O Geoparque Litoral de Viana do Castelo vai promover visitas guiadas, de 31 de março a 1 de abril, a alguns pontos do Alto Minho com interesse geológico e mineiro. A "Porta do Neiva", a "Porta de Arga" e o "Monumento Natural do Cemitério de Praias Antigas do Alcantilado de Montedor" serão alguns dos pontos de interesse.
As atividades acontecem no âmbito da Semana dos Parceiros – 2023 do Roteiro das Minas e Pontos de Interesse Mineiro e Geológico de Portugal, a decorrer entre 27 de março e 2 de abril, na qual os vários parceiros, dispersos pelo território de Portugal continental, promovem visita a locais de interesse geológico e mineiro.
Assim, a 31 de março, às 18h00, será promovida uma visita guiada à Porta do Neiva (Do Mel ao Caulino), na sede da junta de freguesia de Vila de Punhe, em Viana, que incluirá uma prova de mel de produção local. Neste centro de acolhimento turístico-educativo, além de ser apresentado o património natural e cultural da região, será explorado o tema “Do Mel ao Caulino”, dois produtos endógenos, permitindo conhecer os vários utensílios usados pelos apicultores, identificar os diferentes produtos extraídos da colmeia e o ciclo de vida das abelhas. A atividade está limitada a 10 participações.
Podem ainda ser descobertos testemunhos da exploração e das aplicações do “barro especial” – o caulino, um dos principais produtos do extinto rio de Alvarães.
Já no dia 1 de abril, às 9h30, será dinamizada a atividade “Sentir, descobrir e proteger o Monumento Natural do Cemitério de Praias Antigas do Alcantilado de Montedor”, na Praia de Fornelos, em Carreço, que incluirá uma visita guiada pelo Monumento Natural para dar a conhecer os seus valores naturais e culturais e uma ação de proteção e sensibilização ambiental para limpeza de resíduos e espécies exóticas invasoras presentes naquela área classificada. A atividade está limitada a 35 pessoas.
Às 14h30 deste dia, será desenvolvida uma visita guiada à Porta de Arga (Os Mineiros e os Minérios), na sede do agrupamento de Escolas de Arga e Lima, em Viana, centro de acolhimento turístico-educativo onde serão expostas diversas evidências do couto mineiro que outrora existiu nas Terras de Arga e Lima, entre as quais o espólio de utensílios usados na atividade extrativa dos minérios de volframite e cassiterite, documentação de referência, fotografias e testemunhos orais. A atividade contará, no máximo, com 10 participantes.
A participação em todas as atividades é gratuita, no entanto, a inscrição é obrigatória, aqui. O formulário de inscrição está disponível até ao dia 28 de março.
O Governo anunciou a concessão de três dias de tolerância de ponto aos trabalhadores da função pública durante o período festivo: 24, 26 e 31 de dezembro.
O SC Vianense saiu derrotado de Ponte de Lima ao perder por 2-1 frente à AD Limianos, este domingo, em encontro da 13.ª jornada da Série A do Campeonato de Portugal.
A 14.ª jornada da Primeira Divisão da Associação de Futebol de Viana do Castelo, disputada este domingo, confirmou o equilíbrio do campeonato e manteve acesa a luta pelos lugares cimeiros da tabela classificativa.
A 14.ª jornada da Segunda Divisão da AF Viana do Castelo, disputada este domingo, confirmou o grande equilíbrio na luta pelos primeiros lugares, com o Távora a manter-se na liderança apesar da derrota.
Dois corpos deram à costa na manhã deste domingo nas praias de Moledo, no concelho de Caminha, e de Afife, no concelho de Viana do Castelo. Segundo a Polícia Marítima, ambos poderão pertencer a pescadores desaparecidos no seguimento do naufrágio de uma embarcação de pesca ocorrido no passado dia 14 de dezembro, ao largo da Ínsua.
Na sexta-feira, 19 de dezembro, a Praça da República encheu-se de magia com o nosso programa especial de Natal, transmitido em direto na Viana TV! Durante duas horas, celebrámos o espírito natalício com música, histórias, animação no centro histórico e muitas surpresas para toda a família.
O Autódromo Internacional do Algarve (AIA), em Portimão, vai voltar a receber o Grande Prémio de Portugal de Fórmula 1 em 2027 e 2028, anunciou o ministro da Economia e da Coesão Territorial, Manuel Castro Almeida.