviso do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) devido à previsão de agitação marítima intensa. O aviso laranja, que indica “situação meteorológica de risco moderado a elevado”, vigora entre as 12:00 e as 18:00, passando depois a amarelo até às 06:00 de domingo.
Um homem de 69 anos morreu ontem, sexta-feira, na sequência de um atropelamento ocorrido na Estrada Nacional 308, junto ao supermercado Minipreço, na freguesia de Barroselas.
Os clientes do Pingo Doce já escolheram as causas vencedoras da 5ª edição do Programa Bairro Feliz, iniciativa de responsabilidade social da cadeia de supermercados que visa apoiar projetos com impacto positivo nas comunidades locais.