O Geoparque Litoral de Viana do Castelo vai promover visitas guiadas, de 31 de março a 1 de abril, a alguns pontos do Alto Minho com interesse geológico e mineiro. A "Porta do Neiva", a "Porta de Arga" e o "Monumento Natural do Cemitério de Praias Antigas do Alcantilado de Montedor" serão alguns dos pontos de interesse.
As atividades acontecem no âmbito da Semana dos Parceiros – 2023 do Roteiro das Minas e Pontos de Interesse Mineiro e Geológico de Portugal, a decorrer entre 27 de março e 2 de abril, na qual os vários parceiros, dispersos pelo território de Portugal continental, promovem visita a locais de interesse geológico e mineiro.
Assim, a 31 de março, às 18h00, será promovida uma visita guiada à Porta do Neiva (Do Mel ao Caulino), na sede da junta de freguesia de Vila de Punhe, em Viana, que incluirá uma prova de mel de produção local. Neste centro de acolhimento turístico-educativo, além de ser apresentado o património natural e cultural da região, será explorado o tema “Do Mel ao Caulino”, dois produtos endógenos, permitindo conhecer os vários utensílios usados pelos apicultores, identificar os diferentes produtos extraídos da colmeia e o ciclo de vida das abelhas. A atividade está limitada a 10 participações.
Podem ainda ser descobertos testemunhos da exploração e das aplicações do “barro especial” – o caulino, um dos principais produtos do extinto rio de Alvarães.
Já no dia 1 de abril, às 9h30, será dinamizada a atividade “Sentir, descobrir e proteger o Monumento Natural do Cemitério de Praias Antigas do Alcantilado de Montedor”, na Praia de Fornelos, em Carreço, que incluirá uma visita guiada pelo Monumento Natural para dar a conhecer os seus valores naturais e culturais e uma ação de proteção e sensibilização ambiental para limpeza de resíduos e espécies exóticas invasoras presentes naquela área classificada. A atividade está limitada a 35 pessoas.
Às 14h30 deste dia, será desenvolvida uma visita guiada à Porta de Arga (Os Mineiros e os Minérios), na sede do agrupamento de Escolas de Arga e Lima, em Viana, centro de acolhimento turístico-educativo onde serão expostas diversas evidências do couto mineiro que outrora existiu nas Terras de Arga e Lima, entre as quais o espólio de utensílios usados na atividade extrativa dos minérios de volframite e cassiterite, documentação de referência, fotografias e testemunhos orais. A atividade contará, no máximo, com 10 participantes.
A participação em todas as atividades é gratuita, no entanto, a inscrição é obrigatória, aqui. O formulário de inscrição está disponível até ao dia 28 de março.
O presidente da Câmara de Viana do Castelo, Luís Nobre, assegurou que fará “tudo ao seu alcance” para que o cinema continue a existir no concelho e no distrito, face ao encerramento das salas da Cineplace.
O Teatro Municipal de Tui acolhe, no próximo sábado, dia 7 de fevereiro, às 19h00, o Concerto do 14.º Aniversário da Eurocidade Tui–Valença, um evento que celebra a união cultural e artística entre as duas cidades fronteiriças.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou esta terça-feira o novo regulamento do transporte público urbano, que simplifica tarifas e lança um passe único de 20 euros por mês, válido para todas as linhas do TUViana.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou esta terça-feira, por unanimidade, as tolerâncias de ponto para os trabalhadores municipais, incluindo os serviços municipalizados, ao longo do ano de 2026. A medida permite que os funcionários possam planear as férias em consonância com datas festivas, sem comprometer o funcionamento dos serviços essenciais.
O projeto de regulamento municipal que prevê a atribuição de apoios aos Bombeiros Voluntários de Monção, incluindo comparticipação no pagamento do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI), entrou esta terça-feira em consulta pública, após publicação em Diário da República.
O executivo da Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou, esta terça-feira, a emissão de um parecer favorável ao Projeto de Lei n.º 354/XVII, que propõe a elevação da povoação de Vila de Punhe à categoria de vila.
Estão oficialmente abertas as inscrições para o concurso “Coca de Edição”, uma iniciativa que convida à liberdade criativa, inovação artística e interpretação contemporânea da emblemática Coca de Monção, figura mitológica profundamente enraizada na identidade cultural do concelho.